Estratégia específica para a prova da OAB

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A prova do Exame de Ordem não deve ser enfrentada sem uma prévia reflexão sobre a estratégia a ser empregada na sua resolução.

Numa primeira análise, poder-se-ia argumentar que uma prova não precisa propriamente de uma estratégia, basta conhecer o conteúdo nele exigido. Mas certamente ter uma estratégia aumenta as probabilidades de sucesso e potencializa a aplicação do conhecimento.

Ter uma estratégia lhe dará conforto, otimizará a utilização do tempo e, principalmente, melhorará seu resultado final.

Tracei aqui um pequeno guia para ajudar os candidatos nessas últimas horas que antecedem o exame.

1 - A ordem de resolução da prova por disciplinas

Primeiramente, determine qual a seqüência de matérias que você melhor domina. Essa sequência deverá ser obedecida na hora da prova. Pegue a última prova do Exame (AQUI) e mapeie-a. Localize cada disciplina exigida pela OAB e determine a sequência em que elas são apresentadas. Após isso, estabelece uma sequência, da disciplina mais fácil até a mais difícil. Você fará o mesmo na prova de domingo, antes de começar a resolvê-la.

Isso porque é contraproducente fazer a prova seguindo as questões na ordem em que elas são apresentadas. Resolva primeiro as questões das disciplinas jurídicas que você mais domina e deixe por último as disciplinas que você julga mais difícil.

Obedecer essa ordem gera algumas implicações:

1 - Ao resolver primeiro as questões mais fáceis, seu cérebro sofrerá um desgaste muito menor. Tenha em mente que seu desempenho intelectual sofre um decréscimo após algumas horas de concentração. Sua atenção e capacidade de raciocínio estarão diferentes após três horas de resolução de prova comparados com a primeira meia hora de prova. Aproveite o início para ter um excepcional desempenho no(s) campo(s) que você domina.

2 - Atacando primeiro as disciplinas de sua preferência, com o cérebro descansado, seu desempenho será otimizado, pois você resolverá essas questões com maior velocidade e menor desgaste. Na medida em que as disciplinas mais difíceis forem surgindo, seu ânimo para enfrentá-las será maior do que se você resolvesse a prova seguindo sua sequência normal, ou de forma aleatória ou mesmo optando logo de início pelas mais difíceis.

3 - Ao enfrentar as disciplinas mais difíceis, você terá sofrido um desgaste menor, já tendo resolvido parte da prova; exatamente aquela que você melhor domina. Logo, sua preocupação em atingir os 50 pontos será menor, deixando-o menos ansioso.

2 - Resolvendo as questões

Ao resolver as questões, atente para os seguintes pontos:

1 - Não saia riscando sua prova indiscriminadamente. Se for marcar uma assertiva que julga correta, faça apenas um ponto ou uma seta. Deixe aquele "X" apenas para quando sua convicção quanto à resposta for absoluta. Isso evitará que você se confunda.

2 - NÃO perca tempo nas questão muito difíceis, ou que sua dúvida entre uma ou outra resposta seja quase insuperável. Deixe as questões dessa natureza para o final, quando a folha de resposta já estiver preenchida (parcialmente preenchida, por óbvio).

3 - Sempre faça um círculo em torno das seguintes palavras: correta, incorreta, certa, certos, errada, sim e não. Tais termos permeiam a prova toda e determinam o sentido da resposta. Confundi-los o levará inexoravelmente ao erro.

4 - Os termos sempre, jamais e nunca quase sempre estão associados com assertivas cujos enunciados estão errados. Generalizações são perigosas.

5 - De um modo geral, cada questão possui duas assertivas que não se encaixam de jeito nenhum com seu enunciado. Procure identificar essas assertivas e descartá-las de pronto, caso a resposta não lhe pareça tão óbvia na hora de resolver a questão.

3 - A folha de resposta

Assim que se iniciar a última hora da prova, pare tudo o que estiver fazendo e passe as questões já resolvidas para a folha de resposta. Assim você passará as respostas com calma, minimizando o risco de errar.

Leve duas canetas para a prova. Uma servirá de "régua", evitando que você marque a letra errada em uma outra questão. Isso é mais comum do que vocês imaginam. Não subestimem o que um cérebro cansado pode fazer (inclusive o seu).

Seja metódico, calmo e lento nessa hora. A folha de resposta carregará todo o seu esforço durante meses. Trate-a com o maior carinho.

Preencha a folha mesmo antes de resolver todas as questões. Certamente as que não foram respondidas são as mais difíceis. Essas podem ficar para o final, tendo você a certeza de que o mais importante já está assegurado.

4 - O equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional para a prova deve ser buscado a todo momento, antes e durante o exame, principalmente para evitar prejuízos ao seu desempenho.

1 - Deixe rigorosamente tudo pronto para o domingo. Compre duas canetas BIC, da cor PRETA. Assegure-se no seu edital que você pode ir de short ou sandália. No edital da OAB/DF os candidatos tem de ir com calça e sapato e nada de camisa regata. Como os editais podem apresentar diferenças, é bom você se certificar se sua roupa não lhe trará problemas. Já vi candidato barrado porque estava de short.

2 - Assegure que você dormirá como um anjo na véspera da prova. Passar a madrugada estudando para uma prova que só começará às 2 da tarde pode ser uma terrível armadilha. Sentir sono na hora "H" seria fatal, ainda mais porque o candidato terá de passar o gabarito para a folha de resposta. Pelo mesmo motivo não estude nada na manhã de domingo. O que você tinha de aprender já foi aprendido.

3 - Não se embriague na véspera da prova. As razões para isso são óbvias. Na mesma medida, evite remédios, xaropes ou qualquer substância que entorpeça a mente. E as razões para isso também são óbvias.

4 - Leve chocolate para a prova. Não só faz com que o cérebro libere endorfinas, que são calmantes naturais, como proporcionam glicose para a atividade cerebral (o cérebro é o órgão que mais consome energia), e o chocolate proporciona essa energia de forma muito rápida. Leve também alguma coisa para beber e chicletes.

5 - Estudar no sábado pode ser bom, mas não estudar pode ser melhor. Reflita sobre sua condição de aprendizado e faça uma escolha: se você estudou bem para a prova e está seguro de si, é melhor descansar, ir para uma piscina, cinema, namorar, etc, etc. Se não está tão seguro assim, estudar mais um pouco pode ser reconfortante. Seja honesto consigo mesmo e tome uma decisão racional.

6 - Faça duas ou três paradas de 3 minutos cada durante a prova. Feche os olhos e procure fazer um controle da respiração. Dê ritmo a sua respiração, inspire pelo nariz e expire pela boca, bem lentamente. Procure manter seu foco na própria respiração. Essa pausa ajuda a recompor sua capacidade de concentração, além de aliviar eventual ansiedade. Seus efeitos mais que compensam esse nove minutos perdidos.

5 - Após a prova

Após a prova, se você tiver paciência, entre aqui no Blog, que estaremos acompanhando os gabaritos extra-oficiais que forem publicados, fazendo comentários sobre a prova e já projetando futuros recursos.

Desde o Exame 3.2007 o Blog Exame de Ordem acompanha tudo sobre a prova.

Aproveitem e entrem na nossa comunidade no Orkut, onde os bacharéis se congregam para trocar suas experiência e impressões sobre a prova. Todas as dúvidas sempre são respondidas lá.

Boa sorte!!!

10 comentários:

Anônimo,  11 de setembro de 2009 às 11:56  

Excelente texto e valiosas dicas, por mais que estejam batidas sempre é bom lê-las, e principalmente nos tranquilizarmos!

Anônimo,  11 de setembro de 2009 às 12:40  

Prezado Dr. Maurício,

A informação de levar chocolates para ter energia durante a prova pode se transformar numa grande armadilha, isso pq ao ingerir açucar, o seu corpo tende a suprir a glicose perdida, todavia esse açucar é queimado de forma extremamente rápida levando a um estado de hipoglicemia, que acabará trazendo sono ao candidato.
O melhor é levar barras de cereal que possuem menos açucar nas fibras e levam um tempo maior ara o corpo processar. Deesa forma se consegue obter energia sem entrar num rápido estágio de hipoglicemia.

Anônimo,  11 de setembro de 2009 às 12:47  

Querido amigo
Como seu blog me fez bem nesse momento tão tenso da minda vida!!!Sou aluna graduanda e aqui tive as notíciais mais quentes e rápidas sobre a possível suspensão do exame. Muito obrigada por tudo e continue sendo o profissional sério e competente que és. Um grande abraço. Tens uma amiga na Bahia. Cláudia

Anônimo,  11 de setembro de 2009 às 12:53  

Faltou o cardápio do almoço de domingo.
Feijoada nem pensar. Macarronada a bolonhesa também não pode.
Prefira os grãos e cereais. Um peixinho tá liberado. Muita salada é bom tb

Anônimo,  11 de setembro de 2009 às 16:37  

Dr. Maurício,
Você é um anjo! Ninguém faz tanto por nós examinandos quanto você o faz, e ainda mais de graça...
Parabéns pela dedicação!!!

Att., Anna.

Anônimo,  11 de setembro de 2009 às 21:58  

Proveitoso os lembretes e as recomendações a serem praticadas desde agora, para que, no domingo, estejamos tranquilos, para mais uma batalha. Como diz certa vez o vice-Presidente "estou perdendo a batalha, mas a guerra não perderei", conclusão, posso até não passar mas este exame de ordem não me vencerá, pq nasci primeiro do que ele, e sou mais forte.

Anônimo,  12 de setembro de 2009 às 10:40  

Dr Mauricio,

O senhor é iluminado!
Se não fosse o seu blog não teria conseguido estudar com calma durante esses quatro meses!!!
Obrigada por tudo!!!!

Unknown 16 de janeiro de 2010 às 00:29  

Muito obrigado, Professor!


Muito obrigado por tudo. O blogue foi uma companhia perfeita, certamente lembrarei várias dessas dicas exatamente na hora da prova com uma certeza; serão super úteis.

A indicação do Prof. Renato Saraiva foi ótima, valeu.

Não é preciso dizer mais e, no domingo, tudo corra bem não somente comigo, mas com quem merece, vale dizer, quase todos.

Forte abraço, o.k.?

Elvis Kempes
(Salvador/BA - 6ª-feira, 15 JAN 2010 - 23:28).

SÉRGIO MARCOS DE CARVALHO 16 de janeiro de 2010 às 19:02  

Obrigado pelas dicas, que foram muito importante para minha preparação

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP