Como se preparar para a prova

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Muitas perguntas estão sendo feitas sobre a prova de domingo. Como estamos na reta final, vamos a umas poucas (e boas) dicas.

1 - Objetividade

Não use o enrolês jurídico para fazer sua petição. Não esmere no palavreado - use apenas a linguagem técnica, de forma pertinente.

LEIA ponto por ponto a prova. Sua petição terá uns três ou quatro tópicos, em conformidade com o problema apresentado. Entenda o problema, delimite os temas, e trate-os de forma objetiva, concisa e individualizada (se for o caso).

Não é raro que vários candidatos, por não entenderem o problema, fujam do que está sendo proposto, e depois queiram recorrer sem ter base nenhuma. O que a OAB/Cespe quer saber é se você é capaz de compreender uma situação-problema e apresentar uma solução adequada com embasamento legal, jurisprudencial e doutrinário. Logo, escreva com clareza de linguagem e objetividade.

O mais importante de tudo, mas muito importante mesmo. Aliás, é tão importante que você deve decorar tudo o que eu vou escrever agora. Explore TUDO que está no problema apresentado. Fale sobre todos os pontos, um a um, até mesmo sobre aqueles que você não faz a menor idéia de qual dispositivo legal aplicar. O Cespe corrige a prova por meio de uma relação (chamada de espelho) em que busca verificar se os pontos relevantes da prova foram explorados pelo candidato. Falar sobre tudo, tudo mesmo, pode lhe garantir décimos vitais.

2 - Munição

Leve TUDO o que você puder levar. É exagero? Talvez, mas como diz o ditado, "o que abunda não prejudica". É complicado dizer quais são os melhores autores, qual o entendimento da banca...isso pode mudar de uma prova para outra (como ocorreu no último exame) e desestruturar o candidato. Não é vergonha alguma levar uma mala cheia de livros.

Leve, e isso é importante, a novíssima lei e jurisprudência, mesmo que IMPRESSOS em folhas A4.

A par do dito acima, leve também cópia do edital, pois se um fiscal encrencar com suas impressões, você terá o contra-argumento na mão. Em toda prova são relatados todo tipo de abusos e desmandos. Arme-se com o edital para não ser a vítima da vez.

3 - Apresentação

Devo pular linhas? Fazer recuo de texto? Usar todo o espaço da prova? O primeiro ponto que você deve observar é LER a primeira folha da prova, ou seja, a folha de instruções. Isso é óbvio, e vital. Leia duas vezes ou mais. O Cespe pode perfeitametne alterar um ou outro critério para a elaboração da redação e você pode passar batido. No Exame 3.2008 havia uma instrução que determinava que os candidatos não deveriam pular linhas entre um parágrafo e outro. Foi um grande drama! Muitos e muitos candidatos passaram semanas achando que seriam reprovados por isso. Ao fim, ninguém perdeu pontuação, mas ficou a lição: Faça exatamente o que o Cespe determinar! No Exame 1.2009 não havia restrição quanto as linhas. Logo, em princípio, você pode pular linha.

Quanto à elaboração da redação em si, o mais importante é você escrever com clareza, estruturando sua petição com lógica, indicando ponto a ponto o que você irá escrever. A estética da petição conta muito na hora da correção. Uma apresentação clara, de simples compreensão de todos os pontos, lhe será muito útil.

Escreva de forma com que as linhas da sua prova tenham o mesmo tamanho (aproveitando todos o espaço ofertado) e que os parágrafos também tenham tamanhos uniformes (eu sugiro que cada parágrafo tenha entre 4 a 6 linhas - dá uma sensação de harmonia e coesão de idéias).

Se sua letra for horrível como a minha, procure fazer um rascunho, caso o seu tempo lhe permita. O examinador não costuma ser muito benevolente com garranchos. Após ler trezentas peças eu tenho certeza de que você desejaria com que o examinador não se aborrecesse com sua letrinha medonha.

4 - Tática

O que é melhor fazer primeiro? A peça? As questões? Eu sugiro (É apenas sugestão. Defina antes qual é sua melhor abordagem) a seguinte tática. Primeiro determine qual é a peça processual exata para o problema apresentado. É um Respe? Uma apelação? Uma inicial? Repetição de indébito? Recurso ordinário? Acertar a peça é 50% da prova. Errar significará a reprovação. Definida qual é a peça, abandone completamente a petição e vá para as questões. Gaste nelas, no máximo, uma hora e meia. NÃO queime os neurônios tentando achar a resposta de uma ou duas questões mais difíceis. Se não está conseguindo resolvê-las, deixe-as para resolvê-las após a peça prática. Terminadas as questões, gaste todo o seu precioso tempo na petição. Se você não gosta de fazer um rascunho, ao menos traçe uma breve esqueleto do que será sua peça processual. Isso lhe dará segurança.

CONTE o número de folhas que você tem para escrever. Seu rascunho pode ser maior que o devido, e você pode ter uma triste surpresa ao perceber que o seu pedido ou razões finais ficaram fora do número de folhas que lhe foram concedidas.

NÃO, eu disse NÃO escreva seu lindo nome na peça, tampouco escreva um nome fictício, ou do grande amor da sua vida ou do seu cachorrinho. Escreva somente advogado (Mas antes de escrever qualquer coisa, LEIA as instruções da prova. Certamente terá uma informação específica sobre a forma de se assinar a peça).

NÃO, e digo mais uma vez: NÃO se apavore com a prova. Lembre-se que você levará a nata da doutrina sobre a sua área-fim. Certamente tudo o que você precisa estará lá. A prova não é um bicho de sete cabeças. Ela pode surpreender de início pela dificuldade, mas com frieza e calma, é quase certo de que você achará todas as respostas necessárias para resolver os problemas apresentados. O desespero oblitera a percepção, e advogado tem de ter sangue frio - é exatamente a hora de mostrá-lo.

Lembre-se: A grande tacada na prova é fazer três pontos e meio na peça prática. Com isso você só precisará acertar duas questões para lograr aprovação. Uma peça bem feita é a solução de todos os problemas.

5 - Ao final...

Leve água, ciclete, chocolate, balinhas, sanduíche do MacDonald's, etc, etc. Passar fome no meio da prova é um problema sério, que pode perfeitamente acabar com sua concentração. Gaste um dinheirinho com o lanche. E leve três canetas Bic transparentes.

Evite estudar até altas horas na véspera da prova - sua mente precisará de repouso. E, principalmente, evite de todas as formas o contato com o álcool (ou drogas controladas). Se você acredita em Jesus, Buda, Alah ou qualquer nome que queira dar à Força Superior, reze um pouco e peça ajuda espiritual: é o melhor dos estímulos (e a melhor ajuda).

Não caia na tentação de levar uma colinha, por menor que seja. Se te pegarem, as consequências simplesmente irão acabar com sua carreira profissional antes mesmo dela iniciar. É mil vezes melhor reprovar no exame do que ser pego colando. Em suma: Não seja estúpido.

Se por azar algum fiscal te atrapalhar com alguma exigência ilegal, exdrúxula ou impertinente, mantenha a calma e procure argumentar com a razão. Se não der certo, chame o responsável pela aplicação da prova - é sempre melhor falar com o general do que com os soldados.

Lembre-se: A prova é dia 25 de outubro, um domingo. Chegue cedo, no horário em que os portôes abrirem (Meio-dia e meia no horário de Brasília. Confiram os horários nas cidades com diferenças de fuso), para imediatamente apresentar seus livros. Se algum fiscal encrencar com alguma obra, você terá um tempão para conseguir liberá-la com o "general".

Para terminar: Após a prova, entre no Blog. Estaremos aqui acompanhando tudo on-line! E se de alguma forma essas linhas lhe ajudarem no dia, entre no Orkut e escreva um grande e lindo testemonial para mim. Este blogueiro agradeçe.

Boa-sorte!!

P.S. - Não vá de chinelo, bermuda, etc, etc. Vá, no mínimo, de tênis, calça comprida e uma camisa. Isso vale para as meninas também.

11 comentários:

Raphael,  20 de outubro de 2009 às 13:56  

Dr Mauricio, pode ser ridiculo, mas eu fui de bermuda e chinelo na 1 ª fase, deu sorte!!!... So me esclareça pq nao ir de Berma, e chinelo na 2º...

Anônimo,  20 de outubro de 2009 às 15:26  

Se valer a minha sugestão..... quando o candidato pensar que "puxa tá difícil, não sei a questão...." (pensar no pior) pede para ir ao banheiro e lave o rosto..., vai fazer uma grande diferença ir ao banheiro.
Ops:Mas não é pra colar!!!

Germana,  20 de outubro de 2009 às 19:26  

Valeu por todas as dicas! Tenho lido o blog com certa frequência e tem me ajudado com os preparativos para a prova!
Gostaría, também, de deixar uma dica aos meus colegas: Pessoal! Pensem positivo e tenham certeza que a prova é uma porta que abrirá muitas oportunidades em nossas vidas, portanto, ela é "nossa Amiga"!!! Boa sorte a todos!

Anônimo,  21 de outubro de 2009 às 08:51  

li seus comentários e dicas às vésperas da 1ª fase e me senti bastante tranquilo e confiante, espero também que suas dicas para domingo próximo, sejam oportunas! e que se eu obter sucesso, concerteza lhe agradecerei lá no orkut!
abraço!

Alexander,  21 de outubro de 2009 às 12:40  

Olá caros colegas.
Acho que fiquei com dúvida quanto ao post.

No mesmo diz o seguinte:
"Lembre-se: A grande tacada na prova é fazer três pontos e meio na peça prática. Com isso você só precisará acertar duas questões para lograr aprovação. Uma peça bem feita é a solução de todos os problemas."

Pela conta 3,5 + 2 é igual a 5,5!
Existe o chamado arredondamento da nota?
Por exemplo, de 5,5 para 6,0; de 6,5 para 7,0, etc...?

Alguem pode me ajudar quanto a essa dúvida?

No mais, boa sorte para todos os colegas no Domingo. Tenho certeza de que venceremos mais esta batalha...

Um abraço...

Paula Prado,  21 de outubro de 2009 às 15:58  

Tenho uma duvida GIGANTE! A professora do Cursinho disse que colocarmos no indice os artigos de cada tema. Assim:
Ex:Terceirização - Sum 331, 363 TST. OJ 321, 335 e 338.

Ela deu 111 tópicos importantes que grifei no livro, e escrevi os artigos a lapis na doutrina como ela indicou.

Pode gente?????????

Eu so frequentadora do Blog, ajuda muito a gente mesmo, será que alguém pode me esclarecer isso.

Obrigada!!!

Anônimo,  21 de outubro de 2009 às 15:59  

Rapahel, você jamais vai ser um advogado. Pode até passar no exame, mas jamais vai ser um advogado na acepção exata do termo, pode crer, creia piamente nisso. Você está na área errada, meu caro. Você não tem vocação para a advocacia, desista disso enquanto há tempo.

Anônimo,  21 de outubro de 2009 às 16:03  

O ARREDONDAMENTO ESTÁ COM DIAS CONTADOS, APROVEITEM E SEJAM APROVADOS AGORA OU NO PRÓXIMO EXAME, PORQUE A PARTIR DO EXAME 2010.1 NÃO VAI MAIS EXISTIR ARREDONDAMENTO.

Anônimo,  22 de outubro de 2009 às 11:18  

Valeu kra pelos toques
Domingo é o dia da minha vida
Abraços

GERSON JERONIMO,  24 de outubro de 2009 às 15:08  

Amanha é o dia "D" na vida de muitos bachareis em Direito o qual me incluo pois a "vermelhinha" faz a diferença póis de nada me adianta ficar fazendo petições e petições e meus colegas assinarem onde muitos já me falaram que sei muito e esse é o meu 3º exame onde vou com muita fé em Deus e N. S. dos Remédios para a otenção definitica da tão almeijada carteira que é o diferencial

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP