Como perseverar na busca da aprovação

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Post de autoria do professor especialista em concursos públicos Rogerio Neiva Pinheiro* e publicado no blog www.tuctor.com.br/blog . O texto pode ser replicado em outros blogs e sites, desde que mantido o crédito do autor e com um link para o blog.

Você compreende a importância da perseverança ao longo da busca da aprovação nos concursos públicos? Você dispõe de meios, idéias e construções que lhe ajudem a perseverar? Muito bem, o objetivo do presente texto consiste na abordagem de como trabalhar a perseverança no processo de preparação.

Primeiramente, é preciso entender que o alcance da aprovação passa por dois pilares fundamentais. Um corresponde ao lado racional, envolvendo a montagem e implementação do planejamento estratégico e tático da preparação. O outro corresponde à gestão das condições emocionais.

Conforme procurei sistematizar e venho sustentando, seja por meio de palestras, do livro sobre preparação para concursos e exames (…), bem como no DVD recentemente produzido, o lado emocional pode ser compreendido em quatro aspectos fundamentais: motivação, crença na aprovação, disciplina e perseverança. Portanto, a preocupação com a capacidade de perseverar consiste num elemento de grande relevância para a execução do plano de estudos.

Segundo o senso comum, a perseverança seria uma marca característica do brasileiro. Inclusive, não faltam ditados populares refletindo essa noção.

Mas independente da referida compreensão de domínio público, o candidato deve ter o cuidado e a preocupação de administrar a sua capacidade de perseverar. Ou seja, é fundamental que o referido elemento faça parte da gestão das condições emocionais da preparação. Por outro lado, as reprovações são fatores de grande desestímulo, os quais atuam de maneira negativamente intensa, inclusive fazendo com que muitos candidatos desistam do objetivo do concurso público e abandonem a preparação.

Dessa maneira, a pergunta fundamental que se coloca é: como perseverar na busca da aprovação? Para responder esta pergunta, o candidato deve contar com algumas compreensões e atitudes.

A primeira envolve a noção de que concurso público conta com uma lógica de superação de obstáculos, segundo a qual passa quem não desiste. Basta ver os posts da pauta do “Relato do Candidato de Êxito” para confirmar empiricamente tal afirmação. Associada a esta constatação, subsiste o fato de que é natural não passar no primeiro ou nos primeiros concursos. Isto é, a maioria, quase absoluta, dos candidatos não passam de primeira.

Além da mencionada compreensão, você deve ter a atitude de estar focado na execução do seu plano de estudos. Mesmo entendendo como objetivo maior a conquista da aprovação, no dia a dia, o candidato deve estar focado na execução do seu planejamento da preparação. Ou seja, no alcance de suas metas de estudos diários e semanais, com o cumprimento da grade estabelecida.

Neste sentido, o SISTEMA TUCTOR pode ser um grande aliado, pois lhe proporciona um plano de estudos, com a definição do que será estudado a cada janela e a cada dia da semana. Além do mais, com os indicadores do Extrato da Conta de Estudos o candidato pode ser impor como objetivo imediato e de curto prazo o alcance das metas originalmente estabelecidas ou a superação das metas da semana anterior.

Segundo o relato do atleta Michael Jordan, apresentado no livro “Nunca Deixe de Tentar”, Ed. Sextante, sua carreira é fruto do alcance de uma série de metas de curto prazo. Conforme afirma, “Sempre procurei fixar metas de curto prazo. Ao olhar para trás, pude ver como cada um daqueles passos ou conquista me levou à etapa seguinte”. O candidato pode adotar a mesma atitude, ao estabelecer como meta a execução semanal do seu plano de estudos, procurando atingir os parâmetros originalmente previstos.

Além disto, também é importante a compreensão de que a aprovação consiste numa conseqüência natural de todo este processo. O objetivo de qualquer preparação consiste na apropriação e disponibilidade de um conjunto de informações e conhecimentos passíveis de cobrança no momento da prova. Naturalmente e logicamente, mantendo-se numa adequada trajetória de preparação, haverá um momento em que o conjunto de informações e conhecimentos solicitados estarão disponíveis, de modo a assegurar a aprovação.

Portanto, sintetizando todas as colocações apresentadas, o caminho da perseverança envolve os seguintes passos:

- compreender que não passar de primeira faz parte da regra do jogo;
- montar um planejamento da preparação adequadamente estruturado, contando com meios de monitoramento da sua implementação;
- estar focado na execução deste plano de estudos;
- entender que a aprovação é uma conseqüência lógica e natural de todo este processo.
Com isto, tomando as mencionadas atitudes e tendo a compreensão proposta, o candidato estará viabilizando condições fundamentais para que se mantenha na sua rota de preparação, bem como criando meios para que enxergue seu nome na lista de aprovados.
Por fim, manifesto meus votos de perseverança, sucesso e boa preparação!

ROGERIO NEIVA

Sobre o autor:

Rogerio Neiva é juíz do Trabalho e pós-graduado em Direito Público. Tem formação didática para ensino superior, leciona em curso preparatório para concursos desde 1999. Um dos diferenciais de Neiva se deve a sua experiência prática em ter sido aprovado em concursos públicos com grande número de candidatos por vaga, a exemplo do BNDES, Procuradoria do Estado e da Advocacia Geral União. Com todo expertise em carreira pública, além de aplicar seus conhecimentos práticos em cursinhos preparatórios para concursos de nível médio e superior, relata técnicas de preparação no livro Concursos Públicos e Exames Oficiais: Preparação Estratégica, Eficiente e Racional, lançado este ano pela Editora Atlas.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP