Sustentação oral é momento essencial à defesa

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ao julgar o Habeas Corpus (HC) 86551 em abril, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) seguiu o entendimento do ministro Celso de Mello e anulou julgamento de um habeas corpus realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os ministros determinaram que aquela corte deveria analisar novamente o processo, dessa vez com prévia comunicação, ao advogado, da sessão em que aconteceria a análise da questão, para que pudesse ser realizada sustentação oral, considerado pelo ministro como momento essencial da defesa.

O HC foi ajuizado no STJ em favor de cinco réus que respondem a processo na Justiça de Santa Catarina, e tiveram quebrados seus sigilos bancário e fiscal, além de terem sofrido o sequestro de seus bens pelo Poder Judiciário.

A relatora do processo no STJ indeferiu o pedido de sustentação oral durante o julgamento do HC, alegando que a intimação da data da sessão para o advogado careceria de amparo legal. Em seu voto, porém, o ministro Celso de Mello frisou seu entendimento de que “a sustentação oral, por parte de qualquer réu, compõe o estatuto constitucional do direito de defesa".

Para o ministro, na verdade, a sustentação oral, principalmente em ações penais, qualifica-se como um dos momentos essenciais da defesa. “A indevida supressão dessa prerrogativa jurídica pode afetar, gravemente, um dos direitos básicos de que o acusado – qualquer acusado – é titular, por efeito de expressa determinação constitucional”.

Fonte: STF

1 comentários:

Fábio 30 de julho de 2009 às 13:22  

Prezado Dr. Maurício,

Lendo seu blog e a notícia postada, bem como após avaliar o público a que se direciona, decidi postar, para sua apreciação, o endereço do meu blog, que trata somente de sustentação oral.

O endereço é:

http://sustentacaooral.blogspot.com/

Se puder, indique a seus seguidores. O blog se iniciou ontem e desde já tem a intenção de atingir profissionais de todo o país.

Muito obrigado.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP