Suas chances de passar
domingo, 22 de março de 2009
Poderíamos fazer um prognóstico das chances gerais que cada um tem de lograr sucesso na terça-feira, com base na análise do grau de dificuldade da prova e os percentuais de aprovação nos últimos dois exames de ordem.
No exame 01/2008, cuja prova subjetiva teve um grau de dificuldade semelhante ao da prova subjetiva do exame 03/2008, o percentual geral de aprovados na 2.ª fase em relação aos aprovados na 1.ª Fase foi de 88,43% (média nacional), sendo que o Estado de Sergipe foi o que mais aprovou (95,77%) e o Estado de Tocantins o que menos conseguiu aprovar (73,68%).
Já a prova subjetiva do exame 02/2008 foi significativamente mais difícil que a da 2ª fase do exame 01/2008 (aliás, foi a prova subjetiva mais difícil da história do exame unificado), o percentual geral de aprovados na 2.ª fase em relação aos aprovados na 1.ª Fase foi de 62,96%, sendo que o Estado do Ceará foi o que mais aprovou (73,76%), e o Estado de Rondônia o que teve o pior desempenho (45,45%).
Eu acredito que o percentual de aprovação dos bacharéis em relação aos aprovados na primeira fase, ao menos, igualará o percentual do exame 01/2008, ficando bem longe do que aconteceu no último exame. Pelos relatos colhidos até agora, é provável que cheguemos a 90% de aprovação neste exame. Ou seja, falta muito pouco agora para VOCÊ botar as mãos na sua vermelhinha.
Terça-feira será o dia! Nos veremos lá!
Fonte das estatísticas:http://www.oab.org.br/examedeOrdem/default.htm
9 comentários:
Q eu tb seja 1 deles :) BOA SORTE q seja 100% dessa vez :)
Sem entrar no mérito da questão matemática, agradeço ao colega o conforto de suas projeções otimistas. Valeu! Até 24 de março!
Resumindo o POST, quem não passar na segunda fase da CESPE é muito burro!!! depois querem comparar grau de dificuldade da prova com SP. Ahhhh! vão se catar.
Essa última postagem do anônimo revela que, infelizmente, o Blog precisará moderar os comentários. É uma lástima, mas a falta de educação de quem deveria ser educado em função do ofício que pretende exercer me obriga a tomar tal atitude.
nobre doutor a advocacia em Brasilia é boa, ou é lenda. Estou vendo os campos pra trabalhar, queria uma opinao do senhor. Me ajude. se o senhor puder me ajudar com a sua opiniao.
rodrigoalexandrealves@hotmail.com
Infelizmente Dr. Maurício, o que ocorre aqui não é muito diferente do que ocorre no mundo real no resto do país, uma pena! Mas acredito que com o tempo e o regime democrático, tudo tende a melhorar. Nunca desisto de acreditar neste país!Parabéns por sua coragem e dedicação totalmente desprovidas de qualquer interesse.
Agradeço desde já os númeos levantados e espero que todos obtenham êxito nas suas provas.
Abs.,
André Sá
Quero dizer também doutor, que concordo com a sua opinião. Eu estimei também em matemática simples, pois acredito que em torno de 30% dos condidatos sejam aprovados no exame de ordem. Sempre foi assim nos ultimos 6 exames e dessa vez não vai mudar. Como nesse último exame passaram em torno de 20% eu acho que somente anularam 6 questões para poder chegar ao percentual de 30%. Logo nesta segunda fase, não serão necessárias muitas reprovações no exame para atingir esse percentual.
O exame 2008.2, na prova objetiva foi sensivelmente mais fácil do que o exame 2008.3, não que o exame 2008.2 tenha sido fácil, pelo contrário, é que o exame 2008.3 veio de lascar mesmo.
Acredito sinceramente que esta segunda fase reprovem poucos candidatos, sendo que a maioria deles são os que passaram na repescagem, pois não tiveram tempo de se preparar para a segunda prova, que acredito ser tão difícil quanto a primeira.
Eu tirei 44 na nessa última prova da oab, realizada em 17/5/09, contando com os recursos quais são minhas chances de passar pra 2° fase?
Postar um comentário