Muitos gabaritos, poucas certezas...

domingo, 13 de setembro de 2009

Estão me perguntando se dá para confiar nos gabaritos extraoficiais dos vários cursos jurídicos.

Sim e não.

Sim porque a grande maioria, para não dizer todos, são elaborados por profissionais competentes e entendidos do Direito. Não existe nenhum "super curso" que produza um "super-gabarito". Na média, todos se equivalem.

Vamos ao porém...

NUNCA vi um gabarito extraoficial que fosse 100% convergente com o gabarito do Cespe.

Mas isso tem uma razão. Por óbvio, é o gabarito do Cespe, para todos os efeitos, o que realmente conta. Mas isso não quer dizer que o Cespe não erra.

O Cespe erra.

Então não se trata de quem está certo ou errado, e sim quem chegou mais perto ou não do que o Cespe quer como resposta. Em todas as provas, aproximadamente 10 a 15 questões são fortemente criticadas em razão do seu conteúdo jurídico ou da sua lógica interna. E, tradicionalmente, a OAB anula entre 3 e 4 questões da fase objetiva, quando tranquilamente poderia anular ainda mais. Isso repercute em qualquer gabarito...

Mas como você está morrendo de ansiedade, segue uma escala de certeza quanto ao seu sucesso em face dos gabaritos dos cursos:

1 - Se você acertou mais de 56 em qualquer gabarito, durma tranquilo, missão cumprida;

2 - Se você acertou entre 50 e 55, durma com uma pulga atrás da orelha, mas acredite na sua aprovação, pois sempre anulam uma ou outra questão;

3 - Se você acertou entre 45 e 49, durma um sono ruim, mas não se desespere, ainda há esperança;

4 - Se você acertou abaixo de 44 pontos, durma tranquilo (ou não), você está praticamente reprovado.

O que escrevi acima não é algo absoluto, mas, pelo o que acompanho desde 2007, é uma escala relativamente aproximada com os fatos.

Todos os gabaritos apresentarão divergências, mas uma média entre eles dá uma imagem aproximada do que foi seu desempenho.

De toda forma, o Blog elaborará recursos para as questões e os publicará aqui mesmo, gratuitamente para todo mundo, além de compilar os recursos que forem aparecendo pela web.

Ainda não vi ninguém 100% feliz com o grau de precisão dos gabaritos extraoficiais, ou mesmo com o do Cespe. Mas, façamos justiça, quem se presta a elaborar na noite de domingo um gabarito, não só merece um grande muito obrigado como também tem peito para se expor diante do grande público. E isso merece muito respeito.

Estaremos acompanhando tudo aqui no Blog.

11 comentários:

Anônimo,  13 de setembro de 2009 às 23:14  

Poste o gabarito do caderno igualdade, por gentileza. Sai antes de pegar o caderno. Estou muito ansiosa, mas aguardo a postagem antes de dormir.

Unknown 13 de setembro de 2009 às 23:18  

Respeito realmente é o mínimo que estes professores merecem, assim como vc, pois ajudam não só os que estudam em seus cursinhos mas toda essa massa de deserperados em busca de informação.
Bem bacana o seu blog!
Parabéns!

Unknown 13 de setembro de 2009 às 23:19  

Só temos a agradecer..não só ao Sr. Prof. Maurício, como a todos aqueles professores que se dispuseram em aquietar a nossa ansiedade..Muito obrigada, pelo carinho e dedicação para conosco..Tenha uma boa noite e que Jesus continue te abençoando!! Eliene

Anônimo,  13 de setembro de 2009 às 23:37  

acertei 62 em um site e 66 no gabarito do dogma. Posso dormir feliz ou há chance do gabarito oficial ser muito diversos desses?

boa sorte a todos e continuemos com esperança e fé!!!

Paula Prado 13 de setembro de 2009 às 23:53  

Descobri esse blog no ultimo exame, e embora muitos digam que não devemos confiar nos gabaritos de cursinho, é essencial essa divulgação (pelo menos pra mim), confiro todos os gabaritos pra ter uma idéia de variação....MUITO OBRIGADA MESMO, pela disposição de dar uma direção para nós neste momento. Sou uma daquelas que vou dormir com a "pulga atras da orelha", mas muito feliz e confiante!!!

Paula Prado 13 de setembro de 2009 às 23:54  

Descobri esse blog no ultimo exame, e embora muitos digam que não devemos confiar nos gabaritos de cursinho, é essencial essa divulgação (pelo menos pra mim), confiro todos os gabaritos pra ter uma idéia de variação....MUITO OBRIGADA MESMO, pela disposição de dar uma direção para nós neste momento. Sou uma daquelas que vou dormir com a "pulga atras da orelha", mas muito feliz e confiante!!!

Aluno do Pará,  14 de setembro de 2009 às 00:20  

Professor,

marquei, 51 questões em um gabarito e 53 em outro, mas vou seguir o seu conselho, vou estudar para segunda fase, pois estou entre 50 e 53.

aluno do Pará

Anônimo,  14 de setembro de 2009 às 00:56  

Boa noite professor Maurício!

Sempre interessante suas considerações.

Quero frisar que seu site foi de extrema importância em minha aprovação no exame 2008.3!

Na verdade passei por aqui pra relembrar como foi árduo o caminho da minha aprovação.

No meu primeiro exame (2008.2), eu acabei reprovando. Mas isto foi apenas um estímulo para que eu estudasse mais e conseguisse êxito para chegar onde cheguei!

Lembro-me aos risos (hoje .. claro..) das críticas que desferia contra o CESPE.. OAB.. e quem mais estivesse na frente! rs

Embora posso ser criticado por alguns pelos risos de agora, somente depois de aprovado e exercendo a profissão é que se entenderá algumas coisas! (exemplo: "reserva de mercado" Aliás lembro-me do artigo na qual o sr. falava sobre a tal "reserva".. e acabei concordando, quase que em sua totalidade).

Gostaria de deixar aqui uma dica aos que ainda não conseguiram êxito no exame: Tenha humildade e reconheça que faltou estudo, sem essa de jogar a culpa nos outros, e reinicie do zero todo a caminhada! (eu agi assim e funcionou)

E não adianta se enganar fingindo que está estudando! Tenho vários amigos que fizeram a prova hoje e estão nesta situação.

Por fim, à todos os que fizeram a prova hoje, e que estudaram de verdade, meu desejo de BOA SORTE, porque sucesso desta aprovação nada mais será do que o reconhecimento do seu esforço.

Fiquem e confiem com Deus.

Abração professor Maurício.

Silvia Campos,  14 de setembro de 2009 às 13:14  

Acho que posso ficar mais calma agora, conferi 5 gabaritos extra oficiais diferentes, é lógico que há diferenças entre eles, mas em todos fiquei entre 56 e 60 pontos. Agora é estudar para segunda fase, né?!
Boa Sorte para todos!

Helena,  14 de setembro de 2009 às 13:14  

Dos três gabaritos que eu conferir, fiz 53, 55 e 58... E agora o frio na barriga não vai embora! O jeito mesmo vai ser esperar até amanha!

Anônimo,  14 de setembro de 2009 às 15:48  

Parabenizo pelo blog! Palavras de estimulo e conforto.
Concordo que os cursinhos e professores que divulgam e comentam gabaritos extraoficiais merecem respeito pela coragem e consideração com seus alunos (e demais estudantes) que se utilizam das informações na espera do definitivo pelo CESPE.
As questões controvertidas entre os gabaritos talvez possam ser passíveis de anulação...
Maria.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP