Justiça autoriza jovem de 15 anos a cursar faculdade de Direito em GO
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Não posso falar do brilhantismo ou não da adolescente, que pode perfeitamente ser uma pessoa muitíssimo inteligente, mas a primeira impressão apreendida dessa história é que qualquer um hoje consegue ser aprovado no vestibular para Direito. Há um excesso de faculdades e pouquíssima fiscalização.
Justiça autoriza jovem de 15 anos a cursar faculdade em GO
GOIÂNIA - A Justiça goiana autorizou, nesta quinta-feira, por meio de liminar, uma adolescente de 15 anos a ingressar no curso de direito na Universidade Católica de Goiás (UCG). A jovem - que pediu para não ter o nome identificado - prestou o vestibular na instituição no mês passado e foi aprovada na primeira chamada. - A prova não foi fácil, como as pessoas podem pensar - disse a jovem. Ainda cabe recurso por parte da instituição.
A adolescente reside em Goiânia e conta que havia se inscrito no vestibular para treinar e começar a se preparar para o próximo ano, quando conclui o ensino médio. - Eu gosto mais da área de humanas do que de exatas, então escolhi direito por ser o curso com que eu mais me identifiquei - afirmou.
Foi a primeira vez que ela se inscreveu para um processo seletivo de um curso superior. O resultado positivo deixou a jovem animada e a família apoiou a decisão de tentar na Justiça a permissão para cursar direito paralelamente ao ensino médio. - Eu entrei na Justiça, mas sem pressão porque ainda tenho tempo. Não estava esperando que a liminar saísse. Fiquei muito feliz. Quero fazer o curso, não acho que vai atrapalhar meus estudos. Tenho de me dedicar mais. Acho que posso aprender nos dois, agora fazendo o que eu gosto - ressaltou.
Cautelosa, a jovem fez questão de frisar que o fato de uma garota na idade dela ter passado no vestibular da UCG não significa que o curso seja de má qualidade. - Ano passado falaram muito mal de uma universidade que aprovou um garoto de 8 anos de idade aqui em Goiânia. Eu não acho que seja o caso - acrescentou.
A liminar foi expedida pelo juiz da 12ª Vara Cível, Sergio Divino Carvalho, a pedido do advogado da adolescente, Edilberto Dias. Ele ainda precisa analisar o mérito do processo.
Fonte: JB Online
A posição da OAB:
OAB-GO critica ingresso em faculdade sem ensino médio
O presidente em exercício da OAB-GO, Henrique Tibúrcio Peña, acredita que a liminar que permitiu a uma adolescente de 15 anos de idade ingressar no curso de Direito da Universidade Católica de Goiás (UCG) será cassada. O comentário foi feito após a imprensa divulgar o caso da jovem que prestou o vestibular na UCG no mês passado e foi aprovada logo na primeira chamada. Na matéria, a adolescente, que pediu para não ser identificada e reside em Goiânia, conta que havia se inscrito no vestibular para treinar e começar a se preparar para o próximo ano, quando conclui o ensino médio. Segundo a reportagem, ela pretende cursar a faculdade de Direito paralelamente ao Ensino Médio.
"É uma distorção", afirmou Henrique Tibúrcio. "Apenas a capacidade intelectual da estudante não é condição que autoriza a efetuação da matrícula na universidade", esclareceu. "O ensino é um processo continuado, de formação e amadurecimento, e a conclusão do ensino médio é requisito imprescindível à matrícula em curso superior".
Fonte: OAB GO
4 comentários:
Se as regras legais exigem a conclusão do ensino médio, está errada a decisão judicial que permite a garota cursar a faculdade, seja ela de direito ou não. Não é questão da idade, é questão de não ter concluído o ensino médio. Se for assim, todos vão ter o mesmo direito, ou seja, qualquer um faz inscrição no exame como treino e pasando procura a justiça para cursar a faculdade. É no mínimo injusto para com aqueles que percorrem todo o caminho exigido (cursando o ensino médio) para só depois começarem a faculdade.Que mnudem as regras, porque cmo está não deve ser permitido. Além de tudo, passar num vestibular não é nenhum bicho de sete cabeças, qualquer aluno dedicado e esforçado que esteja na sétima série consegue facilmente.
Se a adolescente tivesse sido aprovada em um vestibular da USP, São Francisco, etc., aí eu diria merecer mesmo cursar a faculdade mesmo sem ter concuído o ensino médio, mas aprovação nesses vestibulares por aí que qualquer um passa e sabe-se lá como, não pode ainda cursar faculdade não.
DEixem cursar...de que adianta? Depois a OAB veda seu exercicio profissional mesmo no exame de ordem...ou então inventa outro provimento absurdo exigindo que tenha idade minima de 21 anos para exercer....rsrsrsr!
Isso sim é um absurdo, será que ninguem abre os olhos pra isso. Só enchergam o erro quando nao passar no exame da OAB, ai vao se queixar da má QUALIDADE DO ENSINO, devem barrar antes de gastar todo seu dinheiro nessa ilusao de que é inteligente, hoje qualquer um passa nos vestibulares das universidades particulares, até mesmo pessoas que estao 10 ou 20 anos sem estudar. Acordem pra vida, vamos exigir nossos direito, e nao contribuir para que esse descaso aumente ainda mais.
Postar um comentário