Considerações sobre as probabilidades de aprovação

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ao final do dia de hoje sairá o gabarito oficial do Cespe/OAB. Esse é um momento importante, pois as dúvidas serão finalmente dissipadas. Dependendo da pontuação obtida pelo candidato, as probabilidades de aprovação se apresentam da seguinte forma:

Candidato com 50 pontos - Independente de quantas ou quais questões o Cespe anule, quem fez 50 pontos está 100% na 2ª fase e nada pode mudar isso. Anulação de questões não gera decréscimo na nota. Ou ela se mantém a mesma ou sofre um aumento, nunca redução.

Candidato com 49 pontos - Se o cespe anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 48 pontos - Se o cespe anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 47 pontos - Se o cespe anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

Vejamos o histórico de anulações do exame unificado:

2006.1 = 3
2006.2 = 8
2006.3 = 3
2007.1 = 2
2007.2 = 4
2007.3 = 4
2008.1 = 3
2008.2 = 3
2008.3 = 6
2009.1 = 3
2009.2 = ?

Nunca o Cespe anulou apenas uma questão;

Apenas 1 vez anulou 2 questões;

Em 5 oportunidades anulou 3 questões;

Em 2 anulou 4;

Em 2 anulou mais de 4.

Estou com a impressão de que neste exame teremos apenas 2 questões anuladas. Essa prova certamente foi melhor elaborada do que as demais. De toda forma, o número de anuladas poderá ser maior, mas nada muito expressivo.

A torcida de cada bacharel é pelo maior número de questões anuladas. Mas ninguém deve se iludir. Acontece, evidentemente, alguns milagres, como uma candidata que no exame 3.2008 se beneficiou das 6 questões anuladas e foi para a segunda fase. Isso foi uma excepcionalidade. Quem fez 46 ou 45 pontos têm chances, mas são muito, muito remotas. Quem fez 44 pontos, para mim, não deve nutrir esperança alguma. Seis anulações no exame 3.2008 geraram críticas da própria OAB em relação ao Cespe. Não creio que tal exposição ocorra novamente. No exame 1.2009 a OAB anulou apenas 3 (sua média) e nem por isso a prova foi menos problemática do que sua antecessora.

De toda forma, vamos ver o que a OAB e o Cespe farão. Vai que acontece uma surpresa!

O resultado provavelmente será divulgado às 19:00h.

Cliquem no link para acessarem suas respectivas seccionais - CESPE

Assim que sair o gabarito oficial começaremos a bolar os recursos. Não teve exame em que este Blog não tenha emplacado pelo menos um recurso. Depois eu explico como funciona a sistemática recursal.

Os cálculos de probabilidade aqui apresentados são apenas estimativos.

30 comentários:

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 14:08  

Só que tem o detalhe: nesta exame nenhuma questão será anulada, NENHUMA.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 14:22  

Bem, fiz uma média de 48 acerto conferindo pelo gabarito "Jurídica", vamos esperar o oficial, mas ainda tenho esperanças, é meu 3º Exame, quero muito passar, meu futuro depende disso! Se não, infelizmente, vou ter que jogar tudo para o ar!!

Unknown 15 de setembro de 2009 às 14:55  

Dr. Mauricio, pra você quais questões podem ser anuladas??

Eu particularmente, independente de passar ou não, vou recorrer da 1 e da 70.

Forte abraço!

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 15:00  

Pela prova Igualdade a questão de número 6, alternativa "D", foi bem observada pelo Prof. Rubinstein.

Apesar da assertiva "B" estar mais evidente, a questão deve ser anulada.

Unknown 15 de setembro de 2009 às 15:05  

Na opiniao de voces? Qual o melhor gabarito? Na minha é o da LFG. Fiz 50 mas ainda estou apreensivo...

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 15:12  

Gostaria de uma sugestão de um bom curso preparatorio para o exame da ordem na barra da tijuca, sem ser o iuris.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 15:13  

Qual será a média de reprovação na 1ª fase? Alguém sabe?

Creio que terão no mínimo 2 questões anuladas!

LPurukinho

Maurício Gieseler de Assis 15 de setembro de 2009 às 15:18  

Vamos esperar o gabarito oficial para pensar nos recursos. Dizer quais serão anuladas é uma tarefa quase que impossível...

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 15:37  

Maurício, eu ando insistindo, mas por favor, averigue a questão de n.º 44, conforme já ressaltei no orkut, nessa pergunta todas as alternativas estão erradas.
Abraço.
Juliano.

Gill,  15 de setembro de 2009 às 15:42  

Eu achei a prova bem elaborada, mais ainda aposto em 3 anulações. Abraços!!

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 15:46  

Pessoal,em quatro gabaritos diferentes,minha pontuação ficou assim: 45,47,49 e 50......e agora?????

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 15:56  

Mauricio,

Fiz 48 em DGOMA/FMB/IDÉIA/JURIDICA (parece incrivel né) e dentre os 4 cursinhos, divergeram 11 questões)
e 49 em DAMASIO.

Pelo sua experiencia, acha que tenho chances de fazer 50 no oficial?

Por favor, aguardo uma resposta.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 16:11  

Fiz uma média de 57 questões em todos os extra-oficiais, incluindo o de Damásio. Há alguma chance das discrepâncias desses gabaritos com o da Cespe serem mais de 7?

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 16:24  

anuladas? pelo "jeitão" dos comentários que estão sendo postados não vamos ter questões anuladas.No exame passado logo de cara com os gabaritos extraoficiais muita gente já estava comentando que questões tais e tais deveriam ser anauladas, agora não se vê isso, parece que não tem muito o que ser contestado.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 17:04  

Anônimo das 15:13 hs, a sua pergunta não é muito inteligente neste momento...por favor! As preocupações são totalmente outras, não fique perguntando isso ao Dr. Maurício, aposto que ele está mais preocupado em saber do índice de aprovação e com os possíveis recursos, me poupe.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 17:32  

Também acho que a questão 1 deve ser anulada! Se "sem justo motivo" faz com que a alternativa "C" esteja errada, "por decisão judicial diante" também faz com que a "C" esteja errada (sem prejuízo do descabido "visto que nínguem pode ser compelido a trabalhar sem remuneração"). Em tempo, as alternativas referem-se à prova IGUALDADE.

jana,  15 de setembro de 2009 às 19:28  

Preciso de ajuda!!! Fiz 48 e ainda tenho um pouco esperança... preciso saber como se faz recurso pra pedir anulação das questões e se alguém mais tem interesse. Alguém pode me dizer mais questões passíveis de anulação? 45, 47, 71 77 (LFG), 26, 56 e 76 (Ideia) e 96 (JC concursos)

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 19:52  

fiz 46 no oficial, vi em alguns site que estas questoes poderiam ser objeto de recurso, sao ela:

13P, 25, 32, 38, 41, 44, 45, 47, 48, 56, 59, 71, 78, 89, 91 E 96

pelo amor de deus , me mandem o modelo do recurso, e o embasamento nao tenho pscologico nem para isso.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 20:04  

Tirei 48. esta bem perto...
Quando sair os recursos vcs vao colocar na net???
Obrigado.
gleytonc@hotmail.com

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 20:07  

Bom, acabei de corrigir minha prova de acordo com o gabarito da Cespe e fiz 48 pontos. Dentre as questões que estão comentando, a mais absurda que entendo como resposta é a 1. Jogos de Azar são proibidos por lei, até onde eu sei. Desta forma, não existem exceções. Acredito que 'embriaguez habitual sem justo motivo' faça sentido se pensarem no alcoólatra (doença). Mas, jogos de azar? Essa questão realmente vejo como apelativa... Na questão 45 vejo sim que temos mais de uma resposta correta então, também acredito que possa ser anulada.
Enfim, tenho fé que, pelo menos 3 possam ser anuladas para que eu possa passar pois vou me preparar para a segunda fase.
Abraços, Gracy

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 20:12  

aee galera
por favor quem puder me envia modelo de recursooo!!


desespero faltam 4 total!!!

thais.disnard@gmail.com

grata!

Kel,  15 de setembro de 2009 às 21:22  

Gente que desespero quero muito passar, fiz 47, será que tenho chance?

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 21:33  

Pelo gabarito do Damásio, fiz 44. Já me dava como fora....Mas quando saiu o gabarito da Cespe, fiz 49. Acho que to dentro.....Alguém sabe de alguma possível anulacão?

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 21:39  

Boa Noite ,

A todos os profissionais do Direito.


Gostaria de saber o que fazer ,com tantos garabitos de renomes com questões e respostas diferenciandas das resposta da prova da Cespe Unb.!
Acho que precisa mudar esses príncipios no meu entender estas questões que não foram poucas deveriam ser ANULADAS, acho que e o mínimo de consideração para os profissionais do direito .

Segue as questões que sugero e com certeza tem profissionais competentes para isso rever as questões :

25/34/44/45/56/59/64/70/78/84/96/98


Desde já agrateço a atenção de todos.

Sueli/SP

A 1 chip de distância 15 de setembro de 2009 às 22:33  

QUESTOES COMO A: 1, 56 59, E A 63. Criteriosamente passiveis de anulacao.

1) pq entram em conflito item "c" "pode ser compelido a trabalhar sem remuneracao" com a "d" por "sem justo motivo".
56) "c" e "d"... acredito que o item "c" tb esta correto
59 item "b" tb esteja correto
63) o item "b" tb.

A 1 chip de distância 15 de setembro de 2009 às 22:35  

QUESTOES COMO A: 1, 56 59, E A 63. Criteriosamente passiveis de anulacao.

1) pq entram em conflito item c pode ser compelido a trabalhar sem remuneracao com a d por sem justo motivo.
56) c e d... acredito que o item c tb esta correto
59 item b tb esteja correto
63) o item b tb.

Anônimo,  15 de setembro de 2009 às 23:53  

Só nos servirão as questões anuladas que ERRAMOS, certo??

Anônimo,  16 de setembro de 2009 às 11:43  

acredito que se houver alguma questão que possa ser anulada,esta é a 77 pois existe duas respostas certas e outros cursos tb dizem o mesmo então se vc errou a 77 e esta com 49 pontos igual a mim torça para que anulem esta pelo menos
um abraço

Unknown 16 de setembro de 2009 às 13:58  

minha prova foi a liberdade, pelo gabaritda cespe acertei 47 questões... sinceramente tenho esperanças sim, pois observando varios blogs tenho em mãos 9 questões passiveis de anulações que me interessam, são elas:

13;
25;
44;
45;
59;
61;
64;
77;
98.

ainda tem mais algumas que nao me interessam pois acertei as mesmas...

enfim por via das duvidas vou estudar para a segunda fase assim mesmo... gosaria de saber quando sai o resultado das questões anuladas?

abraço e sorte a todos em situação similar a minha..

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP