Britto visita OAB-RJ e condena proposta que prega fim do Exame de Ordem

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ao visitar hoje (03) a sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, condenou o projeto de lei apresentado pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP), de extinção da exigência do Exame de Ordem para o exercício da profissão de advogado. Na opinião de Britto, que esteve acompanhado na visita do vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, acabar com o Exame de Ordem "é o mesmo que dizer que venceu o lobby das empresas privadas de ensino superior, que só buscam o lucro a qualquer preço, sem qualquer preocupação com a qualidade do ensino jurídico".

O presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous também condenou o teor da proposta que visa à extinção do Exame de Ordem. Segundo ele, a OAB, quando institui e aplica o exame, não está exercendo um papel fiscalizador e, sim, lutando para assegurar a boa qualidade do futuro profissional e assegurar que os interesses da sociedade sejam bem defendidos por esses profissionais.

"A OAB não se limita a fiscalizar a atividade profissional, ela é muito mais do que isso. Ela é guardiã da ordem jurídica do Estado de Direito democrático e, como qualquer outra entidade, tem a obrigação e o dever de zelar pela dignidade dos seus representados. Isto é o que justifica o Exame de Ordem", disse Damous.

Fonte:http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=15414

13 comentários:

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 13:52  

Concordo e assino em baixo com a matéria... ansiedade a mil... 0,25 décimos a serem devidamente deferidos...

Ass. Guilherme

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 14:26  

Até concordo com a prova... mas não aceito a ideia de ter que fazer a primeira prova novamente... Direito Adquirido!!! 0,30 decimos... e ter que refazer a primeira prova... mas... tomara que saia o resultado as 17hs MESMO...

Lara

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 15:51  

Estão dando o resultado pelo telefone no rj 22722104 sempre quis falar isso paaaaaaaaaaasssseeeeeeeiiiiiiii porrraaaaaaaaaaa!!!!!!

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 15:56  

Concordo com a prova!

sendo que deve ser gratuita, se o examinando passar não passar na segunda fase, não deverá faser a primeira de novo.

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 16:00  

Será que a OAB vai querer perder milhões em arrecadação com a prova por ano?

Prova gratuita sim!
Não passou na segunda fase, não precisa de fazer a primeira fase de novo.

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 16:32  

Professor não desista nunca de seu blog, não sei como agir, pensar, falar estou atordoado, só queria agradecer a presença de vcs nesses fóruns, pq sem vcs seria muito mais difícil, nós quando passamos por estas situações ficamos sem saber oque e com que falar, me sentia um chato perguntando e falando o tempo inteiro da mesma coisa, e os blogs e fóruns a fora me acalmavam, me faziam sentir capaz e que ainda restava uma esperança!!! Pra que passou meu imenso parabéns vcs merecem e para que ainda não passou não desistam ainda resta o MS eu tentaria!! A prova e sua correção foram uma sacanagem, concerteza os magistrados perceberam isso. Afinal quem é o CESPE pra dizer oque esta certo por favor não deisitam entrem com MS!!!!

OBRIGADO A TODOS!!!!

André Monteiro

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 16:43  

Alguém já viu prova gratuita para juiz ou promotor?
Ou se alguém que passou na primeira fase para juiz ou promotor e reprovou na segunda, fazer somente a segunda no concurso posterior?
Por favor, vão estudar....

JULI,  4 de dezembro de 2008 16:56  

BOA TARDE! EM PRIMEIRO LUGAR A OAB NÃO DEVERIA DIZER QUE AS UNIVERSIDADES SÓ ESTÀO PREOCUPADAS COM O LUCRO, POIS A OAB TAMBÉM ESTÁ, PORQUE A PROVA DA ORDEM NÃO É GRATUITA? PORQUE A PROVA DA ORDEM NÃO É SÉRIA? TODOS ESTÃO A PAR DA VERGONHEIRA DAS CORREÇÕES, INJUSTAS!!! OUTRO ASPECTO A SER PENSADO, É O CASO DE QUEM REPROVA NO SEGUNDO EXAME TER QUE FAZER O PRIMEIRO NOVAMENTE, GENTE É REVOLTANTE. EU ESTOU CANSADA DE INJUSTIÇAS. HOJE RECEBI, DEPOIS DE CINCO DIAS A RESPOSTAS QUANTO A QUESTÕES 1 E 5 DA PROVA PRÁTICA DE DIREITO DO TRABALHO, O PRESIDENTE DA MINHA SECCIONAL RESPONDEU O SEGUINTE: O COLÉGIO NACIONAL DO EXAME DE ORDEM E CESPE ANALISARAM AS QUETOES E QUE NAO FEREM O EDITAL E NEM O PROVIMENTO.

ELES QUE DEVERIAM FISCALIZAR O CESPE, ESTÃO EM CONLUIO, DIZENDO QUE TAIS QUESTÕES NÃO FEREM O PROVIMENTO 109 E O EDITAL, ONDE ESTAMOS, OS PRESIDENTES SE POSICIONNDO CONTRA O PROVIMENTO FEDERAL, QUE PALHAÇADA.
COMO É QUE VOU CONFIAR EM FAZER OUTRO EXAME DA ORDEM SE NESSE OCORREU TUDO ISSO.
O EXAME DEVERIA SER SÉRIO, E NÃO ISSO.

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 16:59  

Dou toda a razão para a amiga, onde estamos?

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 17:27  

Bem, tem sempre a via do Mandado de Segurança...se não der, que tal estudarem mais para a próxima prova?

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 17:50  

gente, alguém sabe se tem como termos acesso ao "espelho de correção" do recurso?

Anônimo,  4 de dezembro de 2008 19:15  

Acho engraçado as pessoas que passaram no exame, vir dar paltites tipo: "que tal estudarem mais para a próxima prova" ou "Por favor, vão estudar...." em tom de desprezo.. Todo mundo aki eu tenho certeza absoluta que estudou, que passou noites em claro estudando... Todo mundo aqui sabe q precisa estudar, e não apenas para passar num exame de ordem e sim estudar para adquirir conhecimentos para uma VIDA! Até pq n estudamos só para passar em exame de ordem. Acho que quem passou deveria ao menos ser solidário com quem não passou no Exame. Ninguém é melhor do que o outro pq passou no exame de ordem, às vezes quem não passou tem até mais conhecimento de quem passou... Teve sorte... Quem quiser entrar com MS, entre, vá atrás dos seus direitos, pois houveram muitos erros de correção da Cespe, e quem se sentir injustiçado vá atrás do que é seu de direito. Afinal passamos 05 anos numa faculdade aprendendo leis para usar bem o direito. Parabéns a quem conseguiu, e fé, bons estudos, a quem vai tentar de novo.

Anônimo,  5 de dezembro de 2008 12:12  

ESTE EXAME É APENAS PARA RESERVA DE MERCADO, POIS, NÃO PROVA NADA, TENHO AMIGOS QUE PASSARAM E NA FACULDADE NÃO ERAM BONS ALUNOS E OUTROS BONS ALUNOS FORAM REPROVADOS, CREIO QUE A OAB E OS CURSINHOS ACHARAM UMA MINA DE DINHEIRO, E CABE AO MEC AVALIAR A QUALIDADE NÃO AO CONSELHO, ISSO É UMA VERGONHA, A OAB TEM MAIS PODER QUE O ESTADO.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP