O que fazer uma semana antes da prova?

sábado, 9 de maio de 2009

Próximo ao dia decisivo a uma seleção pública, candidatos enfrentam, além da ansiedade normal, a dúvida entre estudar ainda mais ou descansar.

Fim da maratona de estudos? Tempo para descansar ou dar uma última olhada no conteúdo? Tentar estudar as matérias que não conseguiu durante a preparação? O que fazer na última semana que antecede a prova de um concurso público é uma preocupação dos candidatos que estão participando de seleções, sobretudo para cargos muito concorridos.

A elevada concorrência ajuda a manter a tensão na maratona final de estudos. Em qualquer caso, os especialistas garantem que os momentos finais de preparação podem ser decisivos.

– É essa reta final que determinará quem vai passar e quem vai bater na trave – garante o professor de concursos João Trindade Cavalcanti Filho.

Para Cavalcanti, a última semana que antecede a prova é a hora de solidificar o entendimento do que sabe. Se domina o conteúdo, vale a pena dar uma revisada. Se não sabe, é melhor não se desesperar, aconselha:

– Conhecimento, equilíbrio psicológico e bem-estar físico. Essa é a receita clássica para chegar bem na prova.

Apesar de já ser velha conhecida dos concursandos, a receita nem sempre é seguida. Everardo Leitão, também professor na área de seleções públicas, lembra que os últimos dias antes da prova costumam ser de grande tensão. E muitos tentam fazer o impossível, que é revisar toda a matéria. Isso só aumenta o estresse.

Gilberto Salles, 30 anos, e o consultor Marcelo Abreu, 27 anos, tiraram duas semanas de férias para poder revisar tranquilamente o conteúdo proposto pelo edital das provas da Anatel.

Com as férias, Abreu pôde se organizar, estudar o que está faltando e resolver os exercícios da prova passada.

Para quem trabalha, uma folga ajuda. Se o candidato apenas estuda, é importante diminuir as horas de dedicação aos livros e apostilas.


Aposta nos exercícios
> Fazer exercícios na última semana para fixar o que já sabe e descobrir os pontos fracos é unanimidade entre as dicas de sucesso dadas pelos professores.
> Última semana não é a hora para aprender o conteúdo nem para tentar adivinhar o que vai cair na prova. Só descansar tentando não lembrar da prova também não é uma boa. O treinamento com exercícios ajuda a entender a banca e a dar o ritmo necessário.
> Fazer testes ligados ao tema traz autoconfiança ao candidato, que vai entender as questões da banca e aplicar o que já sabe. Se não estiver bem preparado, vai saber com antecedência e não vai criar tantas expectativas.
> Diminuir o ritmo das atividades diárias nos últimos momentos é uma alternativa para chegar descansado na prova e conseguir o necessário bem-estar na hora H.
> Para quem trabalha, uma folga ajuda. Se o candidato apenas estuda, é importante diminuir as horas de dedicação aos livros e apostilas.


Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2455737.xml&template=3898.dwt&edition=11992&section=1031

4 comentários:

Clê 9 de maio de 2009 às 17:59  

Ola Mauricio, estou aqui comentando.
O mais importante de tudo é saber que não da pra rever 5 anos em uma semana. Então procure revisar somente sem querer "aprender" de ultima hora.
Grande abraço e boa sorte aos candidatos.
Clê

Anônimo,  9 de maio de 2009 às 19:37  

Prezado Dr Mauricio,
Antes de + nada quero agrader TUDO o q o Sr faz pela gente. Depois, venho dar meu estímulo: 2a feira vou prestar juramento no Rio. Passei no último exame. Disseram q foi muito difícil, mas nem precisei das questões anuladas! Apenas me dediquei. Quero dizer tb q, mesmo estudando bastante, princialmente para a 2a fase/Penal, eu trabalhave em 2 lugares diferentes e só assisti as aulas sábados e, algumas, domingos. Não me entreguei a preguiça. Ias mesmo exausta acreditando q aprendia mesmo cochilando. Estudar mesmo se resumeiu a ler umas apostilas de 2 ou 3 matérias e acreditar q Deus me ajuda. Foi muito + fácil do q esperava e sofri a toa. Vão com Fé e calma. Boa sorte, pq além de do estudo, Sorte tb é importante :)
+ 1 x: OBRIGADA, Dr Mauricio!!!!

Unknown 14 de maio de 2009 às 10:31  

Amaury Carlos- Ariquemes-RO.
É lógico q. vc. deve estar sintonizado nas materias de prova, mas importante é estar confiante e saber que Deus é quem pode te abençoar. Faça o possível de sua parte que Deus faz o impossível pra vc. até a prova. Boa Sorte.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP