A angústia na véspera das anulações

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Vejam o que uma das participantes da nossa comunidade no Orkut escreveu:

"Minha gente, não sei se vcs estão se sentindo como eu... Estou numa angustia tão grande e dia 8 não chega. Tou cheia de outros afazeres e nessa dúvida não sei o que faço, estou no cursinho para a segunda fase, mas com a cabeça nas outras coisas que tenho pra fazer e termino não fazendo nada direito. Todo dia eu entro aqui no blog na esperança de boas notícias, mas espero que essa angústia vire felicidade para todos nós. Confio no Senhor!"

Esse sentimento certamente é compartilhado por todos aqueles que depende da anulação de ao menos uma questão.

Nessa hora o pensamento funciona sempre a mil, contrastando com uma imobilidade, falta de perspectiva, de soluções, do medo de não conseguir suportar o futuro que está logo ali.

A sensação de angústia nesse caso está diretamente ligada a sensação de incapacidade em face do que o resultado dos recursos prometem. O medo do fracasso cria uma cortina que nos impede de seguir adiante.

Pode parecer antagônico, mas esse sofrimento decorre do fato de valorizarmos demais o que não tem tanto valor assim.

"Como não tem tanto valor assim? É o meu futuro que está em jogo!!"

Sim, de fato é. Mas eventual reprovação não vai te negar o futuro. Temos a tendência de valorizar demais o que não tem tanto valor assim. É preciso calma na hora de avaliar as circunstâncias. No máximo vocês vão sofrer um revés, e não viver um fracasso. Só fracassa quem desiste.

Lembrem-se: os eventos que ocorrem fora da nossa esfera de alcance não têm um grande poder em nos influenciar, a não ser que nós autorizemos isso, mesmo inconscientemente.

Independente do que vier a ocorrer, a vida continuará, e certamente uma experiência ruim agora poderá ser devidamente compreendida e transformada em uma experiência boa no futuro. Só não deixem que a ansiedade paralise suas ações e obscureça os seus sonhos.

Dentro de cada um reside a chave do próprio sucesso. Foque sua mente no que é importante e siga em frente. Não permitam que o Cespe, a OAB e o Exame de Ordem sejam fonte de sofrimento. Eles, de verdade, não têm poder para isso.

18 comentários:

Anônimo,  7 de outubro de 2009 16:35  

Só que a véspera não é hoje, a véspera será dia 13.

Anônimo,  7 de outubro de 2009 17:02  

Ae Dr. Maurício, sabia que o senhor tem potencial para escrever um livro de auto-ajuda?
Abraço de um seguidor desse blog.

Anônimo,  7 de outubro de 2009 22:07  

querida, só sabe da angústia quem passa, to com vc, preciso de 3 anuladas e não perdi a esperança, mas com ela vem a ansiedade, expectativa.......vc não é a única!
boa sorte p/ nós!

Lidia Velasco 7 de outubro de 2009 22:21  

Olá pessoal

Eu como ninguém sei bem o que e isso, pois no exame 38, fiquei dependendo de 03 questões, também entrei no curso Fraga para a segunda fase, mais estava muito confiante, e pronta para qualquer resultado, pois se positivo, já estaria me preparando para a prova e caso fosse negativo estaria melhor preparada para o proximo concurso, pois este foi meu primeiro exame e para dizer a verdade nem me preparei, pois ainda estava no ultimo período.
E tudo deu certo aproveitei as 03 questões que foram anuladas e fiz a segunda fase em Direito do Trabalho e fui muito bem, tirei nota 08, com toda a polêmica que gera em torno deste concurso passei de primeira.

O que importa e nunca desistir de nada, pois saibam que quando se quer alguma coisa temos que lutar por ela, até conseguirmos, pois somos capazes, tenha fé.

Lidia Velasco - Rio de Janeiro-RJ

Odilon,  7 de outubro de 2009 22:59  

A ansiedade tortura.
Isso mesmo!!!

Um Abraço,

Odilon

cristiano moreno 7 de outubro de 2009 23:32  

Companheiros(as) a Reunião dos "capas" da OAB será realizada dias 9 e 10 e não mais dia 8 ou seja preparem-se para mais dois dias de pura angustia.. to com vcs com minhas 49...

Anônimo,  8 de outubro de 2009 01:56  

de Deus!!!!

Anônimo,  8 de outubro de 2009 07:26  

Parabéns pelas palavras de incentivo a todos que estão precisando dessa força nesse momento. Como você mesmo disse: Só fracassa quem desiste.
O importante a todos nesse momento é não desistir de buscar aquilo que deseja.

Abraços a todos.
Meus sinceros desejos de sorte.
Um excelente resultado a todos nós.

Kati 8 de outubro de 2009 08:26  

Muita angústia....mas também muita fé....Fiz 48, temos q acreditar...Muito obrigado Dr. Mauricio pelo apoio....Vamos acreditar pessoal!!!!!!

Anônimo,  8 de outubro de 2009 09:00  

Bom dia amigos! estou com vcs!!!
vamos conseguir em nome de jesus! não vamos perder a fé rumo ao sucesso!!!!
abs,
Lu

Anônimo,  8 de outubro de 2009 09:10  

Prestem a atenção: desssa vez o CESPE não vai cancelar nenhuma questão, NEENHUMA. Diferentemente de exames passados, neste não tem nenhum questão contendo erros.Isso significa que quem não fez 50 pontos dançou, tem que fazer o próximo exame.

GRAZIELLA,  8 de outubro de 2009 12:01  

Sr. Anônimo não sei quem és, mas para vc afirmar uma coisa dessas, deve ser da "cúpula" ou um "GURU" que deve ter uma bola de cristal, e assim sendo jamais deveria fazer tal afirmação, ou apenas mais um mal-humorado, negativo. Pois saiba que somos, antes de tudo, BRASILEIROS e não desistimos NUNCA, e a nossa esperança vai até o último segundo antes da publicação das respostas referentes às anulações!
Então, aqui vai uma dica, para vc "GURU ANÔNIMO", antes de desanimar nós BRASILEIROS ESPERANÇOSOS, fique com a boca fechada e dedique-se a ser alguém mais positivo e esperançaso do que bombardear nossas vidas com seu pessimismo!! Porque algum dia de sua vida vc irá precisar de fé e esperança, isso é FATO!
att,
Graziella

Anônimo,  8 de outubro de 2009 15:30  

Um professor famoso de um cursinho do Rio de Janeiro, que diz ter muitos conhecidos na banca, afirmou categoricamente que serão anuladas de 3 a 4 questões.
Em todos os anos de Exame de Ordem, ele nunca errou.

Anônimo,  8 de outubro de 2009 16:57  

Ainda dependemos da anulação de uma questão que erramos... se anular 1 que erramos e 1 que acertamos fica na mesma.. fiquei com 49... e mesmo se der tudo certo,,, estou no 10º semestre e nem sei o que vai acontecer pois a liminar caiu...

Ana Paula 8 de outubro de 2009 18:04  

Aiii gente não liguem para o anonimo como diz a gíria "ele quer causar" vamos esperar mais um pouquinho e saberemos o que vai acontecer...estou precisando de duas tbm...

Anônimo,  8 de outubro de 2009 19:33  

Dr. Maurício
Cadê as questões anuladas ?

Anônimo,  9 de outubro de 2009 09:10  

Dr. Maurício...o senhor postou as questões que foram alvo de maior crítica, mas não citou a questão 76 de processo do trabalho. No gabarito do Cespe, a correta é " no procedimento...a súmula conforme do TST ou por violação direta da CF." Ocorre que de acordo com as própria lei, no art.896 § 6º da CLT, a conjunção utilizada é "e", e não "ou" como afirma o Cespe. Isso muda TUDOOO!!!!Há erro material grotesco na questão e se ela não for anulada, impetrarei MS. Qual a opinião do senhor??? Um abraço...

Anônimo,  9 de outubro de 2009 10:45  

KD AS QUESTOES ANULADAS

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP