Baladas estão ''proibidas'' na semana anterior à prova

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A matéria abaixo aborda a prova do Enem, mas é integralmente aplicável ao Exame da OAB. Uma boa leitura!

A uma semana do Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio), é natural que os estudantes sintam ansiedade perante a maratona de provas que irão enfrentar nos dias 3 e 4 de outubro. Baladas durante esta semana, por exemplo, estão fora de cogitação; entenda por quê.

Cansaço e bebidas alcoólicas devem ser evitados antes dos dias de provas, pois podem provocar alteração de humor, e isso pode prejudicar a concentração e a compreensão do estudante. A pesquisadora Hanna Antunes, do Centro de Estudos de Psicobiologia do Exercício da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que a ingestão de bebida não é aconselhada devido ao efeito bifásico que provoca: a pessoa primeiro fica feliz e, depois, fica triste, desanimada; isso pode afetar o desempenho no Enem.

A privação de sono também modifica o estado "normal" do estudante: a pessoa que não dorme pode desenvolver primeiro o mau humor; depois, vêm o déficit de atenção, de memória e a dificuldade de planejamento, raciocínio e tomada de decisões. Por último, a parte física pode ser afetada, com o desenvolvimento de alguma doença. As recomendações "dão a impressão de conselho de avó, mas funcionam", diz a pesquisadora.

Como relaxar?

Segundo Hanna, não adianta querer aprender tudo "da noite para o dia", uma vez que o conteúdo que será cobrado vem sendo ensinado ao longo de todo o ensino médio. Ela lista uma série de ações pré-prova que ajudam a combater a tensão nesse período: "ter uma boa noite de sono, boa alimentação e boa ingestão de água" são algumas delas. Medidas como fazer alongamento, preparar o que é preciso levar no dia e chegar cedo no local de prova também ajudam a evitar o nervosismo.

Quanto mais o estudante estiver relaxado, "mais estará preparado para tomar decisões mais corretas"; por isso o descanso é tão importante, salienta a especialista. É preciso evitar situações que possam gerar estresse: se para alguns pode ser bom fazer outra atividade para "esquecer" que farão prova, como sair com os amigos, ir ao cinema etc, para outros, isso pode trazer ainda mais ansiedade.

O que comer?

Durante a prova, a nutricionista Viviane Vieira, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), aconselha os estudantes a levarem alimentos práticos, como sucos, bolachas, barra de cereal ou frutas para ajudar a recuperar a energia perdida durante o exame, que terá duração de 4h30 no primeiro dia (3) e 5h30 no segundo (4).

Alimentos estimulantes, como café e chocolate, devem ser evitados por quem tem tendência a ficar nervoso, pois podem deixar a pessoa ainda mais agitada e desconcentrada.

A hidratação também é importante, mas Viviane desaconselha refrigerantes. "Água ainda é o melhor, mas é possível complementar com um suco. Quanto menos industrializado, melhor", afirma.

O que comemos antes da prova pode influenciar no desempenho no Enem? A nutricionista diz que sim: "Se o estudante tiver refeição exagerada, toda a energia do organismo irá se concentrar na digestão e tendemos a ficar sonolentos; o raciocínio tende a ficar mais lento", afirma. Além disso, alimentos pesados podem acarretar outros problemas, como indigestão, dores de barriga e gases.

Nos dias de Enem, Viviane aconselha os estudantes a fazer todas as refeições: "O estudante deve acordar em horário razoável para conseguir fazer café da manhã e almoço completos. O café da manhã deve conter alimentos como pão, leite e frutas e o almoço deve ser leve, sem alimentos gordurosos ou de digestão lenta, como frituras, carnes gordurosas, maionese, refrigerante e chocolate. O ideal é que o almoço contenha arroz, feijão, salada, carne, suco e uma sobremesa.

Fonte: UOL

6 comentários:

Anônimo,  28 de setembro de 2009 às 17:23  

O problema é que minha formatura esta marcada pra dia 23/10. E ai? deixo de ir a minha formatura e perco um dos dias mais importantes da vida de um academico ou não vou pela possibilidade de passar na oab??? Eis o dilema!!!

Anônimo,  28 de setembro de 2009 às 19:07  

Meu bem aceita um conselho....vai na formatura se comporta....fica um cadinho la e volta logo pra caminha...nada de bebida...o dia mais importante é o domingo...depois vc faz festa dobrada. ok hehehee, há detalhe não vale nem se emtiaga por justo motivo ta...cuidado!

Anônimo,  29 de setembro de 2009 às 15:02  

17:23, do que adianta formatura se não conseguir aprovação no exame de ordem? Vejo o exame mais importante do que a fomatura. Tenho vários colegas de faculdade que gastaram a maior grana com formatura e nunca conseguiram e jamais vão conseguir aprovação no exame.Deram mais importãncia a festa do que OAB.

Anônimo,  30 de setembro de 2009 às 07:53  

Issom de deixar tudo de lado para ser aprovado em algum concurso ou exame é lenda. Pode funcionar para alguns, mas pode ser terrível para outros, ou seja, cada um tem que agir de acordo com o seu condicionamento Tiro por mim. Eu nunca fui de me "matar" sobre livros para nada, sempre levei uma vida fazendo tudo, inclusive baladas, durante o períido antecedente às provas e nunca me dei mal. No exame de Ordem, por exemplo, fui aprovado no primeiro que fiz.E tem mais: eu nunca estudei continuamente mais de 2 horas (minha média sempre fui estudar 1 hora continua e descansar 2 ou 3 horas), ou seja, eu posso estudar 3, 4 horas por dia, mas sem desespero, sem exagerar "domindo e me matando sobre livros".

Anônimo,  30 de setembro de 2009 às 20:04  

Se vc não tem mtos problemas com a possibiliade de talvez não passar na 1a prova que fizer, vá a formatura e se divirta horrores, beba todas, afinal formatura é única (ou não, se pretendes fazer outra faculdade). Agora se quiser passa logo na primeira, como disse o (a) colega acima, se comporte (particularmente acho mto dificil). Até pq não vai ser por causa de uma festa de formatura que vc nunca vai passar na prova da ordem. Temos 3 provas por ano. O que não pode fazer é ficar arrumando desculpa em toda prova de ordem que for fazer. Se nessa tens a formatura, na próxima fique em casa e estude, que obterás a tão sonhada aprovação.
BOA FORMATURA e BOA PROVA. Vá tranquilo que conseguirás.Eis um justo motivo para se embriagar. heuheuheuehuehuheue BOA SORTE

Rick Sardella 1 de outubro de 2009 às 08:53  

Olá Dr. Maurício!

Conforme combinado, já excluí o post. Estou no aguardo por sua resposta para meu e-mail.

Parabéns pelo blog!

Att.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP