O preço da democracia

terça-feira, 23 de junho de 2009

O vídeo abaixo mostra a morte da estudante iraniana Neda Soltani, baleada por policiais em Teerã durante os protestos por novas eleições naquele país. Com 26 anos, a jovem estudava filosofia e música, além de trabalhar meio turno como agente de viagens. O triste é que ela sequer participava dos protestos no momento em que foi baleada.

Divulgo-o aqui porque ele é, infelizmente, um símbolo da legítima luta por valores tão caros e universais como a liberdade de expressão, a democracia e a justiça, face a uma visão fundamentalista de mundo e de poder.

Serve de aviso para todos aqueles que atuam ou atuarão no trato das leis e da justiça, em qualquer momento, lugar ou circunstância. Os extremos nunca são ou serão o melhor caminho.

Cliquem no link a seguir para entenderem melhor a história: Os protestos no Irã ganham um símbolo

O vídeo é muito forte, verdadeiramente chocante, e não deve ser visto por pessoas sensíveis.

5 comentários:

Gustavo 23 de junho de 2009 às 18:47  

Professor,
Por favor faça um post e divulge o site do perfil
http://www.youtube.com/citizentube
do youtube.
sem dúvida nenhuma a internet e, principalmete, o YOUTUBE estão tendo um papel fundamental para com o apoio internacional aos protestos no Irã.
Como bem dizem, "uma imagem vale mais do que mil palavras".
Abraços e parabéns pelo blog
Gustavo

Joana,  24 de junho de 2009 às 07:35  

O Lula ainda ficou do lado do presidente eleito do Ira, dizendo que quem protesta é pq é contra a democracia. Democratico é atirar nos manifestantes que protestavam contra a frude das eleiçoes.

Anônimo,  24 de junho de 2009 às 08:42  

Eu sinceramente imaginava que o autor do BLOG tinha uma visão um pouco mais crítica e experiente sobre estes tipos de acontecimentos.
Veja que históricamente a propaganda foi vastamente utilizada para mobilizar opniões públicas de grupos e até nações inteiras.
Poderia imaginar uma maneira mais fácil de promover uma lucrativa guerra contra o IRÃ do que fazer a população implorar para que vc efetivamente invada o Irã ??
A "luta pela democracia" é a desculpa contemporânea para genocídeos. Situações muito piores do que essa ocorrem na America Latina e Africa, devido a forte influência americana na nossa cultura existe esta tendência de sempre divulgar os EUA como herói do planeta.
Talvez seja melhor se ater somente a matérias vinculadas com o exame de ordem, pois nesta seara vc brilha.
sucesso.

Flagrante - Brasilia

Maurício Gieseler de Assis 24 de junho de 2009 às 11:01  

Flagrante,

Suas ilações vão muito além do que está exposto no post. Ou seja, viu mais do que foi escrito. Não divulguei país algum, mas se o fizesse, certamente faria propaganda dos EUA, que, com seus defeitos, ainda é o baluarte de princípios e instituições que remontam à Atenas e Roma, tão importantes e profundos que perduraram ao longo de muitos séculos.

Ademais, o vídeo fala por si só...não é uma "peça de propaganda".

Quanto ao Blog, esse é voltado para o exame, mas publicarei assuntos e notícias distintas do exame que julgo relevantes, mesmo sem perder o seu propósito inicial.

Se você não gostar, basta não mais visitar.

P.S. Imaginar que a própria população do Irã peça para ser invadida é passar um atestado de inocência angelical, ou, talvez, de pobreza franciscana.

Anônimo,  26 de junho de 2009 às 07:57  

Relaxa Flagrante,
É assim mesmo, hoje em dia aluno de direito não possui qualquer senso crítico pois o objetivo é apenas passar em concursos. Fazer o q ? triste realidade.. Até o dono do blog fica perdidinho quando tem q responder alguem que consegue pensar além do que tá na apostilinha.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP