O PLS 186/06 na Comissão de Educação do Senado

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tomei conhecimento (Agência Senado) hoje que será avaliado na próxima terça-feira, na Comissão de Educação do Senado, o PLS 186/06 que trata do fim do Exame de Ordem.

O Senador Marconi Perillo, relator do projeto, modificou o conceito original proposto pelo Senador Gilvam Borges, optando por sugerir mudanças em sua forma de realização. Com o novo texto, o Exame continuaria com duas fases, sendo que a grande inovação residiria na possibilidade do candidato aprovado na 1ª fase, caso reprove na 2ª fase, poder fazer a 2ª fase dos exames subsequentes sem precisar novamente se submeter à 1ª fase pelo prazo de um ano.

Através de meus contatos apurei que a OAB está consultando as Comissões de todo o Brasil para saber qual posição será adotada face a esse projeto - Ou a Ordem apóia a mudança (e reduz a pressão sobre sua prova) ou mantém tudo como está, antagonizando o projeto.

De acordo com as informações, e, para a minha surpresa, não existe um consenso sobre qual a posição a ser adotada pela OAB. Boa parte das comissões entendem que tudo deve ficar como está mas o texto proposto pelo Senador Perillo possui adeptos...e não são poucos.

É provável que nada mude, mas não se surpreendam se a OAB encampar a idéia de uma nova alteração no Exame de Ordem.

Só fica um questionamento: Se o Exame mudar, em conformidade com a proposta do Senador Perillo, a 2ª fase ficará ainda mais difícil?

A mudança em si, numa abordagem inicial, parece ótima para os bacharéis, mas, na prática, será realmente tudo isso?

Esse é o grande problema...

Vamos ver o que acontece na terça.

4 comentários:

Donizete 19 de fevereiro de 2010 às 19:32  

Só sei de uma coisa: a OAB só ainda não radicalizou, porque o Projeto 186/2006 está tramitando, pois se já tivesse sido resolvida essa pendenga e não mais existisse risco para o exame, a coisa hoje estaria muito, mas muito mais complicada para os bacharéis. Quem quiser ser aprovado no exame sem maiores dificuldades que aproveite antes de ser o mencionado projeto de lei votado, porque depois a aprovação será para poucos.

Gustavo Botelho Silva 19 de fevereiro de 2010 às 19:38  

Gostei muito da postagem, é bom ficar informado, pois em breve terei que fazer a prova da Ordem, até criei um link dessa noticia no meu blog, como sou novo por aqui não sei fazer muita coisa ainda.

Unknown 20 de fevereiro de 2010 às 13:50  

Acho que existe uma falha logica nessa ideia de dificultar 2ª etapa. Na verdade a ideia seria dificultar a 1º etapa, pois esta que seria dispensada futuramente. Muito mais logico e correto aumentar a dificultade do que não pode ser repetido do que da etapa pode ser repetida ate 3 vezes.

marcelo 22 de fevereiro de 2010 às 16:38  

O projeto pode ser até bom num primeiro momento, e é!!!
O problema hj é que não existe por parte das autoridades (MP e MPF), uma fiscalização árdua para rever as correções das provas, principalmente quanto a 2º fase. Ficar um examinando nas mãos de um examinador de mal humor é o fim. Essa subjetividade na correção já está na hora de acabar!!!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP