Advocacia moderna: realidade ausente nos cursos de direito

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Em nenhum dos mais de mil cursos de direito existentes no país é oferecido o “ensino da advocacia”. Advocacia na prática, “no como vai ser quando você se formar e montar seu escritório, ou se associar a um escritório”.

Matérias tradicionais, fundamentais à carreira do advogado, são ministradas e aperfeiçoadas para compreensão não só dos conceitos históricos do Direito, mas igualmente a evolução da sociedade por ele retratada.

Alterações significativas na legislação e nos entendimentos doutrinários não passam batido pelos melhores cursos oferecidos. Porém, não se ouve falar em um “ensino da advocacia moderna”.

Em pleno século XXI, onde anualmente são “jogados” cerca de cem mil advogados no “mercado” a cada ano, nenhuma faculdade de direito ministra cadeiras que os prepare a tocar seu próprio negócio, ou a contribuir no crescimento de algum escritório já formado.

Para ler a íntegra do artigo clique no link abaixo:

7 comentários:

Silvia Campos 17 de fevereiro de 2010 às 11:38  

Para isso, o recém-formado tem que dar "cabeçada" por aí...

Donizete 17 de fevereiro de 2010 às 12:10  

Isso é verdade. Verdade pura. O advogado, SEM NENHUMA EXCEÇÃO, que inicia o exercício da profissão não sabe pratica-la. É a mais pura e triste realidade.

Cláudio Souza Jr. 17 de fevereiro de 2010 às 12:37  

Eu acho até bonitinho esse discurso, mas não concordo. Faculdade de Direito não forma advogado, forma Bacharel em Direito. Tá certo que o profissional passa pela faculdade, e que a maior parte das atividades futuras exige atuação técnica, e que a pessoa adquire muito do conhecimento técnico lá dentro, mas convenhamos, não fica meio estranho direcionar todo estudante de Direito pra advocacia? Ora, nem todo bacharel em contabilidade é contador profissional, conheço muitos que são professores de carreira e analistas processuais em Tribunais.

O bom profissional advogado é aquele que se dedica ao que faz, que procura conhecer as técnicas e as entranhas da profissão que escolhe, independentemente da faculdade de Direito que cursar.

Concordo que alguns cursos são um lixo, mas ninguém vai criticar os alunos relapsos? Os caras que não estudam pra fazer a prova da OAB? E os que estudam ouvindo música, ou deitados?

Para cada situação há uma solução. Mandem ver nas faculdades que não preparam advogados, mas conscientizem os estudantes de que cursar a faculdade não garante porcaria nenhuma pra ninguém, digam comigo: o diferencial é yoursefl dude!

Anônimo,  17 de fevereiro de 2010 às 13:14  

100 mil advogados ou 100 mil bacharéis? há uma ENORME diferença nisso...

Lalinspiração 17 de fevereiro de 2010 às 19:40  

Uma coisa que é essencial para a formação do advogado é aprofundar o estudo da mediação e arbitragem, que na faculdade só "ouvimos falar". Acredito na solução dos conflitos através dessas formas que, além de serem mais céleres, desafogam o atravancado sistema atual.
Mas parece que existe um pouco de receio, pois alguns colegas acreditam que vão perder o "emprego" e o status de advogado.
Não acho que isso realmente aconteça, pois quem conhece as leis que regulam os institutos sabe que tem lugar pra todos.
Poderíamos ser encorajados a resolver os conflitos que aparecem para nós da melhor maneira possível, mesmo que seja sem entrar em litígio com a outra parte.

Blog de uma Jovem Advogada 18 de fevereiro de 2010 às 01:29  

Deparo-me com essa questão no meu cotidiano;
Após a conclusão do curso e a aprovação no exame de ordem, para onde seguir?
Infelizmente( ou feliz...) não poderei me valer da experiência de meus pais; advocacia não é profissão de família.... eu sou a primeira...rsrsrsr;
A faculdade na verdade não prepara para nem 10% do que vemos na prática; tudo é muito acadêmico e distante da realidade e dos fatos;
Estou aprendendo fazendo!

DIGNIDADE 18 de fevereiro de 2010 às 10:52  

A oab CONSEGUIU AFUNDAR COM OS CURSOS JURIDICOS DO PAÍS E NADA FIZERAM...QUE PENA...JÁ É TARDE...

QUEM ARRISCA UMA SOLUÇÃO PRA O CAOS QUE ESTÁ O ENSINO JURIDICO DO PAÍS...?

QUANTOS ADVOGADOS INICIANTES ESTÃO NAS FACULDADES PICA-PAU?

TUDO CULPA DA OAB? SE OMITIRAM, SE ESCONDERAM...É UMA VERGONHA NACIONAL A FALTA DE CONFIANÇA NA JUSTIÇA E NOS ADVOGADOS DESTE PAÍS...!!!

OXALÁ TENHA PEDIDADE!!!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP