Livros para a prova de direito do trabalho

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Segue a relação de livros para a segunda fase. Nas provas do Cespe, até agora, todas as questões são baseadas em Súmulas ou Orientações Jurisprudenciais do TST. Não sei se a próxima prova será diferente, mas penso que não.

CLT da LTr - 2008
Para mim, é o livro mais importante a ser levado. É muito completo e de fácil consulta. Dá para responder praticamente todas as perguntas só com ele, além de ser possível elaborar boa parte da peça prática. Basta saber pesquisar as súmulas e OJ's.

CLT SAAD - 2008
Não a manuseio, mas dizem que é tão boa como a CLT. Serve como alternativa caso você não encontre a CLT da LTr.

CLT Comentada - Amador Paes de Almeida - 2008 - Saraiva
Para mim, é a CLT comentada do momento. Digo isso porque a CLT Comentada do Valentim CArrion (a mais famosa) não é muito do gosto da banca do Cespe.

Curso de Direito do Trabalho - Alice Monteiro de Barros - LTr
Ótimo livro de direito material do trabalho. Vale o investimento e é bem útil na hora da prova.

Curso de Direito do Trabalho - Maurício Godinho Delgado - LTr
É um livro cheio de virtudes, mas creio que não é adequado para o tipo de prova que é o exame de ordem. Como é muito denso, pode atrapalhar na hora da pesquisa, e no exame de ordem, tempo é ouro. Mas, se quiser comprar, é uma excelente aquisição.

Curso de Direito Processual do Trabalho - Carlos Henrique Bezerra Leite - LTr
Meu preferido de direito processual. Pode (e deve) comprar de olhos fechados.

Curso de Direito Processual do Trabalho - Renato Saraiva - Método
Provavelmente é o livro mais fácil de ser consultado de todos os livros de direito processual do trabalho, além de ser extremamente abrangente. Boa opção para o exame de ordem!

Há, naturalmente, muitos outros livros para serem indicados. No entanto, o prova de direito do trabalho do Cespe não exige mais do que foi aqui relacionado. O mais importante é conhecer a jurisprudência do TST, e a CLT da LTr, que, em conjunto com os demais livros, resolvem perfeitamente o problema. Você não precisa comprar um caminhão de livros para fazer uma excelente prova.

Os candidatos de primeira viagem podem até estranhar uma relação tão pequena de livros. Isso decorre mais do pavor que a prova inspira do que da real necessidade de se comprar 10, 12 livros para fazê-la. De vez em quando, menos é mais. E na minha modesta opinião, esse é o caso.

6 comentários:

MAURICIO PINTO 19 de setembro de 2008 às 12:06  

Mestre, o livro de cabeceira dos magistrados é:
“Jurisprudência Trabalhista Consolidada” – Ed. JusPODIVM – Autores: João Alves Neto e Rodolfo Pamplona Filho
Indico, pois me preparei para prova passada por este pequenino livro. Infelizmente a Tam fez o favor de atrasar um vôo que eu estava em 4 Hs... Conclusão, perdi a prova de segunda fase, tive meu pedido de reconsideração indeferido, e aqui estou novamente...
Abraços
Mauricio P.

ANDREA 19 de setembro de 2008 às 15:37  

OBRIGADA MAURICIO PELO ESCLARECIMENTO, ESTOU AGUARDANDO O GABARITO DE TERCA, PRA MIM FALTA Q SEJA ANULADA 2 QUESTOES......DAI SIM FICA BOM.....UM BOM FIM DE SEMANDA

Anônimo,  19 de setembro de 2008 às 17:55  

Oi Maurício! Gostaria que vc retirasse meu e-mail da sua lista do blog! Pois recebo direto e-mails e não estou utilizando.
Roberta S.

Maurício Gieseler de Assis 19 de setembro de 2008 às 21:57  

Oi Roberta.

No final do e-mail que vc recebe do blog, bem embaixo mesmo, tem um link assim - "To stop receiving these emails, you may unsubscribe now." Clique na palavra unsubscribe que siga as instruções.
Abraços!!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP