A última semana - Dicas de Vauledir Ribeiro Santos

domingo, 10 de janeiro de 2010

Recebi um e-mail de Vauledir Ribeiro Santos, editor-chefe da Editora Método e autor do livro - "Como se preparar para o Exame de Ordem" - tratando da prova objetiva do próximo domingo. Vale a leitura:

Olá Maurício e candidatos!

Sem dúvida esta próxima prova (3.2009) está cercada de grande expectativa; seja pelos acontecimentos observados na prova anterior, seja pelo novo Provimento, seja pela unificação de todas seccionais, seja pelo estágio de amadurecimento e disposição da OAB Federal (acompanhada pelas Seccionais) em efetivamente promover mudanças.

Estou atualizando a nova edição (14a edição) de meu livro "Como se preparar para o Exame de Ordem - 1ª e 2ª fases" e venho acompanhando seu brilhante trabalho em prol da preparação ao Exame. Maurício, parabéns pelo seu trabalho e seriedade que, além da grande utilidade para os candidatos, nos incetiva a participar desse blog.

Falando um pouco sobre a prova do próximo domingo. Será fácil ou difícil? Teremos muitas novidades ou não?

Penso que sobre isso, o Maurício, com propriedade, já disse o bastante.

Mas, meu principal objetivo aqui é tentar passar algo para aquele que se submeterá a prova.

Você tem apenas mais alguns dias.

Tenha claro que, em termos de estudos, não dá para fazer mais muita coisa. Dar atenção a apenas uma matéria ou outra, reforçar o estudo em Ética (como bem alertou o Maurício)... Teria muito para falar sobre o conteúdo e sua preparação, mas diante da véspera da prova vou tecer algumas dicas que poderão ser de grande utilidade para o momento da prova. Ou seja, informação para a execução da prova, que podem valer pontos (questões certas).

- Não é segredo para ninguém que a ansiedade, o nervosismo, são grandes vilões do candidato (perde-se pontos por isso). O melhor remédio para enfrentar isso é estar descansado. Assim, dormir e se alimentar bem é essencial.

- Resista à tentação de querer memorizar um grande volume de informação. A alteração de seu ritmo pode provocar cansaço no momento da prova.

- Lembre-se. Há uma grande possibilidade dessa prova exigir interpretação, raciocínio e menos "decoreba". Assim, se vc conseguir estar totalmente na prova, com certeza pode buscar alguns pontos a mais. Seja observando eventual "pegadinha", seja direcionando melhor eventual "chute" (excluindo 1 ou 2 alternativas. Mesmo não sabendo a resposta tem 50% de chance de acertar).

- Questões fáceis (matérias em que o candidato tem melhor desempenho). Nesta fase não existe questão mais ou menos importante, o que vale é questão acertada. Portanto, essas questões, tidas como sabidas, devem ser respondidas logo no início, garantindo assim esses pontos. Respondidas tais questões, não perca mais tempo com elas.

Deste modo, inicie a prova pelas questões da disciplina que lhe seja mais próxima, na qual você esteja melhor preparado. NÃO CORRA O RISCO DE RESPONDER CANSADO UMA QUESTÃO, QUE PARA VOCÊ É FÁCIL, CANSADO.

Essas são algumas informações, que por mais q pareçam óbvias, se não observadas podem ser decisivas à aprovação para a próxima fase.

Ah! CUIDADO ESPECIAL ao preencher o cartão de respostas... perder pontos aqui, no preenchimento! Ninguém merece (sabemos de casos em que isso aconteceu). Reserve um tempo (uns 15 min) para isso (relaxe, respire fundo e com calma passe para o cartão suas respostas). Se nesse momento vc tiver alguma questão que é "chute", está em dúvida entre uma alternativa ou outra (as vezes acontece de vc não saber a resposta... rsrsrs, brincadeira, isso acontece, e muito), é comum, no momento do preenchimento do "cartão de reposta" vc querer alterar o "chute", procure não fazer isso... Não pergunte o porquê, mais o primeiro chute tende a ser o melhor.

Candidatos, por ora é isso, espero ter contribuído de algum modo na preparação de vocês.

Um excelente resto de preparação para a prova.

Fiquem com Deus.

Vauledir Ribeiro Santos

6 comentários:

Professor Morgado 11 de janeiro de 2010 às 01:17  

Mauricio, bacana a postagem. Criei um link para que os usuários do BLOG DE DEONTOLOGIA JURÍDICA o acessem mais facilmente pois realmente vale a pena.

Grande abraço

Unknown 11 de janeiro de 2010 às 12:20  

Infelizmente na OAB existe a reserva de mercado a certeza veio com o a brutal sacanagem do exame de ordem 2009.2 o que está me levando a desistir da profissão e esperar que o STF corrija essa discrepancia que para se exercer uma profissão deve-se passar pelo constrangimento de um exame em detrimento aos 5 longos anos de faculdade isso com o despreso das demais pois o Medico sai da faculdade e vai clinicar logo em seguida, cuidar de vidas (VIVE OU MORRE, O Engenheiro vai construir o que bem quiser (EDIFICIOS QUE PODEM CAIR E MATAR), etc, etc etc inumeras profissôes não exigem essa "capacitação". Bem com o termino do curso de Direito perdi até a carteira de estudante que me dava desconto e o sentimento de impotência isso sim nunca mais saiu de mim. Foram milhares de Reais literalmente jogados fora mas a esperança continua com o posicionamento do STF que corrigirá esse desastre chamado EXAME DE ORDEM. Sempre faço peças e mais peças que são assinadas por colegas e nenhuma delas foi classificada de INEPTA, muitas e muitas vezes colegas meus me pedem para redigir peças para eles e as faço sem nenhum constrangimento ou interesse maior mas mesmo assim fui reprovada na 2ª Fase do Exame de Ordem. Tudo bem senhores do Direito, Presidente da Comissão de Exame de Ordem, vocês ainda sentirão o que fizeram com inumeros Bacharéis em Direito do Brasil todo que foram prejudicados pela pessima elaboração da prova trabalhista. Vamos nos encontrar no futuro pois a Fé em Deus nunca se apaga e essa injustiça Deus corrigirá. Leia Ferreira

Cláudio Souza Jr. 11 de janeiro de 2010 às 17:34  

Muito bom mesmo. Essas dicas já devem garantir uma boa parte da prova.

Unknown 11 de janeiro de 2010 às 18:11  

eu tenho esse livro, adoro!

JOSE CARLOS RODRIGUES 11 de janeiro de 2010 às 19:46  

Parabéns Lya, a sua indignação é a minha também, falar aqui, a minha insatisfação é construir um PLEONASMO, só vou dizer uma coisa : é o único curso do Brasil, que o aluno sai sa faculdade, e tem que submeter ao um exame de capacitação profissional, e ainda o Governo vem com esta do FIES, como iremos pagar, se temos que submeter a capacitaçao profissional para trabalhar. Brasil é uma vergonha, como já disse e ainda repete a frase um determinado jornalista.
Me sinto frustado, e tantos outros adjetivos pertinentes.

Unknown 12 de janeiro de 2010 às 13:14  

espero que isso seja apenas uma falta de atenção... "Não pergunte o porquê, mais o primeiro chute tende a ser o melhor"

MAIS ??!?!?!?!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP