Arredondamentos
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Vou dar um exemplo de como o Cespe arredonda a nota da prova:
Se você tirou de 5,1 até 5,4, o Cespe arredonda a sua nota para 5,0. Se você tirou de 5,5 a té 5,9, o Cespe arredonda para 6,0.
Muitos ainda não conseguiram ver sua prova. Leiam o post abaixo sobre a melhor forma de proceder quanto a isso.
19 comentários:
No recurso é necessário tirar 6,0, ou basta 5,5 para arredondarem?
ONDE ACHO ESTA REGRA DE ARREDONDAMENTO?
por favor onde ta essa regra de arrendondamento, pois no edital da prova não fala nada sobre isso
Não está escrito em lugar nenhum. É um critério do cespe em razão da impossibilidade de se dar notas quebradas. Foi assim no exame anterior.
acontece q cabe recurso no meu enterder pois o edital não refere nada sobre esse ponto e então não pode ser interpretado de forma a prejudicar o examinando...eu tirei 5,3 e vu recorrer...o q o doutor aha disso??? vale a pena tentar..se puder me auxilie por favor???
Fiquei com 5,0 pontos, na prova de direito administrativo, gostaria de saber se vcs tem algum modelo de como iniciar a fundamenteção p/ o recurso.
DR. MAURÍCIO, SE NÃO PODEM DAR NOTAS QUEBRADAS PODEM PREJUDICAR O CANDIDATO ?
Dr. Mauricio, que critério é esse que prejudica o examinando....arredondando a nota pra menos...se eu recorrer como falei a cima..tenho chance??
fui a seccional da OAB aqui no Paraná e me disseram que 5,5 arredonda pra 6,0 pelas normas da ABNT.
Se minha nota com o recurso for para 5,6 eles arredondam para 6,0?
pessoal se vc tirou 5,4 desce pra 5,0 mas no recurso vale a nota original de 5,4 ou seja, vc tem que tirar 0,1 para passar, pois o 5,5 sobe pra 6,0.
portanto recorram.
Eu tirei 4,7 e a Cespe arredondou pra 5. A nota de partida pro recurso vai ser qual? Q tanto eu preciso acrescentar pra passar com os arredondamentos
Dr. ricardo, essa informação é pertinente? pois é justamente minha dúvida, tirei 5.25 e arredondaram para 5.00... se eu conseguir 0.25 no recurso, obterei 5.5 e será arredondada para 6,00?? desculpe a ignorancia...
Ass. Guilherme
Gostaria de saber uma coisa: quando o quesito é pontuado como "parcial" significa que tirei a metade da nota naquele quesito?
É que eu fiz os cálculos e ficou faltando meio ponto na minha nota... então preciso de ajuda =)
Obrigado!
As minhas dúvidas já foram mencionadas aqui por outra pessoa, porém, sem respostas até então, o que, em virtude do inevitável desespero, me faz insistir em questionar novamente o seguinte:
a) Se, após o recurso, eu obtiver a nota 5,5 ou superior até 5,9 será arredondada para 6,0? Os critérios de arredondamento valem para o recurso também?
b) Minha nota original foi 4,9 e posteriormente arredondada para 5,0. Assim, a nota de partida, para saber quantos pontos eu necessito para chegar ao mínimo exigido, será a nota original (4,9) ou a nota arredondada (5,0)?
Doutor Maurício, por obséquio, responda-me estas perguntas, pelo que, desde já, deixo meus sinceros agradecimentos e votos de grande estima pelo seu valioso trabalho neste blog.
Saudações.
Dr. Maurício, a minha dúvida é a mesma do colega Duerer Carvalho...
Dr. Mauricio tambem estou com duvidas sobre este arredondamento, minha nota é 4,6 foi para 5,0, qual é a minha nota de partida?
A nota de partida será sempre sua nota original!!!!
QUANTO AO SOMATÓRIO DAS NOTAS, DO EXAME DA ORDEM 2008.2, da peça e das questões, o arredondamento da nota deve ser feito para mais, como sempre ocorreu nos exames de ordem anteriores.
Registre-se que, desde o primeiro exame, quem obtivesse nota 5,1 ou 5,3, por exemplo, tinha a nota elevada para 6,0 e era aprovado.
De acordo com o edital e o provimento 109/2005, a nota será calculada de 0 a 10, em números inteiros, sendo considerado aprovado o examinando que obtiver nota igual ou superior a 6,00 pontos. O arredondamento da nota para menor, sem expressa previsão no edital, atenta contra o principio da igualdade, pois quem obteve 5,5 teve sua nota final arredondada para 6,00.
O arredondamento das notas para menor, sem expressa previsão nos regulamentos, e diante do histórico de que isso sempre ocorreu ao contrário (arredondamento para maior), é injusto com os candidatos e quebra uma expectativa existente.
Portanto, deve, quando forem somadas as notas, seja efetuado arredondamento sempre para maior, como sempre ocorreu, em todos os exames anteriores.
Postar um comentário