Jovem advogado pode tomar o poder na OAB

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 805/07, que acaba com a exigência de cinco anos de exercício da profissão para os candidatos a cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para ser votado pelo Plenário.

A proposta vai estabelecer a isonomia entre os advogados, evitando assim qualquer limitação ou cláusula de barreira para o exercício do poder político dentro da categoria.

Na realidade os jovens advogados vem travando uma grande disputa por conquista de espaço dentro de suas seccionais, o que pode ser claramente observado inclusive no pleito que se encontra em andamento pelo Brasil. Neste é muito comum se ouvir falar nos jovens querendo resgatar o papel histórico da OAB, quando, de outro lado, vê-se o discurso da continuidade e da experiência.

O mais importante de tudo é a não partidarização da Ordem dos Advogados do Brasil, pois somente atuando de maneira imparcial e com total autonomia ela poderá ser o baluarte das prerrogativas dos advogados que, antes de serem privilégios são a garantia do Estado Democrático de Direito.

Fonte: Washington Barbosa

32 comentários:

Anônimo,  25 de novembro de 2009 14:23  

Veja matéria fresquinha no correioweb (Publicação: 24/11/2009 16:57) sobre a anulação da prova da OAB 2009.2http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/11/24/brasil,i=156741/BACHAREIS+EM+DIREITO+PEDEM+ANULACAO+DE+PROVA+DA+OAB.shtml

Anônimo,  25 de novembro de 2009 14:29  

Excelente a aprovação do jovem advogado para concorrer a cargos na OAB. Somente com a inclusão de jovens advogados nos cargos da OAB, poderemos mudar esse exame, para que se torne justo e realmente cumpra a sua finalidade, qual seja, avaliar o conhecimento do candidato. A soberania do tiranos esta com os dias contados.Hahahaha...

Anônimo,  25 de novembro de 2009 14:37  

Agora vamos dá o troco a esses "conservadores" do exame de ordem. Nos jovens vamos nos unir e deletar esses velhos que dizem que mandam na OAB. ANULAÇÃO DA PROVA TRABALHISTA JÁ

Anônimo,  25 de novembro de 2009 15:43  

Este é o fim da OAB PARK.Até que enfim acabou o corporativismo dos dinossauros da OAB!!!!

Anônimo,  25 de novembro de 2009 15:56  

Mais do que justo.

Só nos resta esperar quanto tempo Deus lá sabe, pela tramitação no Senado e retorno à Câmara.

Esperemos sentados...

Anônimo,  25 de novembro de 2009 16:15  

Bomba

O CESPE publicou agora pouco varios espelhos com acrescimo de notas nas questoes e derrepente voltou ao espelho antigo
Alguns examinandos conseguiram salvar a alteraçao.

Dr. Mauricio

O Senhor já viu algo neste sentido na história deste País?

Anônimo,  25 de novembro de 2009 16:27  

ACABEI DE CONSULTAR NO SITE DA OAB E OBTIVE MAIS 1,20 PONTOS...AGORA PASSEI !!!!!!!!!!

CONSULTE...

O RECURSO JA ESTA SENDO JULGADO!!!

Milla,  25 de novembro de 2009 17:05  

Professor Maurício, o senhor sabe se nesse exame da Ordem 2009.3 quem está no 10° período poderá se inscrever ou não? Agradeço a atenção!

ju,  25 de novembro de 2009 17:15  

Dr. Maurício, já está mais que provado que o cespe lê o seu blog...
faça uma indagação sobre essas alterações nos espelhos, por favor!!

Anônimo,  25 de novembro de 2009 17:27  

que história é essa ????????????????????????????????????????????

Então não vai ocorrer a anulação da peça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Teve alguém que olhou o resultado do gabarito e estava anulada?????

Anônimo,  25 de novembro de 2009 17:56  

Como vcs consultaram o espelhos se oresultado s'o sai dia 9/12?

Anônimo,  25 de novembro de 2009 18:09  

Infelizmente Direito é um dos únicos cursos em q vc termina-o e ñpode começar a trabalhar, o Iploma de Bacharel não serve de nda,a ñ ser q vc passe num desses famigerados concursos...pq nem se pode Advogar,nem nda...e agora a OAB quer q a gnt se lasque de vez.

Anônimo,  25 de novembro de 2009 18:21  

PARECE BRINCADEIRA...TÃO QUERENDO INFARTAR TODOS...
SERÁ QUE NÃO TEM NINGUÉM QUE TENHA PODER QUE NÃO TENHA MEDO DA OAb?

parece que ela é mesmo o quarto poder...
EXECUTIVO
LEGISLATIVO
JUDICIÁRIO
OAB

TÁ COMPLETO..O BRASIL AGORA ADOTA O QUARTO PODER....

Anônimo,  25 de novembro de 2009 18:23  

Cabe medida judicial!
Não se preocupe se não for aprovado pela anulação da prova ou peça!

Anônimo,  25 de novembro de 2009 20:01  

CESPE/OAB MOSTRA A TUA CARA?
RECONHEÇAM A INCOMPETÊNCIA E ANULE O EXAME 2009.2.JUSTIÇA.

Anônimo,  25 de novembro de 2009 20:55  

Dr. Maurício, fico feliz em saber que o seu blog é acessado pela cespe. Nós que entramos todos os dias aqui do outro lado da telinha, sabemos da seriedade que é tratado o assunto Exame de Ordem, e todos os demais assuntos abordados. E como já mencionou alguém aqui no blog, coisa rara um advogado ajudar futuros advogados, quando o que se vê por aí é bem o contrário,começando pelos estágios em escritório o lugar onde menos se aprende sobre a advocacia,mas aprende-se outros ofícios como o de recepcionista,telemarketing,office-boy,copeira,entre outros. Grata Dr. Maurício por tudo tudo!!!

Anônimo,  25 de novembro de 2009 21:40  

ANÕNIMO 16;57

COMO PODE? SE O RESULTADO SÓ SAI DIA 9/12?

Anônimo,  25 de novembro de 2009 22:09  

E UM ABSURDO, MUITOS CHEGARAM A VER SUAS NOTAS JÁ AUTERADAS, ALGUNS COM MIAS PONTOS E UNS POUCOS COM MENOS PONTOS, DOUTOR ME RESPONDA: PODE A CESPE DIMINUIR A NOTA JÁ LANÇADA? QUE SACANAGEM E ESSA? O QUE A CESPE QUER DEIXAR A GENTE A FLO DA PELE? SERÁ QUE JÁ NÃO BASTA A TORTURA ATÉ DIA 4?, NÃO CONSIGO DURMIR BEM! TANTO EU COMO MINHA FAMILIA FOI ABALADA. TENHA CERTEZA QUE CMO ADVOGADA, PODE SER DAQUI A TRÊS ANOS OU DAQUI A SEIS, VOU ESTAR EM ALGUMA CHAPA E LUTAREI POR UMA NOVA ORDEM!!!!

Anônimo,  25 de novembro de 2009 22:24  

Eu desafio alguem a mostrar esse tal de novo espelho, desafio. Gente, tem gente que não respeita nem a desgraça dos outrois e fica fazendo piada aqui no Blogo postando mensagem dizendo que viu novo espelho, que sua nota foi aumentada, etc. Esse (ou essa) cara é um palhaço que não tem o que faqzer e nem respeita as pessoas, não respeita a angústia das pessoas.

Anônimo,  25 de novembro de 2009 22:32  

O curso de Direito no Brasil é o unico curso de graduação que não serve para nada, pois ao termina-lo não estamos aptos a advogar e ainda mais perdemos a carteira de estudante que nos dá descontos em cinemas, teatros, futebol, shows, etc, Aqui no Rio Grande do Norte esse diploma não está servindo para nada.

Bruno B. L.,  25 de novembro de 2009 23:56  

Um mundo que deixa o seu destino nas mãos dos jovens é um mundo cansado e...velho..., sem futuro algum.

O mesmo valendo para a OAB.

De mais a mais, parece-me absurdo que o Legislativo resolva tratar de assuntos interna corporis da OAB.

Anônimo,  26 de novembro de 2009 10:21  

Dr. Maurício, enquanto houver bacharéis escrevendo "AUTERADOS", penso que o Exame de Ordem continua sendo um mal necessário...

Anônimo,  26 de novembro de 2009 11:10  

Não tem novo espelho. É que o desespero é tanto que estão vendo coisas. Não vi ninguém falando que a nota diminuiu. É só piração! Esse negócio de ficar repetindo uma mentira para virar verdade é coisa do PT.

Anônimo,  26 de novembro de 2009 11:16  

Porque não está tendo nenhum tipo de comentário referente a prova de tributário, sendo que também está maior confusão?? não to entendendo...

Anônimo,  26 de novembro de 2009 13:19  

Caro Anônimo 10:21,Escrever errado uma ou outra palavra, denotando limitação vocabular, tem mais a ver com a necessidade de um exame para acesso ao nível intermediário/médio, como o "ADMISSÃO AO GINÁSIO" QUE SEGUNDO MEUS PAIS EXISTIA NO TEMPO DELES... rs rs. Não se adentrava ao Ginásio sem passar por este exame; inclusive, haviam livros específicos preparatórios, como os livros preparatórios para o EXAME DA ORDEM. Não use estas bobagens para proteger esta anomalia constitucional, chamada EXAME DA ORDEM..em que pese sua importância. OBRIGATORIO MESMO SERIA O EXAME DO CRM; e ninguém se preocupa com isto.

Anônimo,  26 de novembro de 2009 17:18  

Esse povo tem mania de querer comparar o direito com a medicina. Anônimo 13:19, direito é direito e medicina é meedicina, cada área faça o que achar melhor para si. Ambas as áreas são importantes e cada um na sua.Não queira dizer que o exame não deve existir porque o da medicina não existe. Essa babozeira já passou do ponto, tá na hora de parar com isso.

lmm 27 de novembro de 2009 01:46  

Oi gente,
Nos ajudem...
Nós de Penal estamos fazendo uma abaixo assinado para a anulação de alguns quesitos da nossa peça e precisamos do apoio de todos os examinandos.
Da mesma forma que nós estamos apoiando a luta de vocês que fizeram trabalho,tributário e civil, esperamos que vocês também nos apoem a nessa luta...o nº do abaixo assinado é 5268
e o link está na comunidade do orkut.
Desde já obrigada!
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5268

Anônimo,  27 de novembro de 2009 12:34  

É o seguinte... sobre prova para o CRM...
Eu trabalhei durante 8 anos em um hospital muuuuuuito respeitado aqui em São Paulo e é incrível como médico protege médico, enquanto isso aqui no nosso mundo real de bacharéis somos todos individualista, não conseguimos apoio sem interesse!
Vai sonhando que CRM, CREA, CRO ....vão fazer prova para aptidão da profissão!

Anônimo,  27 de novembro de 2009 12:49  

Oi gente,
Nos ajudem...
Nós de Penal estamos fazendo uma abaixo assinado para a anulação de alguns quesitos da nossa peça e precisamos do apoio de todos os examinandos.
Da mesma forma que nós estamos apoiando a luta de vocês que fizeram trabalho,tributário e civil, esperamos que vocês também nos apoem a nessa luta...o nº do abaixo assinado é 5268
e o link está na comunidade do orkut.
Desde já obrigada!
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5268

Anônimo,  28 de novembro de 2009 11:39  

AJUDEM NO ABAIXO ASSINADO DE PENAL, NÃO PODEMOS ACEITAR O QUE A CESPE ESTÁ FAZENDO. POR FAVOR AJUDEM. CRIARAM QUESITOS SURPRESAS, COM INTUITO UNICAMENTE DE REPROVAR, ELES NÃO ESTAVAM NO PADRÃO DE RESPOSTA E DEPOIS APARECEU NO ESPELHO.


http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/5268

Anônimo,  28 de novembro de 2009 14:59  

Caro Anônimo "26 de Novembro de 2009 17:18" - Fácil reagir com tal aspereza, ignorando a importância da vida humana nas mãos de pessoas desprepradas cometendo erros médicos todos os dias, sob os olhos complacentes e corporativistas do CRM, que protege os seus "profissionais" depois da desgraça feita...O bem maior é que deveria ser melhor tutelado, é a vida, antes do patrimônio e da liberdade, entre outros...muito mais importante, por isto afirmo sem medo de errar. DEVERIA HAVER EXAME EXTREMAMENTE RIGOROSO PARA O ACESSO AO EXERCÍCO DA MEDICINA, EXAME DO CRM; e NAO É CADA ÁREA FAZ O QUE QUER !!!! SOMOS UMA SOCIEDADE, e devemos intervir sistematicamente exercendo a nossa cidadania. Apenas o LOBBY do CRM É GIGANTESCO, naquelas Casas de fama duvidosa, leia-se "Congresso Nacional". Apenas por esta razão, não existe EXAME DO CRM.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP