OAB SP recebe 23.303 inscrições para o exame de ordem 137

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Lembrando que o exame em São Paulo não é unificado!

A Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP divulgou o número de inscritos no Exame de Ordem 137 que totalizou 23.303 candidatos para a primeira fase, que acontece no próximo domingo (11/1), a partir das 8 horas.

Além da Capital, com 8.440 candidatos, o maior número de inscritos está nas cidades/sedes de Campinas (1.334), São Bernardo do Campo/São Caetano (1.430) e Santos (947).

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, lembra que o primeiro Exame do ano é sempre o mais concorrido dos três realizados e tem expectativa positiva sobre o desempenho dos candidatos. “ No Exame 134, realizado em janeiro do ano de 2008, tivemos um bom índice de aprovados na primeira fase que foi de 45%. No entanto, acredito que somente nos próximos anos começaremos a sentir os reflexos positivos da decisão do MEC de reduzir a oferta de vagas nos Cursos de Direito em todo o país, que não reuniam condições mínimas para formar os bacharéis, o que resultava em baixo aproveitamento dos bacharéis no Exame de Ordem”, diz D´Urso.

Na Capital paulista, as provas serão aplicadas apenas na Uninove – Campus Barra Funda – Rua dr. Adolfo Pinto, 109. No Interior, nas cidades de Adamantina, Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté .

A íntegra das questões estará disponível no site da OAB SP (www.oabsp.org.br) ainda no domingo, após as 17 horas. Já as abstenções devem ser divulgadas na segunda-feira (12/1) e o gabarito da primeira fase tem previsão para ser divulgado na terça-feira (13/1), no final da tarde.

A Prova Objetiva contém 100 questões de múltipla escolha, com quatro opções cada, sobre as seguintes matérias: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e também questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

Os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões estarão habilitados a prestar a segunda fase do Exame de Ordem, prevista para 15 de fevereiro. Essa fase – Prova Prático-Profissional – compreende, necessariamente, duas partes distintas: a) redação de peça profissional, privativa de Advogado; e b) cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema. Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área escolhida pelo candidato na ficha de inscrição.

O Edital dos locais de prova estipula que a duração será de 5 horas, mas que os candidatos não poderão deixar a sala de exame antes de 2h30 após seu início. Será eliminado o candidato que estiver portando aparelhos eletrônicos, como “bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha”

Os bacharéis também devem ficar atentos à documentação, pois somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando um dos documentos de identidade original, que bem o identifique como: Carteira e/ou Cédula de Identidades expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédula de Identidade fornecida por Órgãos ou Conselhos de Classe, que, por força de Lei Federal, vale como documento de identidade, como por exemplo: a Carteira de Estagiário expedida pela OAB, CREA, CRC; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia) e Passaporte, dentro do prazo de validade.

Inscritos por cidades:

Adamantina
127

Americana
344

Araçatuba
457

Araraquara
307

Assis
283

Barretos
224

Bauru
760

Bragança Paulista
320

Campinas
1334

Espírito Santo do Pinhal
192

Franca
421

Guarulhos
619

Itapetininga
313

Jundiaí
441

Marília
326

Mogi das Cruzes
510

Osasco
923

Piracicaba
523

Presidente Prudente
371

Ribeirão Preto
677

Santos
947

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul
1430

São Carlos
192

São João da Boa Vista
229

São José do Rio Preto
897

São José dos Campos
519

São Paulo — Capital
8440

Sorocaba
676

Taubaté
501

TOTAL
23303

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP