São Paulo unifica agora ou só em 2010?

terça-feira, 17 de março de 2009

Passaram a informação de que os cursinhos de São Paulo estão preparando seus candidatos sob a crença de que a unificação só se dará em 2010. 

O Dr. D'Urso, assim como o Colégio de Presidentes das Comissões de Exame de Ordem, ocorrido no MS, afirmaram que a unificação já seria para o próximo exame de ordem, ou seja, o 1º exame de ordem de 2009, que ocorrerá em maio e junho deste ano.

Essa informação de que a unificação só seria em 2010 também tem sido divulgada em algumas mídias, o que gera uma natural confusão.

Fica a pergunta: Como se preparar? Ainda sob a lógica do exame paulista ou já pensando no unificado?

Na dúvida, eu aconselho a estudar como se fosse fazer o exame unificado, pela simples razão de que este é mais difícil.

E também aconselho aos bacharéis paulistas que solicitem informações na Seccional.

P.S. - No site da própria OAB/SP, em uma notícia de 13/02/2009, diz que a unificação se dará no próximo exame, ou seja, o 1º exame de 2009. Vejam a notícia e o correlato link:

A Seccional Paulista da OAB
integrará o próximo Exame de Ordem Unificado, que vem sendo aplicado desde junho de 2007 pelo Conselho Federal da OAB. Com essa adesão, o conteúdo e datas das provas em todas as Seccionais da Ordem no país , com exceção de Minas Gerais, serão as mesmas, na primeira e segunda fases. Segundo com o presidente da OAB SP, Luiz Flávio D’Urso, o acordo falta apenas ser formalizado, mas a decisão já está tomada. (...)

24 comentários:

Anônimo,  17 de março de 2009 às 20:42  

Boa noite Dr.Maurício.
Sou do Estado de Mato Grosso, e aqui faço a prova unificada.
Sei que este comentário não é apropriado neste post.
Mas gostaria de fazer uma pergunta.
Este exame que ocorrerá no mês de maio é o meu terceiro exame.
Das duas vezes que fiz o exame, não fiz cursinho para o mesmo.
Não passei na 1ª vez e agora na 2ª que é o exame 2008.3, acho que não passarei, só falta confirmar.
Vamos a pergunta.
Devo ou não fazer um cursinho para a 1ª fase do exame 2009.1?

Detalhe no 1ª exame 2008.1 fiz 46 pontos.
No 2ª exame 2008.3 fiz 57 pontos.
OBRIGADO.

Anônimo,  17 de março de 2009 às 20:43  

Querem saber, estou enojado de OAB. Fico impressionado como essa instituição que se diz séria e defonsora da ordm jurídica do estado democrático de direito se posiciona em tudo como se fosse dona de tudo e de todos e como se as pessoas tivessem a obrigação de se colocar à dispoisção dela. Ela, por meio de um zé ninguém que lá no Mato grosso do Sul fez um comentário, simplesmente se cala. Ora, bolas, esse zé ninguém é de qualquer forma algém ligado à OAB e por isso ele tinha a obrigação de ficar calado ou então divulgar algo oficial da OAb e não fazer comentário. Agora está aí: a "dona do mundo", prepotente, arrogante se cala e fica todo mundo que nbem idiota sem sabar que posição tomar na vida. Eu na verdade já estou enojado, antes de me formar já não aguento mais essa. Ela começa com esse exame mumilhando a todos (nem uma cadeira decente a pessoa que faz a prova tem), pagam caro pela taxa de inscrição e até os livros que levam para fazer o exame ficam esparramados pelo chão. É isso mesmo, ficam esparramados pelo chão. Será que ninguém sério neste país vai por fim a essas arbitrariedade cometidas pela OAB?

Anônimo,  17 de março de 2009 às 20:45  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maurício Gieseler de Assis 17 de março de 2009 às 20:51  

Faça o cursinho. Te dará mais segurança.

Anônimo,  17 de março de 2009 às 21:54  

Será que a prova de SP é mais fácil mesmo??? acredito q não. Vamos lá prova de trabalho segunda fase: Embargos no TST. Agora pergunto: O que é mais fácil um Embargos no TST ou uma simples inicial????

Anônimo,  17 de março de 2009 às 22:08  

Sem sombra de dúvidas a prova de SP é muito mais fácil.
Pelo menos a 1ª fase.

Anônimo,  17 de março de 2009 às 22:32  

é tão fácil que teve 6 anuladas.

Anônimo,  17 de março de 2009 às 22:56  

A NAcional tb tiveram 6 anuladas. Penal foi 1000% menos complexa. Não digo + fácil, mas mais prática.

Anônimo,  17 de março de 2009 às 23:08  

Anônimo, lógico que em SP não teve essa BOIADA de anulação...

Anônimo,  18 de março de 2009 às 00:27  

O exame de SP não teve 6 questões anuladas, teve apenas 2. O exame nacional é que teve 6 anuladas. Quero dizer que o exame de SP é mais fácil, primeiro porque não exige Direito Ambiental,Direito Internacional, Direito do Consumidor e só alguvas vezes inclui 1 (uma) questão do ECA envolvendo a área penal; segundo porque o formato das questões no nacional exige que o candidato decore muito texto de lei (quem é computador para decorar lei? Eu não sou). Decorar é coisa de quem não consegue aprender.

Anônimo,  18 de março de 2009 às 00:31  

Para o anônimo que pergunta o que é mais dificil, se Embargos ao TST ou uma Inicial, eu respondo com toda franqueza. Os Embargos são muito, mas muito mais fáceis, embora dependa muito do problema apresentado. Comparando o exame 137 de SP que exigiu Embargos ao TST e o nacional que exigiu uma inicial, com certeza os Embargos foram mais fáceis.

João Lemes 18 de março de 2009 às 01:36  

Como sempre, os cursinhos colocando minhoca na cabeça dos estudantes!!!
um abraço
João Lemes
http://advogadojunior.wordpress.com

Anônimo,  18 de março de 2009 às 14:08  

alguém sabe sobre antecipação do resultado da 2ª do exame unificado que deveria ser no dia 23/03/09, pois o de SÃO PAULO foi antecipado

Anônimo,  18 de março de 2009 às 15:00  

Pessoal

Estudar sozinho(a) também dá certo. Eu consegui chegar para a 2ª etapa lendo uma coleção completa das disciplinas de Direito direcionadas para o exame e obtive 53 questões e isso para quem só fez 38 da primeira vez, ou seja, segui um calendario que eu mesma fiz e estudei conforme este calendário e li a coleção completa.
Estou, aguardando o resultado da 2ª etapa unificado, ou seja, confiem em vocês também. Não fiquem achando que cursinhos preparatórios são os salvadores da pátria.
Ajudar até ajuda, mas não jogue a salvação nas mãos de cursinhos sem fazer a sua parte e depois ficar confiando no milagre divino, pois isso não acontece.
É arregaçar as mangas e estudar mesmo!!!

São Luís (Patrimônio Cultural da Humanidade)

Anônimo,  18 de março de 2009 às 19:37  

Na verdade, tem muito neguinho aqui no blog que fala muito e se submetido ao exame de ordem em SP ficará pelo caminho... Lembramos que mesmo sendo "fácil" de 10 candidatos apenas 2,8 foram aprovados. Então você que se julga esperto, inteligente, achando que a prova alheia é mais ou menos fácil que outra, não queira ser submetido ao exame fácil, pois caso o seja e você fracassar, vai ficar feio....

Anônimo,  18 de março de 2009 às 23:02  

Mas pergunto, se não for unificado pode uma pessoa se inscrever no de São paulo e também no de outro Estado? Se puder vou fazer isso, pois a chance de ser aprovado aumenta, além de ser feito um exame e já na semana seguite faz o outro, não espera 3, 4 meses. Como fiz faculdade em SP e minha família é do Rio de Janeiro, posso tirar o título de eleitor lá.Alguém sabe dizer se existe ilegalidade nisso, não encontrei nada que proiba até agora, mas não quero agir ilegalmente, quer fazer tudo dentro do permitido, dentro do que não é proibido.

Unknown 19 de março de 2009 às 15:58  

O cólegio da OAB ocorreu em Campo Grande/MS e não em MT como foi postado.

Maurício Gieseler de Assis 19 de março de 2009 às 19:07  

Tem razão Leandro. Já fiz a correção.
Obrigado.

Anônimo,  19 de março de 2009 às 20:14  

Maurício

Como disse anteriormente os cursinhos de SP não estão nos preparando para o Unificado, mas para o Estadual. Só há um cursinho que prepara para o Cespe Nacional. Gostaria de saber o que o senhor indica para estudar por conta nestes casos? Algum livro de questões comentadas? Resoluções de testes anteriores da Cespe/Nacional? Outra alternativa?
Nõa quero ficar esperando o edital para os cursinhos caírem na real que o exame mudou e me prejudicar. Quero correr atrás sozinha.
Em um mês eles não vão conseguir falar nenhum milagre!!!
Me ajude por favor!!!
Aguardo resposta....

Anônimo,  20 de março de 2009 às 18:44  

Eu tenho dúvidas em dizer que o exame de sp é o mais fácil..realmente, não tem administrativo, constitucional..só que essas matérias são cobradas sim nas questões de primeira e segunda fase..a segunda fase de são paulo tem direito tributário e o direito administrativo entra na esfera tributária - em questões acerca da administração..não tem constitucional, mas essa matéria entra em penal..as matérias aqui em são paulo não são divididas, por exemplo, na segunda fase de civil é cobrado direito comercial, lei de locação enquanto que na cespe nacional é dividido..ademais, as questões da cespe nacional muitas vezes são um texto e pelo texto você já encontra a resposta, enquanto que a prova de são paulo tem muitas questões do gênero o que significa, o que quer dizer..realmente, quem vê acha que a prova é mais fácil, mas quando vai fazer vê que a prova exige muito conhecimento técnico..não estou dizendo que a cespe é mais fácil, mas acredito sim que as duas estejam em pé de igualdade..Além disso, na segunda fase são três peças e dentre essas há um sorteio que escolhe qual determinada região irá fazer..nessa última prova foi exigido uma inicial ou reconvenção ou ação pauliana, enquanto na cespe é apenas uma peça..

Anônimo,  20 de março de 2009 às 20:02  

Danem todos vocês, porque aqui não é lugar para reclamar. Querem reclamar mandem suas mensagens diretamente para quem está sendo critidado que é a OAB. Vocês têm medo do que que não enviam as críticas utilizando o site das Seccionais? Mande para os Presidentes das Seccionais, pois se não surtir efeito aqui é que não vai surtir mesmo. Uma coisa é certa, se não desrespeitar ninguém e não atingir a honra não há nada a temer, afinal, a liberdade de expressão nos é assegurada pela Constituição Federal. Criticar o que está errada, como é o caso do exame, está mais do que certo, está certíssimo, mas é sempre de bol alvitre a crítica ser acompanhada de uma sugestão, criticar por criticar não é o melhor caminho e nem mesmo será levada em consideração.

Anônimo,  20 de março de 2009 às 23:24  

Pessoal, será que ninguém, especialmente os cursinhos, têm a iniciativa (e força)de interpelar a OAB sobre se o próximo exame será unificado ou não? Esses cursinho, já ví, não servem é para nada mesmo, a não ser arrancar nossa grana. E não adianta ninguém vir com ideia de que o certo é estudar como se fosse fazer o exame nacional, nem vem que não tem. Não sou burro de carga para ficar gastando energia desnecessariamente. Quero estudar de forma correta, direcionando os estudo para o exame correto e não ficar quem nem cego em tiroteio.Eu já cansei de mandar e-mail para a OAB perguntando e eles simplesemtnete nada respondem.Será que não existe alguém que frequenta esses blogs que tem cacife para exigir que a prepotente OAB se manifeste, já que foi um de seus integrantes quem jogou, no Mato Grosso do Sul, a fofoca? Sim, é fofoca porque até agora nada de oficil a OAB divulgou. Caramba, é muita irresponsabilidade de uma instituição que se diz séria e não posso concordar com isso de forma alguma.Nós merecemos uma resposta desses malditos que comandam a OAB, pelo menos isso.

Anônimo,  22 de março de 2009 às 22:31  

Anônimo,

Os cursinhos em nada estão ajudando, mas a julgar por esta notícia da OAB eu acho que o próximo será unificado...eles são bem claros, princioalmente neste trecho:

No próximo domingo (15/2) a OAB SP realiza a segunda fase do seu último Exame em nível Estadual.

Veja a notícia na íntegra:

http://www.oabsp.org.br/destaque-principal/oab-sp-vai-aderir-ao-exame-de-ordem-unificado-e-realizada-2-fase-do-137-no-domingo

Anônimo,  22 de março de 2009 às 22:31  

Anônimo,

Os cursinhos em nada estão ajudando, mas a julgar por esta notícia da OAB eu acho que o próximo será unificado...eles são bem claros, princioalmente neste trecho:

No próximo domingo (15/2) a OAB SP realiza a segunda fase do seu último Exame em nível Estadual.

Veja a notícia na íntegra:

http://www.oabsp.org.br/destaque-principal/oab-sp-vai-aderir-ao-exame-de-ordem-unificado-e-realizada-2-fase-do-137-no-domingo

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP