O último Exame da OAB/MG antes da unificação

sábado, 28 de novembro de 2009

Foram realizadas, neste sábado (28/11), por cerca de 9 mil bacharéis em Direito de todo o Estado, as provas da primeira etapa do Exame de Ordem da OAB/MG – setembro de 2009. Nesta edição do certame os candidatos farão, amanhã, domingo (29/11), as provas específicas e irão responder questões pertinentes à área escolhida, em 33 municípios mineiros. A prova realizada neste fim de semana é requisito fundamental para que o bacharel em Direito seja inscrito nos quadros da OAB e possa exercer a advocacia.

Na capital, 2.722 candidatos participam das duas etapas do certame e, no interior, as cidades com maior número de inscritos foram Uberlândia, 628; Juiz de Fora, 623; Varginha, 329; Uberaba, 327; e Montes Claros, 324.

A previsão para divulgação oficial do resultado da primeira etapa é na próxima sexta-feira (4/12), a partir das 18 horas, com publicação exclusiva no site da OAB/MG.

Vale ressaltar que somente os candidatos aprovados na primeira etapa, realizada neste sábado, terão as provas, que serão aplicadas no domingo (29/11), referentes à segunda etapa, corrigidas. Os bacharéis que não compareceram à realização do certame não poderão realizar a 2ª etapa.

Para o presidente da Comissão de Exame da Ordem da OAB/MG, Carlos Schirmer, que acompanhou o exame na capital, as provas foram realizadas em plena tranquilidade e sem maiores ocorrências tanto na capital, quanto no interior.

Mais informações e detalhes estão disponíveis no edital de convocação do exame.

Novo Exame

Na próxima semana, especificamente nos dias 4 e 5 de dezembro, em Belo Horizonte, está prevista a reunião do Colegiado de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem e Representantes do CESPE/UnB, quando serão discutidas as formas de realização das provas unificadas, às quais Minas Gerais aderiu.

Os exames unificados passaram a ser aplicados em nível nacional desde junho de 2007, mas não contavam com a participação da Seccional mineira. Com a adesão, todos os Estados terão as provas aplicadas em datas e conteúdos idênticos em todo o País.

O próximo exame unificado tem previsão de acontecer no dia 17 de janeiro. A primeira etapa e os aprovados realizarão as provas da segunda etapa no dia 28 de fevereiro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 1º e 17 de dezembro de 2009.

Fonte: OAB/MG

8 comentários:

Renato,  28 de novembro de 2009 às 20:54  

O site www.carlosrafaelferreira.blogspot.com (só penal e processo penal) tem o gabarito extra oficial.

Anônimo,  28 de novembro de 2009 às 21:38  

Gente, agora está explicado porque o exame de minas Gerais fori em um único fim de samana. Foi apenas para possibilitar que já no proximo exame nacional os bacharéis de Minas gerais possam participar. Isso significa que o exame continuará no mesmo formato de antes quanto à realização das provas, ou seja, não serão as provas realizadas em um único fim de semana, o que, convenhamos, serpa loucura total.

Anônimo,  28 de novembro de 2009 às 23:02  

Com certeza o próximo exame já será com as novas regras de não poder utilizar livros de doutrina. A prova disso é o artigo 19 do provimento novo (136):

"Art. 19. As alterações concernentes ao conteúdo programático de que trata o art. 6º somente serão adotadas um ano após a publicação deste Provimento, vigorando, até então, as normas do Provimento n.º 109/2005 relativas à matéria."

Ora, se o art. 19 diz que as alterações que dizem respeito ao conteúdo programático só serão adotadas após um ano, VIGORANDO, até então, as normas do Provimento 109, é evidente que a proibição de uso de livros de doutrina já estão em vigor, pois o Provimento 109 não prevê nada a esse respeito.

Anônimo,  28 de novembro de 2009 às 23:11  

Errei quando eu escrevi dizendo que o Provimento 109 da OAB nada diz sobre uso de livros de doutrina.Diz sim.

Anônimo,  30 de novembro de 2009 às 15:00  

Prezados

Ontem o exame da ordem 2º etapa de Minas Gerais de Direito do Trabalho, simplesmente copiou a pergunta de um concurso e somente alterou nomes e valores. Absurdo e acho que deveria ser anulado. Segue:


PODER JUDICIÁRIO

JUSTIÇA DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO

CONCURSO C-319


Prova escrita, dissertativa, de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Direito Civil.


DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO (2 pontos)


Epaminondas foi admitido como digitador da empresa TOQUE CERTO, que tem contrato com grande instituição bancária para a prestação do serviço de digitação, sendo que em 4.3.2009 constatou, através de exame médico, ter adquirido síndrome do túnel do carpo, doença relacionada com o trabalho, com nexo técnico epidemiológico reconhecido pelo INSS, todavia sem que a reclamada tenha expedido a respectiva comunicação de acidente de trabalho (CAT). Depois de ficar 15 dias afastado, porém ainda não recuperado totalmente dos sintomas, retornou ao trabalho, ocasião em que a empresa o despediu sem justa causa. Como não recebeu todos os direitos que entendia devidos, resolveu ajuizar, em 30.4.2009, ação trabalhista contra sua antiga empregadora postulando reintegração no emprego e indenização por danos morais. Distribuído o processo para a 25ª Vara do Trabalho de Belém, resolveu o juiz, antes da audiência inaugural, em 5.5.2009, deferir, de ofício, o pedido de reintegração, cominando multa diária de R$ 100.000,00 em caso de descumprimento.

Pergunta-se:

a) Seria possível, de ofício, portanto, sem requerimento do autor, o juiz deferir o pedido de reintegração? Justifique.

b) Poderia a reclamada impugnar a decisão que reintegrou o reclamante através de algum meio? Qual? Justifique.

Maxwell

Anônimo,  1 de dezembro de 2009 às 14:00  

gostaria de saber qual gabarito é mais confiàvel, Aprobatum ou Pro Labore?Está dando bastante diferença entre eles, são 4 questões.A dois de penal,90 de tributário, 99 de internacional, 60 de Processo do trabalho...Estou meio confusa...Vcs podem me ajudar?Obrigado!

HANNA 2 de dezembro de 2009 às 01:12  

Fiz 45 pontos, tem como entra sub judice para que seja corrigida minha prova da segunda fase? Que tristeza, será q esses gabaritos preliminares são confiáveis?

Anônimo,  2 de dezembro de 2009 às 01:33  

Pro Labore é mais confiável, sem dúvida!!!!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP