A confiabilidade dos gabaritos extraoficiais

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Os gabaritos extraoficiais têm a função de servirem como referência quanto ao desempenho para os candidatos que acabaram de fazer a prova; uma baliza para tranquilizar (ou não) quem acabou de sofrer "um pouquinho" nas mãos do Cespe.

Entretanto, não vi nenhum gabarito extraoficial até hoje 100% afinado com o gabarito oficial. Ou seja: nada é certo.

De toda forma, se você acertou em qualquer gabarito extraoficial 55 ou mais pontos pode tranquilamente começar a se preparar para a 2ª fase.

Quem fez 50 ou mais pontos também deve se preparar, mas deve ficar de olho.

Quem fez entre 47 e 49 pontos pode ter fortes esperanças.

Quem fez 46 ou menos pontos deve rezar bastante.

Haverá uma natural oscilação de nota ao se comparar um gabarito extraoficial com o oficial e certezas de agora podem virar frustração ou contentamento. Infelizmente esse é um componente do Exame.

Aparentemente neste exame não tivemos nenhuma grande controvérsia em relação à prova, considerada bem concebida pelos candidatos, apesar de ter sido bem mais difícil em relação a do Exame 2.2009.

A divulgação do gabarito oficial ficou agendada para amanhã, provavelmente a partir das 18:00h.

17 comentários:

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 12:14  

realmente, prova bem mais complicada do que a 2009.2. Muita gente que passou de 60 acertos no último exame não fará a 2ª fase nesse. É o cespe apertando o cerco. Todavia, seguindo o raciocínio do Dr. Maurício, podem esperar uma 2ª fase mais tranquila do que a de3 2009.2

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 12:22  

Oi,
Tipo, estou muito triste, em alguns gabaritos fiz 47 e em outros fiz 48. E não vejo muita mudança. Das três questões discutidas, eu acertei duas, e no caso o recurso não me ajudaria muito.
É a primeira vez que faço a prova, e não sei o que vai discorrer.
O que quero saber, posso ficar tranquilo? Em quanto tempo eles julgam os recursos?
Até julgarem os recursos não vai faltar tempo para estudar para a segunda fase?
Maurício, dê uma luz para essa alma desesperada.

Donizete 18 de janeiro de 2010 às 12:38  

Pelo que parece dessa vez ninguém tem muito o que reclamar, não. Pelo menos não estou vendo ninguém questionando nada.

Pri Serpa Hemmig 18 de janeiro de 2010 às 12:54  

Pelo que se percebe, esse exame foi muito mais dicífil que o anterior, e ainda com tudo, nesse eu acabei indo um pouco melhor que no de antes. O problema é que em alguns gabaritos extra, eu fiz 48 questões, e no do jurídico eu consegui fazer 50 acertos. E agora, será que ainda dá para ter esperança??? Estou mto apreensiva,pois o gabarito da cespe é uma caixinha de surpresa...

Donizete 18 de janeiro de 2010 às 12:55  

Fabricarv, realmente os exames passados têm mostrado que a prova da segunda fase é mais fácil sempre que a da primeira é dificil (e vice-versa). Só que eu estou com a forte sensação (e só sensação), até porque o Provimento que vale agora é o 136, de que a partir deste exame a OAB/CESPE vai dá outos contornos ao exame, ou seja, vai aplicar prova difícil na primeira fase (como de fato aplicou) e vai também aplicar prova difícil na segunda fase. É esperar pra ver.

Cláudio Souza Jr. 18 de janeiro de 2010 às 14:51  

Algumas perguntas e/ou afirmações da prova podem ser questionadas mediante recurso sim. É bem provável que tenhamos duas questões anuladas nessa prova.

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 16:43  

Existem pontos polêmicos, sim. Os professores do LFG já apontaram vários.

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 16:44  

Existem pontos polêmicos, sim. Os professores do LFG já apontaram vários...

Marcius Machado Cientista Político 18 de janeiro de 2010 às 17:10  

bhaaa nem fala... estou torcendo para que as três questões discutidas, sejam anuladas...

estou na agonia ehehhehee

quero muito fazer a 2º etapaaa

Marcius Machado

Simone 18 de janeiro de 2010 às 17:33  

FORTÍSSIMAS ESPERANÇAS DE QUERER CONTINUAR TENTANDO DEPOIS DE DUAS VEZES TER BATIDO NA TRAVE, NOS 49...

EU AVANÇEI NESSA PROVA. OCORRE QUE ELA TB AUMENTOU O GRAU DE EXIGÊNCIA.

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 18:20  

Lucas, quais são as 3 questões passíveis de anulação que vc viu ?
Eu vi somente a 73.
Abc.

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 18:58  

A prova foi mais difícil que a 2009.2, acredito que não haverá muitas anulações, cerca de 2 questões apenas. A prova por si deixou muitos candidatos na berlinda, era necessário interpretar algumas questões, como a própria OAB já se manifestou, as provas não serão mais decorebas, e sim interpretativas e creio que essa nova "era" já começou.
Aos que estão com 46,47,48 melhor seguir o conselho do Dr. Maurício e aguardar o gabarito oficial amanhã, sofrer antes da hora não é nada bom. Vamos aguardar e já pensar em possíveis questões passíveis de recurso! É isso!

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 19:55  

Oi galera!
Eu fiz a prova da OAB em Brasília, primeira vez. A prova estava realmente complicada, mas graças a deus eu consegui fazer 56 pontos de acordo com o gabarito do Damásio, errei umas dez questoes por puro nervosismo, sendo que tinha estudado e realmente sabia. O que me ajudou bastante foram dois livros, volume I e II, da vestcon, com 2.500 questoes resolvidas da oab (cespe). Somente cheguei a resolver 30 questoes por materia e isto me ajudou bastante. É uma dica para quem nao conseguiu desta vez.
BOA SORTE A TODOS.
SHEILA ROCHA.

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 20:20  

Acho que a única questão que teve poderá ser discutida será a 60 caso o gabarito dado pelos cursos se confirme.

Core Esportes 18 de janeiro de 2010 às 21:48  

Alguém pode me dar uma dica de apostilas de Penal para a segunda fase.....de concursos consagrados ou de outras fontes que tenham utilizado e achem interessante !?

Unknown 18 de janeiro de 2010 às 22:04  

Weber,

Tenho várias em controvérsia. Nossa, começando pela 7, em que a A e B na Ogre estão certas.
A 15 também gerou controvérsia.
A 32 mesma coisa da 15. Em gabaritos à diferença.
A 38 idem.
51 idem.
55 ibidem. hehe.
60 tb gerou, mas não é passível de anulação, a certa é a D na ogre e eu errei :(
A 73 e a 52 vão ser anuladas, como vc disse.
Tem discussão na 76, mas o certo é a A da ogre. Acertei.
Na 80 há controvérsia tb.

Pelo que eu sei é isso.
No fraga eu acertei 51, estou mais feliz.
Vamos esperar por amanhã.
Abraços

ANULAÇÃO PROVA OAB 2009.2 20 de janeiro de 2010 às 16:33  

INFORMAÇÃO OFICIAL SOBRE A SEGUNDA FASE
O COORDENADOR NACIONAL DO EXAME DA ORDEM, DR. DILSON INFORMOU:

pergunta = o que será permitido (livro) na segunda fase:
resposta:
Na segunda fase que ocorrerá no dia 28/02, o examinando poderá consultar apenas as Legislações codificadas, ai incluindo as remissões legais, sem qualquer comentário, e ainda, pode ser utilizadas, desde que catalogadas em códigos, as Súmulas, Enunciados e OJs, tendo em vista que quase a totalidade dos Códigos vêm com essas informações.


Indaguei isto por e-mail .

nilson feitosa

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP