O que é uma prova difícil?

terça-feira, 23 de março de 2010

Recentemente, ouvi muitos alunos inscritos no concurso da Defensoria Pública da União afirmarem que a prova teria sido muito difícil. Diante de tais colocações, de forma bastante espontânea, iniciei um processo de reflexão sobre o tema. Comecei a desenvolver ponderações não apenas a partir das minhas experiências de candidato – que não foram poucas, mas também à luz de conceitos psicopedagógicos, de caráter científico, que venho estudando há algum tempo.

Para ler a íntegra do artigo clique AQUI

4 comentários:

Unknown 23 de março de 2010 às 18:43  

Não basta esquecer q a instituição OAB, somos nós...Criado por nós..porém, de nada adianta abortar o que temos e queremos..

FIKS 23 de março de 2010 às 22:17  

Prova difícil é aquela que as questões são de complexidade acima do esperado. A comparação normalmente é feita com as provas anteriores e, normalmente, o examinador tende aumentar o grau de dificuldade. Outras vezes, como no Exame de Ordem o examinador pede mais do que você tem condições de saber, seja pelo nível da faculdade, desinteresse do aluno, ou como tem acontecido, a prova exige conhecimentos bem acima de um formando médio.

Ralffer Barbosa 23 de março de 2010 às 22:29  

Considero difícil uma prova que, desnecessariamente, complica o entendimento do texto e tenta ocultar de alguma forma a compreensão da questão. Ou seja, tenta atrapalhar o candidato de encontrar o que a questão efetivamente quer saber.

Por exemplo, acho um CRIME uma questão subjetiva colocar tantos detalhes em um texto longo e cheio de vírgulas para um candidato digerir tudo e, em tão POUCO ESPAÇO e TEMPO esboçar um rascunho.

Juridicamente, acho que é difícil dificultarem alguma coisa, ainda mais podendo conferir a resposta no código.

Acho que explorar o CANSAÇO do candidato não é correto. Fazer uma prova longa não mede conhecimento.

ALGUÉM AQUI FAZ PETIÇÃO A MÃO CORRIQUEIRAMENTE?

Donizete 24 de março de 2010 às 10:10  

Prova dificil é aquela que o candidato não está prepapado e por isso não sabe responder asquestões. Para aquele que estudou e se preparou adequadamente não existe prova difícil, existe provas trabalhosa, mas difícil não.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP