Britto diz em Natal que há instituições praticando o conto do vigário educacional
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse que há um grupo forte de instituições que oferecem cursos de Direito que estão aplicando o "conto do vigário educacional", sendo responsáveis, diretamente, pela queda nos resultados dos futuros advogados no Exame de Ordem em todo o país. A prova é item obrigatório para o profissional do Direito exercer a advocacia.
De passagem por Mossoró para o lançamento de seu livro "A inviolabilidade do direito de defesa", Britto criticou a mercantilização do ensino jurídico por parte de instituições privadas e ressaltou que o Exame de Ordem é fundamental para o aperfeiçoamento do ensino jurídico no Brasil.
"O problema não é o exame. Se formos verificar, vemos que existem boas instituições que aprovam de 80% a 90% dos alunos inscritos. O grande problema é que temos um grupo grande de instituições que praticam mercantilismo, que praticam o tempo todo o conto do vigário educacional. Prometem o saber e não dão o saber e essas reprovam 100%, 90%, 80% dos inscritos. E são essas mercantilizadas que contribuem com a baixa do índice matemático do Exame de Ordem", disse o presidente da OAB, antes de iniciar palestra na Universidade Potiguar (UnP). (...)
Fonte: OAB Federal
13 comentários:
De nada pode esperar deste cidadão, vejamos alguns comentários a respeito do que ele disse e postado:
1 - ele deve observar que quem ministra as aulas são os próprios advogados, que "passaram" no exame de ordem;
2 juizes, desembargadores, que usando do dispositivo constitucional, exerce o magistério;
3 - membros da própria OAB, que defende o exame;
e, entre outros tantos, que envolve a área do magistério, por um: para lecionar deveria ser pedagogo, inclusive;
Deve o Presidente desta "instituição", que sequer usa o brasão" da república, e sim uma logomarca, afim de publicidade e probaganda;
Qto aos recursos - não é correlato com o post -, mas se faz oportuno o comentário, deveria ser apreciado todos, para que ele venha a dizer que as facul., a maioria é mercantilista, se apreciasse os recursos ele viria que não é assim, e ainda disponibilizasse a resposta, pq é natural, qdo se impetra qq peça em um processo, é disponibilizado para as partes, e ainda fundamentado.
Ora, os cursinhos, por tantos, existente e do conhecimento de todos não iria colocar o seu nome e os professores, tbem; existente dentre os seus quadro membros da diretoria da OAB, tanto, Federal como das seccionais
Doutor, não sei se aqui é o local certo pra tirar dúvidas, mas talvez possa me ajudar. Fiz a última OAB e fui aprovada, hj saiu no site do Cespe o link pra CONSULTA À FOLHA DE RESPOSTA OBJETIVA, fiquei muito preocupada pois digito lá os meus dados e aparece "Candidato não encontrado no cadastro", o que pode ser isso, já que meu nome consta nos aprovados e o nº de inscrição já conferi mais de mil vezes... o Sr. sabe o que pode estar acontecendo?? Desde já obrigada
referente ao comentário anterior, o meu email é quel.bueno@hotmail.com
Obrigada
na verdade ninguem sabe de nada, nem as faculdades, nem os bachares! quem sabe é o cespe que achou justo motivo para embriagues e para o jogo, fala sério toda vez que este senhor abre a boca só sai asneira.
como diz o romario: ele calado é um filosofo.
Não acredito que a anônima 13:55 esteja querendo recorrer se ela foi aprovada, não acredito, recuso-me a acreditar.
Anônimo 13:56,não, é a tal Raquel.
Professor,
Assistir a palestra do professor Adilson Gurgel, criticando o dogmatismo/positivismo na educação jurídica. Utilizando-se do sistema bancário de ensino (Paulo Freire).
E fiquei pensando, será se os membros da Comissão de Exame da Ordem sabem que são criticados pelos seus próprios membros?
Falo isso em razão da prova positivista/dogmática do Exame de Ordem, o qual em alguns casos transcrevem o artigo frio da Lei.
Hoje muitas faculdades estão transformando o décimo semestre do curso de direito em cursinho preparatório para ORDEM.
O que acontecerá com os novos advogados? Serão apenas uns meros repetidores de leis sem preocupaçao social.
Por isso afirmo.
Menos direito e mais Justiça!
Eu só perguntei se o espelho da prova só é disponibilizado pra quem não passou.. pois eu passei e não consegui acessar o meu espelho, alguém tem essa informação?
Pra que tu quer espelho se já passou, ô coisa? Pára, né, um dia alguém vai saber que tu passou, não precisa ficar fazendo propaganda, respeita os que estão na batalha pela aprovação.
Anônimo, não precisa de muita esforço pra ver porque vc não passou. Só perguntei porque não sei como funciona isso, achei que fosse disponibilizado para todos, a minha pergunta foi só essa.. é uma pena que nem isso vc tenha entendido...
Gostaria de poder pegar o Sr Brito e dar a ele a última prova da Ordem para ele fazer.....
Será que ele iria consguir os 50% exigidos??
OBS.. sem fazer os chamados CURSINHOS, fonte de renda de vários espertos.....
Este cidadão deveria estar mais afeto aos problemas da ordem, fica pra lá e pra cá viajando e botando diretores e conselheiros para assistirem posse, almoço e etc. e tal.
Os Advgados necessitam de alguem que olhe para seus problemas, suas prerrogativas viooladas, Juizes deselagantes, o controle dos processos e por ai vai.
Ficar se imiscuindo no tema exame de ordem é pobreza demais.
Esse discurso boboca de norte a sul não ajuda em nada, ele deveria se preocupar com as reclamações acerca dos Advogados com pouca ou quase nada de ética,inscritos e não para com os EGRESSOS, naturais Advogados.
Vá faaer algo mais concreto, positivo e eficaz.
Postar um comentário