Eu disse...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Na quinta-feira passada eu escrevi aqui no Blog, bem no final do tópico Enem vaza e ministério anuncia cancelamento do exame, que o Enem iria terminar nas mãos do Cespe.

Pois bem, vejam este trecho de uma matéria publicada hoje no O Globo:

"O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, disse que houve um distrato bilateral de comum acordo e contou que o governo já havia pago 30% do valor total do contrato, o equivalente a R$ 38 milhões. Fernandes afirmou ainda que o Inep negocia com a Fundação Cesgranrio e com o Cespe, da Universidade de Brasília, para que ambos apliquem o novo Enem em data a ser definida."

Nada mal hein? A mega-sena que me aguarde!!

Falando sério agora, vocês realmente acham que a indústria dos concursos vai permitir o fim do Exame de Ordem? Ademais, vocês conhecem uma entidade mais poderosa do que a OAB?

O Projeto de Lei que visa acabar com o Exame de Ordem, se muito, é apenas uma peça de promoção dos parlamentares que defendem o fim do Exame. Digo isso porque em termos bem pragmáticos, ninguém conseguirá antepor uma força maior do que a indústria que orbita em torno do Exame da OAB consegue impor.

É ilusão pensar o contrário.

15 comentários:

Anônimo,  5 de outubro de 2009 às 21:38  

Tem muita gente que fatura alto com o exame de ordem, pricipalmente estes:a própria OAB; as editoras; os autores de livros; as faculdade; os cursinhos. E eu quero fazer parte do bolo.

Anônimo,  5 de outubro de 2009 às 21:44  

Mauricio, Adv esta estória não vai acabar fácil, pois, vai continuar e não daremos espaço - eu não faço parte de movimento nenhum, sou simplesmente um bacharel em direito -, para a OAB se vangloriar com o resultado do relatório deste senador, que se sequer sabe o nome correto da peça, que não é emenda e sim substitutivo, e ele estuda em sala especial - com dois alunos - pasme pare ele e a D.Valeria.
Ele já antecipadamente já dizia o resultado do seu voto.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 00:25  

vão estudar pessoal. ficam aqui conversando besteira, vão ler a lei. uma prova fácil dessas e ficam choramingando. façam o mínimo e parem de se enganar, isso não é o colégio mais não. ponham suas maozinhas na consciencia.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 09:16  

21;44, você perdeu uma grande oportunidade para ficar quieto.Substitutivo são alterações propostas em um texto de propositura de lei, propostas estas que decorrem de emendas realizadas em tal texto por quem tem competência para isso. Ou seja, ambos os termos estão corretos para a situação; propostas com substitutivos são propostas que forçosamente têm emendas.Não vamos querer desqualificar algo com argumentos frágeis, sem relevãncia alguma.

FIKS 6 de outubro de 2009 às 09:16  

Acho o Exame de Ordem tão bom que todos deveriam fazê-lo.Vide a avaliação períodica dos funcionários públicos, o exame periódico do DETRAN, etc..
Ou alguém acredita que quem se formou a 5 anos está atualizado com as doutrinas e jurisprudências? Proponho que o Exame de Ordem seja coordenado com representantes do MP,OAB e MEC, pois a OAB é suspeita pra tal missão.É como deixar a raposa tomar conta do galinheiro.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 09:26  

Vejam bem, se o relator tivesse dado parecer favorável à extinção do exame iriam dizer que ele o fez para beneficiar a si e à sua mulher (os dois fazem curso de direito), ou sja, ficariam livres do exame. Mas como o parececer foi pela manutenção do exame, falam que o senador não sabe nada, é mole? Acho que não existia relator melhor para esse Projeto de Lei, demonstrou o Senador que ele não agiu movido por intresse próprio. Agora, se ele vai ter facilidades para um dia ser aprovado no exame, inclusive como pagamento por uma eventual troca de favores para a OAB, é outra conversa que a sociedade precisa ficar de olho. Temos que acreditar que o Senado Federal é sério, que a OAB é séria e merecem a nossa confiança.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 10:31  

Conferencia Nacional de Bispos do Brasil.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 11:08  

Concordo que não vai acabar. Estou na 2ª fase e me preparando num Curso em Salvador. Pois bem... Na primeira fase fiz o curso de questões. Tinha umas 200 pessoas na turma e o valor médio de 300,00 por pessoa. Pra2ª fase em trabalho, com o excelente Renato SAraiva, são 420!!! pessoas com um valor médio de 500,00. Calculem o montante e avaliem se essa mina de dinheiro vai acabar ou não. Paulo

Felipe Sant'Anna 6 de outubro de 2009 às 11:20  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 11:32  

Senado sério e Oab seria....é piada!!!!

realista,  6 de outubro de 2009 às 14:05  

Com certeza a OAB irá retribuir ao nobre senador que é acadêmico de direito em sala especial. Vocês duvidam..

Estamos no Brasil esqueceram.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 14:09  

Vejo que não só o senador Marconi Perillo precisa estudar, mas também o Anônimo 21:44

Definição : SUBSTITUTIVO

Espécie de emenda substitutiva que altera, substancial ou formalmente, a proposição em seu conjunto.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 14:42  

Anônimo 9:16, vou aqui pela milésima vez fazer um pedido: coloque-se no lugar de um cliente de um advogado. Digamos que ele esteja lhe defendendo em uma causa e em primeira instância foi vencedor da ação. Só que uma semana depois da sentença a seu favor, esse advogado ficou impedido de atuar em seu processo porque ele fez uma prova (desse tipo que você sugere) e não conseguiu aprovação e por isso ficou impossibilitado de advogar. E o pior, em grau de recurso, já com novo advogado, você perdeu a ação, o tribunal deu ganho de causa à parte contrária. dsiante de uma situação dessa au lhe pergunto: como você iria reagir? ora, meu caro, "pimenta nos olhos dos outros é refresco", não é mesmo? Veja que advogado militante ficar fazendo exame, prova ou coisa que o valha não funcionaria,pelo contrário, causaria uma tremenda e insustentável insegurança ju´ridica no pais inteiro. Portanto, abandone essa ideia, a sua sugestão jamais seria implementada, jamais, simplemente por ser inviável.

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 15:31  

Depois da prova nacional do Ministério da Justiça pela FunRio e do jeito q nos trataram, eu AMO o CESPE!!!!

Anônimo,  6 de outubro de 2009 às 20:05  

BRASIL MOSTRA SUA CARA!!!!!!!
SABE QUANDO ISSO VAI MUDAR?
NUNCA
O JEITO E VC SER IGUAL A ELES
INFELIZMENTE
CHEGA DE SONHAR EM UM PAIS JUSTO.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP