A finalidade do padrão de resposta
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Conversei com um empregado da OAB, fonte antiga e muito confiável deste Blog, e ele me explicou exatamente a finalidade do padrão de resposta.
É um documento interno da OAB destinado apenas aos presidentes das comissões de Exame de Ordem para que estes saibam, DEPOIS da prova e ANTES da divulgação do resultado final, o que aconteceu na peça prática. A competência para a aplicação do Exame pertence privativamente às seccionais e o papel desempenhado pelo Cespe é meramente administrativo, não detendo nenhum tipo de poder de mando.
Ou seja, esse documento não foi uma invenção ocorrida neste exame tampouco era destinado à banca da prova.
Esse empregado se diz muito impressionado com o vazamento mas não sabe precisar quais serão os prováveis desdobramentos dessa história. Ele ficou de fazer alguns levantamentos e me repassar o que descobrir.
Vamos aguardar.
16 comentários:
Estou aguardando ansiosamente...
Parabéns pelo site =)
O mistério que ronda a prova da OAB 2009.2 de direito do trabalho...Será este um número cabalísico? Tudo muito estranho rs
Dr Mauricio! Tenho um dúvida! A segunda fase é entregue junto com a primeira fase? Gostaria mto de saber! Obrigada
cara, a espera nos mata
Ok, mas enquanto nenhum esclarecimento for devidamente publicado pelo CESPE ou pelas OABs acerca da finalidade/natureza dos documentos deve-se considerar os padroes como sendo gabaritos complementares? Isto, é, pode-se usá-los como fundamentação recursal?
Como um padrão de gabarito pode conter uma PEÇA de CONSTITUCIONAL com ERROS (não é tutela antecipada e sim liminar), IDENTIficAÇÂO (nome do advogado), ENDEreçO E OUTROS DADOS que NÃO constavam na questão,etc.
Como alguém pode corrigir com dados diferentes da questão da prova?
Ou seja, as OUTRAS MATÉRIAS além Trabalho tb estão com sérios problemas e ninguém se dá conta disso.
Não vejo qualquer problema nesse "vazamento" APÓS a prova.
Aliás, já falei aqui que achei a divulgação desse documento extremamente honesta e respeitosa com os candidatos.
Deveria ser sempre assim: depois das provas, todos ficam sabendo os critérios de correção
fala sério que esse padrão de resposta existia antes.... numa boa... não cola.... mas levemos em consideração que realmente existisse, ora, um padrão de resposta é elaborado junto com a prova, e não depois da aplicação da mesma, ou seja, quando da elaboração da questão, eles já sabem a resposta, e a partir dali emitiriam esse suposto já existente padrão de resposta. Assim sendo, não há como ter credibilidade a pré-existência desse tal padrão de respostas, pelo menos não em relação à prova trabalhista, já que ao invés de trazer o padrão de resposta, traz uma séria de explicações sobre todas as discuções levantadas... pra mim, é balela, no minimo, o padra da prova trabalhista foi modificado antes da publicação do mesmo. abraço a todos
Resta umadúvidas, se era para as Seccionais, por que não houve nenhuma manifestação quando aquele "precedente" posterior a publicação do Edital (2a questão de Trabalho Precedente do TST: RR - 171/2005-004-12-00, Sexta Turma, DEJT - 28/08/2009...)?????
Estou nernosa....
Esperamos que os bons homens da justiça do Brasil vejam o que aconteceu nesse no exame da ordem 2009.2 e tomem alguma providência, não é comum o grito desesperador dos bacharéis por justiça, são muitos indignados com tudo o que aconteceu com a prova trabalhista desse exame.
A OAB omissa (o que não é comum na sua história) de suas responsabilidade não se movimentou, estou envergonhado de escolher esse curso que tantos homens e mulheres deste país honram.
Minha insatisfação é grande em saber que num simples gesto de justiça se faria feliz milhares de famílias.
Eles (CESPE e OAB) passaram por cima de todos os princípios HUMANOS, não respeitaram ninguém, não levam em conta que em outra época já houve o bom senso e foi anulada questão subjetiva, anulam-se também objetiva.
Por que não anular agora?
Esse é o país que queremos?
Reflitam...
Que a justiça venha, que não seja tardia...
Deus, tenha piedade de todos nós. Daqueles que passarão de pronto,pois a ansiedade está quase matando,como também daqueles que irão enfrentar uma batalha, com relação a recursos.
Ao Dr.Mauricio,nosso muito obrigado pela força. Não sei se aguentarei até o final da tarde. Que Deus nos dê sabedoria para entender tudo isso.
SE A OAB NÃO ANULAR ESSA PEÇA, VAI FICAR MUITO FEIO o negocio...O MANIFESTO JA CONTA COM 2.000 ASSINATURAS E AINDA CONTINUA CRESCENDO...TODAS AS IRREGULARIDADES QUE ESTÃO ACONTECENDO, DEVE SER OBSERVADA, NÃO É POSSIVEL MANTER UM PADRÃO DE RESPOSTA QUE NA VERDADE NÃO CORRESPONDE COMA REALIDADE...
ANULA LOGO ESSA PEÇA E NA PROXIMA, FAÇAM UMA ESTRUTURA COM MAIS ATENÇÃO PRA NAO ACONTECER ISSO DE NOVO....
NÃO PODE EXISTIR UM VIRUS DA BURRICE COLETIVA A PONTO DE LEVAR MILHARES DE PESSOAS ELABORAREM A MESMA PEÇA DIVERGENTE DO PADRÃO DE RESPOSTA!!!
EU NÃO ME CONFORMO, E QUANTO MAIS FICO INCONFORMADA, MAIS EU ESTUDO E MAIS CORRO ATRÁS!!!!!E AINDA NÃO ACEITO O PADRÃO DE RESPOSTA!!!!!
Se há vazamento a prova tem que ser anulada, isso é simples e transparente. Começo a achar que esta questão vai acabar parando no MPF mesmo...
A OAB que se diz Justa... que luta pela Justiça.... o que esta acontecendo nesse exame é uma vergonha nacional!!!!!!! Se nao querer anular, ótimo, mas que convoquem os bachareis que optaram por trabalho para refazerem a prova, que devera ser melhor, bem melhor elaborada!!
Bendito o homem que confia no Senhor,
Pois ele 'e como arvore,plantado a beira das aguas,
que mesmo em tempo de sequidao nao deixa de dar frutos!
Eu creio e confio!Aquele que dependeu do Senhor e fez a sua parte,deve refletir neste momento e entregar tudo nas maos do Senhor,pois Ele certamente estara dando a vitoria,para com aqueles que verdadeiramente
esperam a sua justica!
Postar um comentário