Estratégia específica para a prova da OAB
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
A prova do Exame de Ordem não deve ser enfrentada sem uma prévia reflexão sobre a estratégia a ser empregada na sua resolução.
Numa primeira análise, poder-se-ia argumentar que uma prova não precisa propriamente de uma estratégia, basta conhecer o conteúdo nele exigido. Mas certamente ter uma estratégia aumenta as probabilidades de sucesso e potencializa a aplicação do conhecimento.
Ter uma estratégia lhe dará conforto, otimizará a utilização do tempo e, principalmente, melhorará seu resultado final.
Tracei aqui um pequeno guia para ajudar os candidatos nessas últimas horas que antecedem o exame.
1 - A ordem de resolução da prova por disciplinas
Primeiramente, determine qual a seqüência de matérias que você melhor domina. Essa sequência deverá ser obedecida na hora da prova. Pegue a última prova do Exame (AQUI) e mapeie-a. Localize cada disciplina exigida pela OAB e determine a sequência em que elas são apresentadas. Após isso, estabelece uma sequência, da disciplina mais fácil até a mais difícil. Você fará o mesmo na prova de domingo, antes de começar a resolvê-la.
Isso porque é contraproducente fazer a prova seguindo as questões na ordem em que elas são apresentadas. Resolva primeiro as questões das disciplinas jurídicas que você mais domina e deixe por último as disciplinas que você julga mais difícil.
Obedecer essa ordem gera algumas implicações:
1 - Ao resolver primeiro as questões mais fáceis, seu cérebro sofrerá um desgaste muito menor. Tenha em mente que seu desempenho intelectual sofre um decréscimo após algumas horas de concentração. Sua atenção e capacidade de raciocínio estarão diferentes após três horas de resolução de prova comparados com a primeira meia hora de prova. Aproveite o início para ter um excepcional desempenho no(s) campo(s) que você domina.
2 - Atacando primeiro as disciplinas de sua preferência, com o cérebro descansado, seu desempenho será otimizado, pois você resolverá essas questões com maior velocidade e menor desgaste. Na medida em que as disciplinas mais difíceis forem surgindo, seu ânimo para enfrentá-las será maior do que se você resolvesse a prova seguindo sua sequência normal, ou de forma aleatória ou mesmo optando logo de início pelas mais difíceis.
3 - Ao enfrentar as disciplinas mais difíceis, você terá sofrido um desgaste menor, já tendo resolvido parte da prova; exatamente aquela que você melhor domina. Logo, sua preocupação em atingir os 50 pontos será menor, deixando-o menos ansioso.
2 - Resolvendo as questões
Ao resolver as questões, atente para os seguintes pontos:
1 - Não saia riscando sua prova indiscriminadamente. Se for marcar uma assertiva que julga correta, faça apenas um ponto ou uma seta. Deixe aquele "X" apenas para quando sua convicção quanto à resposta for absoluta. Isso evitará que você se confunda.
2 - NÃO perca tempo nas questão muito difíceis, ou que sua dúvida entre uma ou outra resposta seja quase insuperável. Deixe as questões dessa natureza para o final, quando a folha de resposta já estiver preenchida (parcialmente preenchida, por óbvio).
3 - Sempre faça um círculo em torno das seguintes palavras: correta, incorreta, certa, certos, errada, sim e não. Tais termos permeiam a prova toda e determinam o sentido da resposta. Confundi-los o levará inexoravelmente ao erro.
4 - Os termos sempre, jamais e nunca quase sempre estão associados com assertivas cujos enunciados estão errados. Generalizações são perigosas.
5 - De um modo geral, cada questão possui duas assertivas que não se encaixam de jeito nenhum com seu enunciado. Procure identificar essas assertivas e descartá-las de pronto, caso a resposta não lhe pareça tão óbvia na hora de resolver a questão.
3 - A folha de resposta
Assim que se iniciar a última hora da prova, pare tudo o que estiver fazendo e passe as questões já resolvidas para a folha de resposta. Assim você passará as respostas com calma, minimizando o risco de errar.
Leve duas canetas para a prova. Uma servirá de "régua", evitando que você marque a letra errada em uma outra questão. Isso é mais comum do que vocês imaginam. Não subestimem o que um cérebro cansado pode fazer (inclusive o seu).
Seja metódico, calmo e lento nessa hora. A folha de resposta carregará todo o seu esforço durante meses. Trate-a com o maior carinho.
Preencha a folha mesmo antes de resolver todas as questões. Certamente as que não foram respondidas são as mais difíceis. Essas podem ficar para o final, tendo você a certeza de que o mais importante já está assegurado.
4 - O equilíbrio emocional
O equilíbrio emocional para a prova deve ser buscado a todo momento, antes e durante o exame, principalmente para evitar prejuízos ao seu desempenho.
1 - Deixe rigorosamente tudo pronto para o domingo. Compre duas canetas BIC, da cor PRETA. Assegure-se no seu edital que você pode ir de short ou sandália. No edital da OAB/DF os candidatos tem de ir com calça e sapato e nada de camisa regata. Como os editais podem apresentar diferenças, é bom você se certificar se sua roupa não lhe trará problemas. Já vi candidato barrado porque estava de short.
2 - Assegure que você dormirá como um anjo na véspera da prova. Passar a madrugada estudando para uma prova que só começará às 2 da tarde pode ser uma terrível armadilha. Sentir sono na hora "H" seria fatal, ainda mais porque o candidato terá de passar o gabarito para a folha de resposta. Pelo mesmo motivo não estude nada na manhã de domingo. O que você tinha de aprender já foi aprendido.
3 - Não se embriague na véspera da prova. As razões para isso são óbvias. Na mesma medida, evite remédios, xaropes ou qualquer substância que entorpeça a mente. E as razões para isso também são óbvias.
4 - Leve chocolate para a prova. Não só faz com que o cérebro libere endorfinas, que são calmantes naturais, como proporcionam glicose para a atividade cerebral (o cérebro é o órgão que mais consome energia), e o chocolate proporciona essa energia de forma muito rápida. Leve também alguma coisa para beber e chicletes.
5 - Estudar no sábado pode ser bom, mas não estudar pode ser melhor. Reflita sobre sua condição de aprendizado e faça uma escolha: se você estudou bem para a prova e está seguro de si, é melhor descansar, ir para uma piscina, cinema, namorar, etc, etc. Se não está tão seguro assim, estudar mais um pouco pode ser reconfortante. Seja honesto consigo mesmo e tome uma decisão racional.
6 - Faça duas ou três paradas de 3 minutos cada durante a prova. Feche os olhos e procure fazer um controle da respiração. Dê ritmo a sua respiração, inspire pelo nariz e expire pela boca, bem lentamente. Procure manter seu foco na própria respiração. Essa pausa ajuda a recompor sua capacidade de concentração, além de aliviar eventual ansiedade. Seus efeitos mais que compensam esse nove minutos perdidos.
5 - Após a prova
Após a prova, se você tiver paciência, entre aqui no Blog, que estaremos acompanhando os gabaritos extra-oficiais que forem publicados, fazendo comentários sobre a prova e já projetando futuros recursos.
Desde o Exame 3.2007 o Blog Exame de Ordem acompanha tudo sobre a prova.
Aproveitem e entrem na nossa comunidade no Orkut, onde os bacharéis se congregam para trocar suas experiência e impressões sobre a prova. Todas as dúvidas sempre são respondidas lá.
Boa sorte!!!
10 comentários:
Excelente texto e valiosas dicas, por mais que estejam batidas sempre é bom lê-las, e principalmente nos tranquilizarmos!
Prezado Dr. Maurício,
A informação de levar chocolates para ter energia durante a prova pode se transformar numa grande armadilha, isso pq ao ingerir açucar, o seu corpo tende a suprir a glicose perdida, todavia esse açucar é queimado de forma extremamente rápida levando a um estado de hipoglicemia, que acabará trazendo sono ao candidato.
O melhor é levar barras de cereal que possuem menos açucar nas fibras e levam um tempo maior ara o corpo processar. Deesa forma se consegue obter energia sem entrar num rápido estágio de hipoglicemia.
Querido amigo
Como seu blog me fez bem nesse momento tão tenso da minda vida!!!Sou aluna graduanda e aqui tive as notíciais mais quentes e rápidas sobre a possível suspensão do exame. Muito obrigada por tudo e continue sendo o profissional sério e competente que és. Um grande abraço. Tens uma amiga na Bahia. Cláudia
Faltou o cardápio do almoço de domingo.
Feijoada nem pensar. Macarronada a bolonhesa também não pode.
Prefira os grãos e cereais. Um peixinho tá liberado. Muita salada é bom tb
Dr. Maurício,
Você é um anjo! Ninguém faz tanto por nós examinandos quanto você o faz, e ainda mais de graça...
Parabéns pela dedicação!!!
Att., Anna.
Muito Bom !
Proveitoso os lembretes e as recomendações a serem praticadas desde agora, para que, no domingo, estejamos tranquilos, para mais uma batalha. Como diz certa vez o vice-Presidente "estou perdendo a batalha, mas a guerra não perderei", conclusão, posso até não passar mas este exame de ordem não me vencerá, pq nasci primeiro do que ele, e sou mais forte.
Dr Mauricio,
O senhor é iluminado!
Se não fosse o seu blog não teria conseguido estudar com calma durante esses quatro meses!!!
Obrigada por tudo!!!!
Muito obrigado, Professor!
Muito obrigado por tudo. O blogue foi uma companhia perfeita, certamente lembrarei várias dessas dicas exatamente na hora da prova com uma certeza; serão super úteis.
A indicação do Prof. Renato Saraiva foi ótima, valeu.
Não é preciso dizer mais e, no domingo, tudo corra bem não somente comigo, mas com quem merece, vale dizer, quase todos.
Forte abraço, o.k.?
Elvis Kempes
(Salvador/BA - 6ª-feira, 15 JAN 2010 - 23:28).
Obrigado pelas dicas, que foram muito importante para minha preparação
Postar um comentário