Estatísticas do 3º exame de ordem de 2008

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A OAB divulgou hoje as estatísticas do 3º exame de ordem de 2008. A média nacional de aprovação foi de 27,35% do total de candidatos que fizeram o exame de ordem. Foram 47.521 inscritos, 46.293 presentes na 1ª fase, e 12.659 aprovados no total.

Novamente a Seccional de Sergipe ficou na frente, aprovando 39,91% de seus candidatos, enquanto a Seccional de Rondônia aprovou apenas 19,10% dos bacharéis.

A Seccional do Maranhão é a que possui o maior número de bacharéis litigantes, já 67 deles estão sub judice.

De um modo geral, as seccionais do nordeste (mais uma vez) aprovaram mais bacharéis de direito em relação as demais regiões. Isso é bom para mitigar alguns estereótipos que circulam por aí.

Segue o link com os dados completos de todas as seccionais:


Abaixo o link das estatísticas das faculdades:

2 comentários:

Anônimo,  8 de maio de 2009 às 07:20  

Infelizmente os resultados em geral ainda deixam muito a desejar, com poucos aprovados no geral.

Interessantes as estatísticas porque logo que surgiu a idéia do exame unificado muitas seccionais do sul e sudeste eram contra alegando que a prova teria que ser "facilitada" para aprovar os candidatos do Nordeste...

Abaixo os estereótipos. Sou sergipano, cursei em Universidade particular e obtive 81 pontos na prova objetiva e 10,0 na subjetiva.

Anônimo,  13 de maio de 2009 às 11:35  

Qualquer um que já cursou estatística básica sabe que para se apresentar a realidade de um conjunto de dados devem ser apresentados a média e o desvio padrão. Assim, essa estatística é bem falaciosa. Deve-se apresentar, pelo menos, a média, o desvio padrão, a moda e a mediana alcançada por cada IES, em cada fase, para se obter uma real idéia do desempenho das faculdades. Por enquanto, vamos sendo enganados com essas "quase informações".

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP