Trauma emocional

sábado, 16 de janeiro de 2010

Conversei agora por telefone com o José Henrique Azeredo e ele me relatou que muitos candidatos, por conta dos problemas ocorridos no Exame 2.2009, deixaram de estudar para a prova de domingo.

A grande maioria ficou frustrada com a recorreção publicada ontem, e essa frustração é tão forte que simplesmente desistiram de fazer a prova amanhã. O medo de um fracasso quase certo seria um trauma adicional que muitos não querem vivenciar novamente o drama da reprovação.

É compreensível...Mas não é racional!!!

Em termos práticos, fazer a prova e reprovar e não ir fazer a prova redundarão no mesmo resultado: O candidato não conseguirá a carteira da Ordem.

Entretanto, ao ir fazer a prova, o candidato corre o risco de passar! É, já pensaram? Vocês fazem a prova e ZAPT!! Passam para a 2ª fase!! Garanto que esse risco de ser aprovado existe, por menor que seja.

NÃO DEIXEM DE FAZER A PROVA AMANHÃ!!!

Quem estudou apenas para o Exame 2.2009 certamente tem um lastro de conhecimento grande o bastante para passar também no Exame 3.2009.

Mais!!

Se vocês realmente acreditam que não têm chances, então façam a prova sem carregarem a obrigação de passar. Se o resultado final é "certo" (a reprovação), o que há para temer?

Nada!

E se não há nada a temer, por que não fazer a prova? Lembrem-se que vocês passaram pela prova objetiva do Exame 2.2009. Por certo vocês têm um bom grau de de conhecimento. Juntem isso a despreocupação em fazer a prova e vocês poderão se surpreender com o desempenho amanhã.

Não permitam que vocês percam para si mesmos. Essa é a pior derrota.

13 comentários:

Juan 16 de janeiro de 2010 14:27  

Acredito que ninguém conseguiu estudar.
A dor maior é saber que passamos na prática, mas não levamos...
A OAB sacaneou muito com toda essa movimentação, estragou o meu respeito que eu tinha com essa instituição.
Banalizou o direito dos candidatos, jogando no lixo a dignidade de todos.
Espero confiante que a Justiça seja feita.

Re 16 de janeiro de 2010 14:59  

Olá Dr. Maurício, estou me sentindo justamente assim, até ontem pensei em lhe escrever para dizer que não iria fazer a prova, mas fiquei meia assim, pois a sua reação iria me decepcionar( pensei), agora lendo isso resolvi mudar de ideia e amanhã farei ela mesmo assim. Mas confesso que o desânimo e a pouco credibilidade que sinto pela OAB é muito triste. obrigada por compreender tão bem o que se passa com a gente. Tenho a sensação de estar indo para um concurso público e não para o exame de ordem!

Marcelo 16 de janeiro de 2010 15:10  

Apesar de toda a minha raiva/revolta, eu farei a prova, mas estou totalmente desmotivado, até por não ter me preparado dessa vez.

É triste ter que passar por isso de novo, principalmente pelo bom desempenho que tive na primeira fase do exame 2009.2.

Enfim, não tenho outra opção. A vida continua e eu preciso fazer a prova para exercer a profissão que escolhi, paciência.

ciciliotti 16 de janeiro de 2010 15:11  

concordo, lógico que estamos arrasados, eu ja chorei a semana toda, passei mal a semana toda com dor de estômago, mesmo assim acho melhor fazer, mesmo que nao tenha estudado muito, eu acho que não podemos abaixar a cabeça pra OAB/CESPE, pois é exatamente isso que eles querem...

tudo que estamos passando só nos faz amadurecer, dar valor pro que queremos e acabamos aprendendo mais alguns temas que nao tinhamos visto antes...


bora estudar ética hoje!!!

aerosmith 16 de janeiro de 2010 15:15  

Realmente pessoal !! Não se deixem desmotivar, diante de tanta injustiça que ocorreu nesse último exame, vamos lá e força !!

Afinal só nós mesmos podemos superar aqueles que se acham tão superiores e donos da verdade.

Se isso não serve de motivação, pense no seu irmão haitiano que vai ter começar a vida do zero !!

Passar na OAB pode parecer um problema muito pequeno diante de quem perdeu tudo !!

Boa prova para todos, inclusive para mim !!

Donizete 16 de janeiro de 2010 15:55  

Gente, posso dar o meu testemunho comungando do pensamento de que quem faz a prova sem qualquer pretensão consegue um desempenho excelente. Eu fui reprovado na segunda fase do primeiro exame que fiz há 2 anos e fiquei simplesmente deprimido (pois me senti injustiçado, e de fato fui) e por isso eu não consegui estudar para a primjeira fase do exame seguite, mas mesmo assim fiz a inscrição e fui fazer a prova sabendo que minhas chances seriam mínimas, pois eu não havia estudado uma vírgula sequer. O resultado disso é que na hora da prova eu fiquei tão tranquilo, mas tão tranquilo mesmo, pois tinha quase certeza que iria ser reprovado, que fiz uma excelente prova e aí sim, o ânimo apareceu para a segunda fase e voltei a estudar. E pasmem! Fui fazer a segunda fase já com quase certeza de que eu seria aprovado, já que a experiência do primeiro exame me ensinou o caminho "mais curto a percorrer", ou seja, eu já sabia exatamente como fazer a segunda fase e não ser reprovado, eu já sabia exatamente como a banca examinadora corrigia as provas. Resumindo: fui aprovado com nota 9 (minha nota de 8:90 foi arredondada para 9). Não desistam, façam a prova.

Kovalzki 16 de janeiro de 2010 16:13  

amanhã, assim que pegar o caderno, digitalizo ela e envio para o e-mail do blog, vamos corrigi-las juntos! Eu vou passar!!!!!

Cláudio Souza Jr. 16 de janeiro de 2010 16:50  

Isso foi realmente muito bom de ler. É exatamente assim que os candidatos devem pensar, mas não só pro exame de ordem, acho isso é mesmo uma lição de vida.

Parabéns pela postagem! Abraço!

duke 16 de janeiro de 2010 16:52  

Colegas, confiem em Deus, pois a Justiça será feita. Boa sorte a todos e aos que farão o exame de amanhã.

duke 16 de janeiro de 2010 17:06  

Colegas, já sabemos - a passos largos -, que o certame (nefasto) da OAB é puramente "reserva de mercado". Assim, não se desmotivem, estudem, tenham fé, pois conquistarão o seu espaço. Boa sorte a todos!

WiIliam 16 de janeiro de 2010 17:20  

estou na lista dos frustrados, não consegui estudar nada para o exame de amanhã, mas não deixarei de tentar. Foi a segunda vez que realizei, a primeira vez rodei por falta de estudo realmente, a segunda foi a famosa prática trabalhista, tamanho estudo sem resultado foi muito frustrante, além das discussões que ocorreram na comunidade do orkut onde boa parte dos que passaram ao invés de reconhecerem a má elaboraão da questão, apenas elevavam seu ego chamando os que rodaram de burros e outras coisas no sentido, me fazendo repensar se realmente quero exercer a profissão em um meio em que algumas pessoas já se acham superiores e inflam seus egos só pelo fato de recem terem tirado a carteira

Mara Lúcia 16 de janeiro de 2010 18:46  

Prezados Colegas, o que relato do Dr. Maurício foi exatamente o que aconteceu comigo. Terminei a faculdade em 2007 e não fiz a prova da OAB. No mesmo ano casei, em 2008 estava grávida e não conseguia nem pensar em estudar. Em 2009 resolvi fazer a prova da OAB só para saber como eu estava, se eu ainda lembrava de alguma coisa, isso sem estudar NADA e para minha surpresa passei na 1ªfase, então tive que começar a estudar para a segunda fase. Acabei não passando, fiz 5,1 pontos. Quando eu já tinha desistido,meu nome apareceu na lista divulgada no dia 15/01.
Então não desistam de fazer a prova amanhã. Frustrações existem e sempre vão existir. Sigam em frente. Façam a prova e se passarem ÓTIMO. Se não passerem tentem novamente.
Boa Sorte a todos.

Daniella 16 de janeiro de 2010 19:14  

Candidatos do exame 2009.3,amanhã será o dia em quê todos se depararão com um enorme desafio, desafio a paciência, a dor, a injustiça, ao conhecimento, a Fé, a determinação...mas a conquista tem um sabor DOCE, sabor esse que EU e que todos que tem Fé e acredita na conquista sem baixar a cebeça, experimentarão...
Amanhã...será O DIA...um dia abençoado por Deus, o dia em que eu terei certeza, que a determinação SUPERA qualquer coisa...então não adianta lamentos e chororôs...isso é PERDA DE TEMPO, amanhã só sorrisos e muita mas muita satisfação em ver que tudo é possível para quem quer ser VENCEDOR!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP