Considerações sobre as probabilidades de aprovação

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Candidato com 50 pontos - Independente de quantas ou quais questões o Cespe anule, quem fez 50 pontos está 100% na 2ª fase e nada pode mudar isso. Anulação de questões não gera decréscimo na nota. Ou ela se mantém a mesma ou sofre um aumento, nunca redução.

Candidato com 49 pontos - Se o cespe anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 48 pontos - Se o cespe anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 47 pontos - Se o cespe anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

Vejamos mais uma vez o histórico de anulações do exame unificado:

2006.1 = 3
2006.2 = 8
2006.3 = 3
2007.1 = 2
2007.2 = 4
2007.3 = 4
2008.1 = 3
2008.2 = 3
2008.3 = 6
2009.1 = ?

Nunca o Cespe anulou apenas uma questão;

Apenas 1 vez anulou 2 questões;

Em 4 oportunidades anulou 3 questões;

Em 2 anulou 4;

Em 2 anulou mais de 4.

No próximo exame eu aposto entre 3 e 4 questões anuladas, com uma ligeira preferência para 3 questões.

A torcida de cada bacharel é pelo maior número de questões anuladas. Mas ninguém deve se iludir. Acontece, evidentemente, alguns milagres, como uma candidata que no exame passado se beneficiou das 6 questões anuladas e foi para a segunda fase. Isso foi uma excepcionalidade. Quem fez 46 ou 45 pontos têm chances, mas são muito, muito remotas. Quem fez 44 pontos, para mim, não deve nutrir esperança alguma. Seis anulações no exame passado geraram críticas da própria OAB em relação ao Cespe. Não creio que tal exposição ocorra duas vezes seguidas.

De toda forma, vamos ver o que a OAB e o Cespe farão. Vai que acontece uma surpresa!

Os cálculos de probabilidade aqui apresentados são apenas estimativos.

22 comentários:

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 01:36  

Quem acertou 47 tem chance??

Pedro Paulo,  20 de maio de 2009 às 01:43  

Fiz 50 questões!! estou na minha terceira OAB...na oab retrasada fiz 47 questões, 3 questões foram anuladas e só uma serviu para mim. Essa estatistica feita pelo blog é muito coerente.

Admito que não estudei quase nada para todas as 3 provas que fiz...mas tô animado pra 2 fase! ESTUDARRRRRR!!!

Pra quem não conseguiu dessa vez, não desanimem!! Quem fez 48/ 49 questões faça o cursinho pra 2 fase!!!! Tenham fé!!!!

Abraços
Pedro Paulo

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 01:58  

Dr. Maurício, justamente por não querer a OAB ser "bombardeada" com críticas e ainda mais estando ela no centro de uma polêmica em razão do Projeto de lei 186/06 que tramita no Senado Federal visando a extinção do exame, estou apostando que no máximo 1 questão será anulada. Acho que a prova do exame 2009.1 foi elaborada com muito cuidado (certamente encontrarão mil razões para indeferir os recursos)justamente para evitar número elevado de anulações, pois se isso ocorrer será um mini-desatre para a imagem do próprio exame, o que pode (não se sabe) ter alguma influência sobre os parlamentares na hora de votar o referido Projeto de Lei e disso a OAB tem pavor.

Maurício Gieseler de Assis 20 de maio de 2009 às 02:01  

Seu raciocínio é bastante pertinente. De fato é uma possibilidade.

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 02:39  

Minha aposta é em 0 questões anuladas na prova 2009.1.

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 07:54  

Dr. Maurício, só por questão de curiosidade, eu gostaria, se possível for, que o Srº comentasse uma questã que não foi confrontada em nenhum dos gabaritos, porém ainda assim preciso de um posicionamento seu.
Bem estou falando da questão 85, que fala da lesão corporal, o enunciado diz que Ana atingiu levemente o brço de Bruna e que essa ao dirigir-se ao hospital, para tratar o fermento, faleceu em decor`rência de um traumatismo craniano, por causa do acidente que sofrera no caminho.
Ocorre que não podemos constatar que a lesão tenha sido grave, isso seria ir além do que diz o enunciado, a lesão corporal leve, tem Ação penal condicionada, se a vítima morreu antes de levar a notícia, como é que Ana vai responder pelo delito de lesão corporal????
desde já agradeço, a atenção prestada com tanto afinco, que sem dúvida nos é de grande valia.
obrigada mesmo.

Diego Bayer 20 de maio de 2009 às 09:14  

Dr. Maurício, qual as questões que o pessoal mais está em dúvida e que podem ser alvo de recurso ?
Fiquei com 49 e queria te ruma previsão de possíveis anulações.
Att.
Diego

Diego Bayer 20 de maio de 2009 às 09:16  

Bom dia Dr. Maurício, gostaria de saber em quais questões o pessoal está mais em dúvida e que provávelmente serão motivos de recursos.
Fiz 49 questões e estou querendo ter uma visão de quais podem ser anuladas para ver se ainda tenho chance.
Fico no aguardo.
Abraços
Diego

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 09:47  

Bah eu tô tri confiante.. tinha mta questao.. duvidosa.. bah .. pelo amor de Deus.. eu to imaginando que ao menos.. 3 vao ser anuladas simmmmmm

Unknown 20 de maio de 2009 às 10:12  

Professor a prova na verdade não estava difícil. o que o CESPE faz é uma vergonha pois quer que os alunos fiquem achando as pegadinhas dentro das questões. e naquele momento estressante da prova.. vc que logo chegar ao fim e infelizmente acaba passando por detalhes que te levam a erro.
Aonde está o valor de nosso 05 anos da faculdade..
será que esse elaboradores de provas de Ordem já passaram por esse teste que nos submetem a 03 vezes pór ano?
Não posso afirmar .. mas acredito que nenhum deles passaria nessa prova que elaboram atualmente...
Infelizmente estou na dependencia de recurso.. peço a sua abeçoada ajuda para conseguirmos derrotar esse mosntro que é a prova da ordem
agradeço por seu trabalho que muito tem colaborado com os alunos.
abraços...

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 10:38  

fiz 48 caderno delta, quais vcs acham que podem ser anuladas?
ARIANE

Miranilde,  20 de maio de 2009 às 10:46  

É professor Maurício, essa candidata fui eu... fui pra segunda fase com 50 pontos e passei, já estou com a carteira na mão... Creio que quando Deus tem algo pra nós ele move céus e terra!!! Fez a Cespe anular as 6 questões pra que eu conseguisse!!! Obrigada Deus!!! O blog e a comunidade no orkut me ajudaram muito tb... Obrigada Professor, pelo seu trabalho aqui dando apoio e suporte a todos os bacharéis...

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 12:26  

Fiz 45 pontos, pela 1ª vez não estou preoculpado, se não conseguir aprovação vou para a próxima, sabendo que o CESP, SÓ anula por conveniência e oportunidade, tudo pode acontecer, inclusive nada.
É frase mais correta que posso deixar nesse blog. Abraços a todos.

Unknown 20 de maio de 2009 às 12:48  

Fiz a prova passada (55) e essa (52). Passei na primeira fase das duas sem depender de recurso.
Mas estou na torcida por todos que estão aguardando. Vamos torcer.
Sobre cursinhos, não recomendo. Eu fiz Processus pra segunda fase trabalhista e ele não me ajudou. Acho que o candidato ganha mais estudando sozinho... E gasta menos.
Econimizem R$ 200 e comprem, com esse dinheiro, a CLT do Carrion... Heehehehehe
Abraço e boa sorte para todos!

Unknown 20 de maio de 2009 às 12:49  

Para quem não passou, fica o ensinamento do Dr. Maurício... Estudem deontologia (Estatuto da OAB, Regulmento Geral e Ética). Acertei 7 de 10 nessa prova e foi fundamental para a aprovação.
Gabaritem na próxima. Abraços

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 14:58  

A questão 20 não seria uma propicia???
Referente a CPI...
Na maioria dos gabaritos extra judiciais que conferi... informava como certa a resposta não podem determinar a quebra de sigilo...
inclusive eu acho.. que esta beeeeem correta esta resposta!!!!Por favor.. o que acham???
Preciso de questoes anuladasssss... Vlw galera... Obrigada a todas as pessoas que estao interessadas em nos ajudar...

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 15:10  

Reforço o pedido sobre quais são as questões mais controvertidas e passíveis de anulação. É certo que algumas são absurdas e provavelmente serão anuladas.

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 15:29  

Acertei 44 no passado e aproveitei as 6 anuladas, na segunda fase tirei 54!!!!meu recurso foi improvido!!!

Anônimo,  20 de maio de 2009 às 19:59  

DR. MAURÍCIO EM RELAÇÃO AO COMENTÁRIO DA QUESTÃO 85, EU MARQUEI LESÃO CORPORAL, MAIS EU ACHO QUE O COMENTÁRIO FEITO SOBRE ELA É PERTINENTE, O QUE O SR] ACHA?
FLÁVIO

Maurício Gieseler de Assis 20 de maio de 2009 às 22:37  

A questão 85 está certa, não tem o que alterar nela não.

Unknown 21 de maio de 2009 às 13:08  

Não me parece que o CESPE esteja tão preocupado com sua imagem perante a OAB e os examinandos, uma vez que em nada se esmerou para elaboração de um exame técnico. É minha primeira prova e notei que não havia critérios,ora era a regra, ora era a exceção, ora era a letra fria, ora interpretação do enunciado. Tal exame verdadeiramente foi confuso e principalmente sem o intento de verificar conhecimentos.

Anônimo,  21 de maio de 2009 às 21:40  

Rita, sempre a tônica doexame sempre foi e sempre será essa que você citou e sabe a razão? R E P R O V A R, porque tem advogado demais. A cada exame eles esculhambam um pouco mais, at´pe que cheque um dia que ninguém queira mais ser advogado (mas vai demorar pelo menos uns 30 anos), aí o exame acaba.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP