A confiabilidade dos gabaritos extraoficiais
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Os gabaritos extraoficiais têm a função de servirem como referência quanto ao desempenho para os candidatos que acabaram de fazer a prova; uma baliza para tranquilizar (ou não) quem acabou de sofrer "um pouquinho" nas mãos do Cespe.
Entretanto, não vi nenhum gabarito extraoficial até hoje 100% afinado com o gabarito oficial. Ou seja: nada é certo.
De toda forma, se você acertou em qualquer gabarito extraoficial 55 ou mais pontos pode tranquilamente começar a se preparar para a 2ª fase.
Quem fez 50 ou mais pontos também deve se preparar, mas deve ficar de olho.
Quem fez entre 47 e 49 pontos pode ter fortes esperanças.
Quem fez 46 ou menos pontos deve rezar bastante.
Haverá uma natural oscilação de nota ao se comparar um gabarito extraoficial com o oficial e certezas de agora podem virar frustração ou contentamento. Infelizmente esse é um componente do Exame.
Aparentemente neste exame não tivemos nenhuma grande controvérsia em relação à prova, considerada bem concebida pelos candidatos, apesar de ter sido bem mais difícil em relação a do Exame 2.2009.
A divulgação do gabarito oficial ficou agendada para amanhã, provavelmente a partir das 18:00h.
17 comentários:
realmente, prova bem mais complicada do que a 2009.2. Muita gente que passou de 60 acertos no último exame não fará a 2ª fase nesse. É o cespe apertando o cerco. Todavia, seguindo o raciocínio do Dr. Maurício, podem esperar uma 2ª fase mais tranquila do que a de3 2009.2
Oi,
Tipo, estou muito triste, em alguns gabaritos fiz 47 e em outros fiz 48. E não vejo muita mudança. Das três questões discutidas, eu acertei duas, e no caso o recurso não me ajudaria muito.
É a primeira vez que faço a prova, e não sei o que vai discorrer.
O que quero saber, posso ficar tranquilo? Em quanto tempo eles julgam os recursos?
Até julgarem os recursos não vai faltar tempo para estudar para a segunda fase?
Maurício, dê uma luz para essa alma desesperada.
Pelo que parece dessa vez ninguém tem muito o que reclamar, não. Pelo menos não estou vendo ninguém questionando nada.
Pelo que se percebe, esse exame foi muito mais dicífil que o anterior, e ainda com tudo, nesse eu acabei indo um pouco melhor que no de antes. O problema é que em alguns gabaritos extra, eu fiz 48 questões, e no do jurídico eu consegui fazer 50 acertos. E agora, será que ainda dá para ter esperança??? Estou mto apreensiva,pois o gabarito da cespe é uma caixinha de surpresa...
Fabricarv, realmente os exames passados têm mostrado que a prova da segunda fase é mais fácil sempre que a da primeira é dificil (e vice-versa). Só que eu estou com a forte sensação (e só sensação), até porque o Provimento que vale agora é o 136, de que a partir deste exame a OAB/CESPE vai dá outos contornos ao exame, ou seja, vai aplicar prova difícil na primeira fase (como de fato aplicou) e vai também aplicar prova difícil na segunda fase. É esperar pra ver.
Algumas perguntas e/ou afirmações da prova podem ser questionadas mediante recurso sim. É bem provável que tenhamos duas questões anuladas nessa prova.
Existem pontos polêmicos, sim. Os professores do LFG já apontaram vários.
Existem pontos polêmicos, sim. Os professores do LFG já apontaram vários...
bhaaa nem fala... estou torcendo para que as três questões discutidas, sejam anuladas...
estou na agonia ehehhehee
quero muito fazer a 2º etapaaa
Marcius Machado
FORTÍSSIMAS ESPERANÇAS DE QUERER CONTINUAR TENTANDO DEPOIS DE DUAS VEZES TER BATIDO NA TRAVE, NOS 49...
EU AVANÇEI NESSA PROVA. OCORRE QUE ELA TB AUMENTOU O GRAU DE EXIGÊNCIA.
Lucas, quais são as 3 questões passíveis de anulação que vc viu ?
Eu vi somente a 73.
Abc.
A prova foi mais difícil que a 2009.2, acredito que não haverá muitas anulações, cerca de 2 questões apenas. A prova por si deixou muitos candidatos na berlinda, era necessário interpretar algumas questões, como a própria OAB já se manifestou, as provas não serão mais decorebas, e sim interpretativas e creio que essa nova "era" já começou.
Aos que estão com 46,47,48 melhor seguir o conselho do Dr. Maurício e aguardar o gabarito oficial amanhã, sofrer antes da hora não é nada bom. Vamos aguardar e já pensar em possíveis questões passíveis de recurso! É isso!
Oi galera!
Eu fiz a prova da OAB em Brasília, primeira vez. A prova estava realmente complicada, mas graças a deus eu consegui fazer 56 pontos de acordo com o gabarito do Damásio, errei umas dez questoes por puro nervosismo, sendo que tinha estudado e realmente sabia. O que me ajudou bastante foram dois livros, volume I e II, da vestcon, com 2.500 questoes resolvidas da oab (cespe). Somente cheguei a resolver 30 questoes por materia e isto me ajudou bastante. É uma dica para quem nao conseguiu desta vez.
BOA SORTE A TODOS.
SHEILA ROCHA.
Acho que a única questão que teve poderá ser discutida será a 60 caso o gabarito dado pelos cursos se confirme.
Alguém pode me dar uma dica de apostilas de Penal para a segunda fase.....de concursos consagrados ou de outras fontes que tenham utilizado e achem interessante !?
Weber,
Tenho várias em controvérsia. Nossa, começando pela 7, em que a A e B na Ogre estão certas.
A 15 também gerou controvérsia.
A 32 mesma coisa da 15. Em gabaritos à diferença.
A 38 idem.
51 idem.
55 ibidem. hehe.
60 tb gerou, mas não é passível de anulação, a certa é a D na ogre e eu errei :(
A 73 e a 52 vão ser anuladas, como vc disse.
Tem discussão na 76, mas o certo é a A da ogre. Acertei.
Na 80 há controvérsia tb.
Pelo que eu sei é isso.
No fraga eu acertei 51, estou mais feliz.
Vamos esperar por amanhã.
Abraços
INFORMAÇÃO OFICIAL SOBRE A SEGUNDA FASE
O COORDENADOR NACIONAL DO EXAME DA ORDEM, DR. DILSON INFORMOU:
pergunta = o que será permitido (livro) na segunda fase:
resposta:
Na segunda fase que ocorrerá no dia 28/02, o examinando poderá consultar apenas as Legislações codificadas, ai incluindo as remissões legais, sem qualquer comentário, e ainda, pode ser utilizadas, desde que catalogadas em códigos, as Súmulas, Enunciados e OJs, tendo em vista que quase a totalidade dos Códigos vêm com essas informações.
Indaguei isto por e-mail .
nilson feitosa
Postar um comentário