Menor potencial ofensivo leva STF a negar extradição para Reino Unido

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Por envolver ato considerado de menor potencial ofensivo, por unanimidade o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de extradição (EXT 1145) de Adrian Clive Hayward, feito ao Brasil pelo governo do Reino Unido. A decisão foi tomada no final da sessão desta quinta-feira (18).

O ministro Celso de Mello (foto), relator do pedido, disse em seu voto que Adrian é acusado por lesões corporais e por porte de arma – uma chave de fenda, frisou o ministro. Para o decano da Corte, o Supremo deveria levar em conta, neste caso, o menor potencial ofensivo do delito e negar o pedido de extradição.

Celso de Mello lembrou que no tratado entre os dois países está prevista cláusula exatamente fazendo referência a atos de menor potencial ofensivo. O ministro votou pela rejeição do pedido, acolhendo o parecer do Ministério Público Federal, determinando a expedição de alvará de soltura em nome de Adrian Clive Hayward, para que o estrangeiro seja posto em liberdade, se não se encontrar preso por outro motivo.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP