A linha editorial do Blog

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A última postagem do Blog recebeu um comentário que merece uma resposta mais abrangente, dado o seu teor. Eis o comentário:

"Anônimo disse...

dr.Mauricio, pelo que tenho visto as noticias do seu blog são em sua grnade maioria favoraveis ao exame. Nada democratico...e muito manipulador..."

E eis a minha resposta:

1 - Eu sou favorável ao exame de ordem e nunca escondi isso. É um direito meu adotar um posicionamento e expressá-lo aqui. Para isso que os blogs servem. Certamente existem blogs contrários ao exame e seus editores também têm o mais cristalino direito de expressar suas opiniões livremente.

2 - Minha posição, apesar de favorável ao exame, não se subordina aos interesses da OAB ou de qualquer outra pessoa ou entidade. Cansei de criticar a Ordem e já publiquei dezenas e dezenas de posts, ou orientando como combater os posicionamentos da OAB pela via judicial, ou pela via administrativa, ou simplesmente questionando a postura da Ordem, sempre o fazendo de forma respeitosa e fundamentada. O exame de ordem existe e está aí, gostem ou não disso, e meu trabalho aqui sempre foi no sentido de ajudar os bacharéis que estão se submetendo a ele.

3 - Não adoto e nem adotarei qualquer postura radical em termos de divulgação de notícias ou opiniões. Publico o que é de relevante em torno do exame de ordem, independente da fonte. Por um acaso, a OAB Federal e as Seccionais produzem muito mais notícias e informações relacionadas ao exame de ordem do que qualquer outra fonte ou mídia. Naturalmente que isso repercute no Blog. Não favoreço ninguém deliberadamente.

4 - A briga pelo fim ou não do exame de ordem é apenas um aspecto do tema "exame de ordem". O Blog trata da preparação para a prova, dos gabaritos extra-oficiais (que publica antes de todo mundo desde o exame 1/2008, em ambas as fases), na elaboração de recursos também para as duas fases e quaisquer outros aspectos relevantes envolvendo o exame. Em suma, a linha editorial, apesar de restrita ao exame, tenta apreendê-lo por completo em todas as suas vertentes.

5 - Não sou bobo ao ponto de ousar manipular os leitores deste Blog. O visitante menos instruído está cursando ao menos uma faculdade de direito e eu não tenho nem a inteligência e nem a sagacidade para manipular pessoas com esse grau de instrução. Qualquer tentativa nesse sentido está fadada ao fracasso. Logo, essa insinuação é descabida.

6 - De fato o Blog não é democrático, pois só abriga uma pessoa. Mas desde sempre o espaço está aberto para quem quiser expressar sua opinião, seja do MNBD, da OAB, de cursinhos, bacharéis, advogados, magistrados ou qualquer pessoa da área que queira tratar sobre qualquer aspecto relativo ao tema. Adoraria ter colaboradores fixos ou eventuais para o Blog. Só precisam produzir material de qualidade e enviá-lo para o meu mail: mauriciogieseler@gmail.com . Sempre dou os devidos e merecidos créditos.

7 - No mais, acredito que o Blog tem um bom reconhecimento quando o assunto é exame de ordem. Experimente digitar os termos "exame" e "ordem" no Google. O Blog Exame de Ordem será o 1º a ser relacionado na 1ª página de resultados, suplantando inclusive o site da OAB/SP. O uso de dois termos tão abrangentes que remetem imediatamente ao Blog não é resultado do acaso e sim do reconhecimento do que aqui é feito. Não só fico muitíssimo contente com essa resposta como também me sinto mais e mais responsável pelo conteúdo publicado e pelos meus leitores. Eles são a razão primeira e última do Blog.

Realmente não dá para agradar a todo mundo. Só espero desagradar o mínimo possível.

24 comentários:

zenício Neto,  16 de julho de 2009 às 07:22  

Gostaria nesse momento, de agradecer publicamente ao Dr. MAURÍCIO pelo apoio e contribuição que o Blog tem prestado a todos os bachareis, bem com colocar em nome de todos os que acompanham o blog nossa força e nosso apoio e dizer-lhe que pode contar conosco.
Parabéns Dr. Maurício pelo excelente trabalho realizado à frente deste tão respeitado blog.

simey,  16 de julho de 2009 às 08:36  

Reitero as palavras de Zenício. Independente se é a favor ou contra o exame de ordem o blog presta relevantes serviços, levando informações imparciais ao bacharéis em direito.

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 09:34  

Oi,
Bom dia!
Alguém aí sabe dizer quando sairá o resultado do exame de ordem 01/09?
Será que vai sair este ano ainda?

Obrigado.

Bruno,  16 de julho de 2009 às 09:37  

Que babaca esse sujeito que lhe enviou o e-mail, Maurício. É mais um que sofre da síndrome do democratismo. Tudo tem de ser democrático, no sentido de que ninguém pode veicular nenhuma opinião própria diferente da dele. Ridículo.

Ao autor do e-mail, vou dar uma sugestão: convide-me para um jantar em sua casa. Irei falar mal de sua mãe, de sua irmã, de você, de seu pai e de todas as gerações conhecidas que os antecederam em sua família.

E aí quando você quiser me expulsar, vou lembrá-lo de que não estará sendo nada "democrático".

Tá bom?

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 09:49  

Olá, sou bacharel em Direito a quase um ano, desde que me formei todas as informações sobre o Exame de Ordem eu busco 1º aqui; primeiro por trazer conteúdos confiáveis e rápidos, segundo visto que o Dr. Maurício dedica-se a grande gama que pretende entrar no mercado de trabalho "um dia" como um Advogado. Meus agradecimentos ao incentivo do Dr. Maurício.
Quanto ao ultimo post, na vida, críticas são inevitáveis.
Às vezes, a crítica tem mais a ver com um estado emocional de quem a faz. Uma pessoa pessimista pode lançar seu pessimismo sobre outra, criticando ou duvidando de suas metas, como a inveja, por exemplo. Ou da frustração sei lá...

E no mais, fiquem todos com Deus!!!

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 10:44  

Dr. Maurício, fui reprovado no exame de ordem (cespe são paulo, exame 137 - segunda fase), tanto é que trocamos idéias por e-mail, mandei minha prova para você, espelho e você disse que minha prova não merecia tal nota, e que estaria a minha disposição para eventual recurso. Você colabora, e muito, pois acesso seu blog todos os dias, e sempre há atualizações e informações novas, principalmente para nós, bacharéis em Direito, quando sai decisões proferidas por juízes de vários estados, como mandandos de segurança, por exemplo, em relação ao exame da ordem. Isso sempre foi de grande valia para todos nós, estudantes ou não, pois são informações úteis e necessárias, para quem queira ou deva estar a par delas. Com relação ao exame da ordem, especificamente, acredito que você tem toda a razão, aliás, o caro leitor que o criticou deveria, também, ser a favor do exame da ordem, como eu sou, mesmo que reprovado de forma injusta. Porém, todos nós, sem exceção, que defendemos o exame da ordem, apenas somos contrários à maneira de como ele é corrigido, ou seja, a questão da subjetividade dos examinadores. Isso todos nós discordamos. Se não tivesse um exame da ordem, eu não faria cursinho e sairia da faculdade sem saber fazer uma peça prática profissional. Porque tudo o que aprendi, já havia me esquecido ou não me esforçei o suficiente para aprender a fazer uma peça que atenderia a necessidade do meu cliente. Por isso sou a favor do exame da ordem, mas, repito, a maneira como o mesmo é corrigido, me faz acreditar que tal exame não passa de uma lavagem de dinheiro, onde a questão da subjetividade dos examinadores acabam deixando você na mão deles, tanto é assim que nem sei o que errei no quesito "português" na minha prova anterior, da qual me tiraram 0,80 de 1.0 ponto, o que contribuiu, e muito, para minha reprovação. Paciência.

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 10:46  

Dr. Maurício esse comentário provavelmente é de pessoa que não acompanha o blog por inteiro, pq ta mais que na cara que o que vc escreveu vc sempre fala mesmo...que não é contra, eu mesma sou bacharel, ja tenteu inúmeras vezes e nem por isso sou contra, discordo de outros pontos mas não o fim, até pq esta classe é a única citada com tamanha importância até mencionada na CF, acabar com tudo o que muitos conquistaram seria muito baixo e vergonhoso até...pessoas despreparadas até em dar opinião onde não conhece o mínimo do perfil de uma pessoa tão importante como vc não merece atenção mas a sua resposta foi digna de um recurso extraordinário com final feliz...hehehe..bjs

Led,  16 de julho de 2009 às 11:16  

Dr. Maurício... Não ligue pra isso..
Deve ser um candidato que reprovou diversas vezes e fica com raiva de tudo.
Eu sou contra o Exame, mas sou favorável ao blog.

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 11:18  

quem fala o que quer ouve o que não quer!!!

Parabéns dr. Maurício, o blog sempre tratou a questão em comento com muita imparcialidade, na verdade sendo um espaço de muito debate e opiniões diferentes, mas sempre respeitosas.

JV 16 de julho de 2009 às 12:54  

Sou de São Paulo, capital, e louvo o Blog por dar a oportunidade de pessoas de diferentes estados da Federação poderem lançar seus comentários, do seu modo, com sua bagagem cultural e experiência de vida.

Dr. Mauricio, vossa excelência tem prestado um relevante papel à sociedade ao permitir a manifestação de diferentes opiniões e sempre procurando balizar os debates com matérias sobre o tema. O fato de vossa excelência ser contra ou a favor do exame é irrelevante quando sua conduta demonstra estar ao lado dos que de alguma forma necessitam de ajuda. Cito como exemplo as dicas de como realizar a prova ou quando lança críticas justas a OAB por ter prejudicado candidatos ou ainda por haver modificado o edital após início do certame.

Vivemos uma quadra de ignorância e intolerância.

O cidadão que postou sua mensagem manifestou sua opinião, mas errou ao fazer um juízo de valor ao desferir as expressões "Nada democrático...e muito manipulador". Será que expressar a sua opinião seria antidemocrático? Ou seria a censura à manifestação? Pela lógica do autor das críticas, todas as paginas temáticas de revistas, jornais, internet tal como a deste Blog, seriam manipuladoras, pois, todas tem um propósito de segmentar suas matérias afim de facilitar a localização do interessado.

Reitero minhas considerações a vossa excelência e desejo que Blog continue a servir a comunidade que dele se serve.
Jaison

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 12:59  

Dr.Maurício, tenho acompanhado o seu trabalho, e me identifiquei muito com ele, já fiquei reprovado no exame algumas vezes, umas por falhas próprias, outras a meu ver, por culpa da OAB.
Sou a favor do exame com critérios claros e coerentes, não jogando somente nas costas dos bacharéis e das universidades, (hoje o pobre esta podendo estudar). Entendo que todos, advogados e bacharéis deveria fazer a cada 3 anos o mesmo exame, para assim se fazer uma leitura real dos profissionais que temos no país.

Quanto ao mais, não haveria nem a necessidade sua manifestação, pois o seu trabalho já fala por si só,

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 13:02  

Fiz o comentário pq tenho observado as noticias nos últimos dias, e estas sempre são favoráveis ao exame. Passei na prova 2008.3 ( com recurso), não sou contra o Exame. Entendo que seria bom ver noticias contrarias. Fiz na 2° fase trabalho e uma verdadeira vergonha foi a correção da minha prova e de alguns colegas. Então não posso levantar a bandeira p/ OAB, pois não estão nem um pouco interessados em facilitar o exame. O q sabemos é q será incluída mais algumas disciplinas no prox. ano.

Bassáltamo 16 de julho de 2009 às 13:28  

Caro Dr. Maurício,

Não se deixe levar por opniões carentes de qualquer conteúdo, ainda mais sendo um anônimo.
Continue o bom trabalho.

Paulo Amaral,  16 de julho de 2009 às 14:25  

Dr° Mauricío, desde que decidi fazer o meu primeiro Exame da OAB, que foi o 2008.1, tenho buscado todas informações nesse blog e na sua comunidade no orkut.Ainda não passei no exame da OAB, MAS TENHO ACOMPANHADO ATRAVES DO BLOG A SUA DEDICAÇÃO AOS BACHAREIS EM DIREITO,inclusive imagino, abdicando do acompanhamento até da propria familia para se dedicar a esse blog, pois está sempre atualizado. (Não ligue pra esse comentario"invejoso" e continue sendo feliz fazendo o que gosta.)

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 15:29  

Dr. Mauricio, no edital de convocaçao da prova prático-profissional, diz o seguinte: "2.1 A relação contendo os nomes dos examinandos aprovados na prova prático-profissional será
divulgada na Internet, nos endereços eletrônicos www.oabms.org.br ou www.oab.org.br, na data
provável de 21 de julho de 2009.

Diferente da sua agenda, que consta o resultado pro dia 20-07-09
seria propicio a mudança para o dia 21-07 para evitar possiveis ataques cardiacos.

Brincadeira a parte, parabens pelo seu blog, excelente instrumento de informaçao aos menos favorecidos financeiramente, pois acredito que passarei nessa segunda fase e devo muito ao blog.

Continue assim.

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 16:13  

Dr. Maurício, estou fazendo pela 6ª vez o exame, já passei uma vez na 1.a fase e ...
Eu acredito que ninguém é contra o Exame em sã consciência. Que deve ter o exame, para que, realmente não tenhamos aqueles cursos mal feitos ou diplomados por fraudes, enfim. Acho que a sociedade entende as razões da existência da prova. Mas o quê não faz parte deste consenso, são os problemas quanto ao processo viciado que a OAB tem apresentado. Muitas pegadinhas, muitos EXCETOS, questões erradas, retorno a 1.a fase (após aprovação), total subjetivimo na 2.a fase, enfim tem uma gama de faltas que estão queimando o filme da OAB e isto um dia vai ter que ser sanado. A fama da OAB por aplicar provas com estes problemas, de nada elevam o nome da OAB. Ao contrário, toda a sociedade (bacharéis) familiares dos bacharéis, que somam milhões de pessoas, sabem que a OAB passou da conta. O STF, creio eu, terá que mudar isto. Não se sustenta, acredito eu, por mais 5 anos este modelo. É bem verdade, que o meu comentário, está carregado do meu interesse em obter aprovação. Mas eu tenho visto, colegas que passaram no exame e não concordam com o modelo. Enfim é um mal estar totalmente desnecessário. Não acredito que a OAB lucre com isto. E a sua imagem, infelizmente tem sido bastante questionada quanto à boa-fé do Exame.

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 16:20  

A OAB para "cobrar" ou ser tanto "exigente" em reprovar em altos índices, deveria em contrapartida, oferecer algo aos bacharéis. Ora, é muito fácil por exemplo, o Ministério da Saúde, por exemplo, através dos seus serviços, indicar que várias pessoas estariam com a Gripe Suína, mas que não oferecesse nenhum acolhimento para sanar o problema. Este é um ponto que ninguém toca, nem OAB, nem o MEC, nem as Faculdades. E fica aí milhões de bacharéis sem a espada da justiça e totalmente desbalanceados.

Anônimo,  16 de julho de 2009 às 22:15  

Achei muito pertinente o comentário de um dos anônimos.
Gostaria de ver os advogados participando do exame da ordem, mas sem proibição no exercício profissional, mais com pontuação que diferenciasse o bom do regular.
De qualquer forma é bom alguns comentários que provoquem o bom debate.

Um abraço a todos.

Unknown 17 de julho de 2009 às 01:14  

Dr. Maurício,infelizmente por falta de tempo não foi possível comentar a tal postagem em questão, mas hoje acessei especialmente para saber se havia uma resposta sua.
Não concordo com a forma que foi postado a posição do colega "Anonimo", acompanho há um bom tempo e percebi que são postadas por vc toda e qualquer informação sobre o exame de ordem, inclusive o andamento para sua abolição.
É sempre clara e transparente a sua postura frente a necessidade do exame, mas muito mais devemos enfatizar a sua dedicação para com todos os bacharéis, e se mostra incansável em postar recursos e etc.
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.

Anônimo,  17 de julho de 2009 às 03:02  

Coisa de subdesenvolvido achar q ter posicionamento claro é "anti-democrático"...
Nos paises do 1o mundo todos os jornais assumem suas preferencias em editoriais.
Em blog, q é um jornal pessoal e assinado, escreve o q quiser, portanto q não extrapole outros principios sociais. Se bem q nos EUA, país q todos adoram seus produtos e afins, a liberdade de expressão, inclusive, abrange ser - por exemplo, racista ou nazista. O q não pode é utilizar desses ideiais para ferir ou preterir. Mas "achismos" são idéias e atitudes pessoais. O Dr Mauricio escreve o q acha e lê quem quer. Até eu q passei de 1a no 37o exame e venho pq gostei da casa...

Anônimo,  17 de julho de 2009 às 10:05  

Foi infeliz o comentário do nosso coléga... quem acompanha o Blog tem sua opinião contra ou a favor do Exame de Ordem, mas sabe que facilmente encontra neste veiculo de discução matérias e comentários pertinentes para ambos os lados...

Parabéns Dr.Maurício pela sua transparência! e obrigado por nos disponibilizar esse veiculo de comunicação!

DTibes.

Lourdes Tayt-Sohn 17 de julho de 2009 às 13:06  

Parabéns pelo Blog, que a mim muito ajudou. Fiz o exame pela 2a vez e pelo que acompanhei neste blog, passei. Sou favorável a prova da Ordem, mas claro, todos tem direito a sua opinião (lembrando o filósofo, defenderei o direito de dizê-lo, desde que a manifeste com respeito. No mais é lemabrar do poeta: "eles passarão, eu passarinho"! Paz e Bem!!

Maria de Lourdes - Teresópolis - RJ

Anônimo,  19 de julho de 2009 às 11:04  

Dr. Maurício lhe admiro como profissional e mesmo sem conhece-lo pessoalmente , também humanamente acredito que a melhor postagem foi a do colega que gerou toda polemica, pois o blog já e bom, tenho certeza que fica melhor. um abraço.


Luiz

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP