Vocação e advocacia

domingo, 9 de agosto de 2009

O artigo "Vocação e Advocacia" é de autoria do presidente da Seccional da OAB de Santa Catarina, Paulo Roberto de Borba, e foi publicado na edição de ontem (09) do Jornal Diário Catarinense (SC):

"A partir do momento em que um jovem decide ser advogado está optando por uma das profissões mais belas e completas que pode escolher, pois a palavra ad + vocatus significa um chamado, uma verdadeira vocação. Há quem diga que a advocacia seria um sacerdócio, eu prefiro pensar que é uma missão e que o combustível que nos move é a oportunidade que a profissão nos proporciona de lutar para assegurar o direito à justiça.

Se alguém me perguntasse que condição fundamental um advogado deve cumprir para bem exercer sua profissão, eu diria que antes de mais nada tratasse de estudar profundamente o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil, a fim de conhecer seus deveres e suas prerrogativas profissionais. Também deve conhecer a fundo o Código de Ética do Advogado, para que siga os ditames que dignificam a profissão. Quanto ao estudo propriamente dito, creio ser desnecessário enfatizar a necessidade de que o curso superior seja encarado com seriedade e responsabilidade. O estudo, juntamente com os preceitos éticos, é a base para se formar um bom advogado. Nos bancos das faculdades de Direito adquire-se o instrumental imprescindível ao competente exercício desta profissão, sem a qual inexiste justiça.

Nosso maior inimigo continua sendo o descaso com a justiça neste país, lamentavelmente, hoje, um berço de muitas desigualdades, com reflexos diretos na prestação jurisdicional. E mesmo em meio a tantos impasses e crises, o advogado não pode se permitir esmorecer. Seguir, enfim, buscando o conhecimento, o debate e a discussão madura, sempre profundamente comprometido com a busca pela justiça."

1 comentários:

Anônimo,  10 de agosto de 2009 às 13:22  

Esse artigo só veio confirmar o que eu sempre achei sobre a omissão da OAB qto a ética e disciplina, uma vez que o exame deveria somente cobrar essa materia pela falta de ética de muitos profissionais.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP