Como está o seu emocional para a prova?

sábado, 12 de setembro de 2009

Após 394 votos, terminamos nossa enquete sobre o emocional dos bacharéis para o Exame da OAB. Vejamos os números:

Tranquilo. Só estou esperando a hora. 120 votos (30%)

Ansioso. Só penso na prova. 124 votos (31%)

Tenso. Não aguento mais esperar! 57 votos (14%)

Apavorado. Eu quero a minha mãe!!!! 93 votos (23%)

Total: 394 (100%)

Eu não tenho dúvidas de que o aspecto emocional é preponderante na hora da prova, e controlá-lo é peça fundamental para se atingir o sucesso.

O problema é conseguir controlar os nervos...

Tenham em mente que fundamental é você saber que deu o máximo de si para lograr sucesso. Você foi honesto com seus sonhos e se esforçou para atingir um resultado. Em suma: você cumpriu com seu papel.

Claro! Estudar muito e não passar é potencialmente catastrófico para o ego, mas eventual reprovação certamente não pode ter o condão de destruir seus projetos.

Primeiro porque uma reprovação pode ser o indicativo de que seu método de estudo não foi o adequado. Buscar novas metodologias podem influenciar sua carreira, no futuro, de forma muito positiva e permanente.

Reprovar não pode ser o símbolo da derrocada das suas ambições. Quantas e quantas pessoas não tropeçam antes de se levantar para o sucesso? Eu mesmo posso citar uns 5 ou 6 eventos nos últimos 8 meses da minha vida que me jogaram para baixo, tanto no campo pessoal como no profissional, na mesma medida que posso citar outros tantos que me deram muitas alegrias. Existe uma espécie de necessidade absoluta de se viver sempre saboreando o sucesso, mas a vida não é assim: isso é um mito. SEMPRE caímos, de uma forma ou de outra. O segredo é saber que no dia seguinte você estará em pé de novo para tentar mais uma vez.

Em função disso, mentalize que nada do que ocorra amanhã poderá ter um efeito duradouro ou dramático no seu futuro - não é uma questão de vida ou de morte. Livrar-se dessa expectativa certamente libertará do seu coração da dúvida, do medo e da ansiedade. Aceite a possibilidade de que qualquer resultado, positivo ou negativo (justo ou injusto), representará apenas um momento, e todos os momentos passam. Aproveite o seu como um sucesso, ante suas expectativas pessoais, ou um desafio renovado, mas nunca como um fracasso.

Vários colegas de faculdade meus não passaram no primeiro Exame, e hoje estão advogado com relativo sucesso ou mesmo já conseguiram ingressar no serviço público. Como disse o Renato Russo, "somos tão jovens", e ainda temos muito pela frente. Não deixe o agora minar suas esperanças, e nunca deixe de ter realmente esperança, hoje e sempre.

Logo, liberte-se da sua ansiedade ou dos seus medos...não há o que realmente se temer.

Amanhã, independente do que aconteça, tudo ficará bem. Boa sorte!

6 comentários:

Anônimo,  12 de setembro de 2009 às 16:17  

A vida é feita de batalhas diárias, não desitam jamais. Se você for reprovado ou já foi reprovado isso não é o fim do mundo, afinal você pode tentar novamente. Não desista dos seus ideais, tente outras vezes.Lembram do Rau Seixas (ou já ouviram falar dele)? Ele tem uma música linda que retrata muito bem nossa tatalha, nossa alma persistente.

Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda tá na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não não não

Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar
Há uma voz que canta, há uma voz que dança
Há uma voz que gira
Bailando no ar

Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo
Vai, tente outra vez

Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

Tente outra vez

Anônimo,  12 de setembro de 2009 às 17:20  

Obriigado pelas dicas e ajudas para nos acalmar. Fico muito feliz em ver a humanidade de homem, isso hoje em dia é dificil de se achar.

Que Deus ajude a o senhor em sua carreira, e todos nós que prestaremos a prova amanhã.

Anônimo,  12 de setembro de 2009 às 19:09  

O senhor, como de hábito, com dicas super corretas.Obrigada.
Gostei muito da citação do Renaro Russo.
Amanhã é outro dia e, certamente,
será ótimo.

Anônimo,  12 de setembro de 2009 às 19:28  

Tenho certeza de que todos os que estudaram e estão tranquilos terão sucesso no Exame.
Posto aqui uma frase recebida há pouco de uma amiga, no intuito de que sirva de inspiração para todos que estão nessa jornada:
"TODA PESSOA QUE CHEGOU A SER UM SUCESSO, SIMPLESMENTE FORMOU O HÁBITO DE FAZER AS COISAS QUE OS FRACASSADOS JAMAIS GOSTARAM DE FAZER E JAMAIS FARÃO"

Boa sorte e tranquilidade a todos que farão o Exame amanhã.

Anônimo,  12 de setembro de 2009 às 21:54  

Embora já tenha passado pelo que vocês passarão (a realização do exame da ordem) amanhã, desejo a todos muita sorte. Atenção nas questões, muita calma na leitura. Isso é fundamental. Fui reprovado pela primeira vez que prestei, mas na segunda vez, consegui a minha aprovação. Porque busquei, confiei em mim e hoje sou advogado. E tenho certeza absoluta que todos vocês também tem capacidade para chegar onde cheguei. Portanto, deixo aqui esta mensagem como forma de lhes apoiar neste momento próximo ao exame da ordem. Um grande abraço a todos e boa prova aos futuros Doutores!

Anônimo,  13 de setembro de 2009 às 00:27  

Simplesmente Obrigado Mauricio pelas sábias palavras..

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP