Britto diz em Natal que há instituições praticando o conto do vigário educacional

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, disse que há um grupo forte de instituições que oferecem cursos de Direito que estão aplicando o "conto do vigário educacional", sendo responsáveis, diretamente, pela queda nos resultados dos futuros advogados no Exame de Ordem em todo o país. A prova é item obrigatório para o profissional do Direito exercer a advocacia.

De passagem por Mossoró para o lançamento de seu livro "A inviolabilidade do direito de defesa", Britto criticou a mercantilização do ensino jurídico por parte de instituições privadas e ressaltou que o Exame de Ordem é fundamental para o aperfeiçoamento do ensino jurídico no Brasil.

"O problema não é o exame. Se formos verificar, vemos que existem boas instituições que aprovam de 80% a 90% dos alunos inscritos. O grande problema é que temos um grupo grande de instituições que praticam mercantilismo, que praticam o tempo todo o conto do vigário educacional. Prometem o saber e não dão o saber e essas reprovam 100%, 90%, 80% dos inscritos. E são essas mercantilizadas que contribuem com a baixa do índice matemático do Exame de Ordem", disse o presidente da OAB, antes de iniciar palestra na Universidade Potiguar (UnP). (...)

Fonte: OAB Federal

13 comentários:

Anônimo,  24 de setembro de 2009 11:46  

De nada pode esperar deste cidadão, vejamos alguns comentários a respeito do que ele disse e postado:
1 - ele deve observar que quem ministra as aulas são os próprios advogados, que "passaram" no exame de ordem;
2 juizes, desembargadores, que usando do dispositivo constitucional, exerce o magistério;
3 - membros da própria OAB, que defende o exame;
e, entre outros tantos, que envolve a área do magistério, por um: para lecionar deveria ser pedagogo, inclusive;
Deve o Presidente desta "instituição", que sequer usa o brasão" da república, e sim uma logomarca, afim de publicidade e probaganda;

Anônimo,  24 de setembro de 2009 11:57  

Qto aos recursos - não é correlato com o post -, mas se faz oportuno o comentário, deveria ser apreciado todos, para que ele venha a dizer que as facul., a maioria é mercantilista, se apreciasse os recursos ele viria que não é assim, e ainda disponibilizasse a resposta, pq é natural, qdo se impetra qq peça em um processo, é disponibilizado para as partes, e ainda fundamentado.
Ora, os cursinhos, por tantos, existente e do conhecimento de todos não iria colocar o seu nome e os professores, tbem; existente dentre os seus quadro membros da diretoria da OAB, tanto, Federal como das seccionais

Raquel,  24 de setembro de 2009 13:55  

Doutor, não sei se aqui é o local certo pra tirar dúvidas, mas talvez possa me ajudar. Fiz a última OAB e fui aprovada, hj saiu no site do Cespe o link pra CONSULTA À FOLHA DE RESPOSTA OBJETIVA, fiquei muito preocupada pois digito lá os meus dados e aparece "Candidato não encontrado no cadastro", o que pode ser isso, já que meu nome consta nos aprovados e o nº de inscrição já conferi mais de mil vezes... o Sr. sabe o que pode estar acontecendo?? Desde já obrigada

Raquel,  24 de setembro de 2009 13:56  

referente ao comentário anterior, o meu email é quel.bueno@hotmail.com
Obrigada

Anônimo,  24 de setembro de 2009 14:15  

na verdade ninguem sabe de nada, nem as faculdades, nem os bachares! quem sabe é o cespe que achou justo motivo para embriagues e para o jogo, fala sério toda vez que este senhor abre a boca só sai asneira.
como diz o romario: ele calado é um filosofo.

Anônimo,  24 de setembro de 2009 15:14  

Não acredito que a anônima 13:55 esteja querendo recorrer se ela foi aprovada, não acredito, recuso-me a acreditar.

Anônimo,  24 de setembro de 2009 15:16  

Anônimo 13:56,não, é a tal Raquel.

Direto de Natal,  24 de setembro de 2009 19:47  

Professor,

Assistir a palestra do professor Adilson Gurgel, criticando o dogmatismo/positivismo na educação jurídica. Utilizando-se do sistema bancário de ensino (Paulo Freire).

E fiquei pensando, será se os membros da Comissão de Exame da Ordem sabem que são criticados pelos seus próprios membros?

Falo isso em razão da prova positivista/dogmática do Exame de Ordem, o qual em alguns casos transcrevem o artigo frio da Lei.

Hoje muitas faculdades estão transformando o décimo semestre do curso de direito em cursinho preparatório para ORDEM.

O que acontecerá com os novos advogados? Serão apenas uns meros repetidores de leis sem preocupaçao social.

Por isso afirmo.
Menos direito e mais Justiça!

Raquel,  24 de setembro de 2009 20:13  

Eu só perguntei se o espelho da prova só é disponibilizado pra quem não passou.. pois eu passei e não consegui acessar o meu espelho, alguém tem essa informação?

Anônimo,  24 de setembro de 2009 22:28  

Pra que tu quer espelho se já passou, ô coisa? Pára, né, um dia alguém vai saber que tu passou, não precisa ficar fazendo propaganda, respeita os que estão na batalha pela aprovação.

Raquel,  25 de setembro de 2009 13:12  

Anônimo, não precisa de muita esforço pra ver porque vc não passou. Só perguntei porque não sei como funciona isso, achei que fosse disponibilizado para todos, a minha pergunta foi só essa.. é uma pena que nem isso vc tenha entendido...

Anônimo,  25 de setembro de 2009 14:40  

Gostaria de poder pegar o Sr Brito e dar a ele a última prova da Ordem para ele fazer.....
Será que ele iria consguir os 50% exigidos??
OBS.. sem fazer os chamados CURSINHOS, fonte de renda de vários espertos.....

Anônimo,  29 de setembro de 2009 21:36  

Este cidadão deveria estar mais afeto aos problemas da ordem, fica pra lá e pra cá viajando e botando diretores e conselheiros para assistirem posse, almoço e etc. e tal.
Os Advgados necessitam de alguem que olhe para seus problemas, suas prerrogativas viooladas, Juizes deselagantes, o controle dos processos e por ai vai.
Ficar se imiscuindo no tema exame de ordem é pobreza demais.
Esse discurso boboca de norte a sul não ajuda em nada, ele deveria se preocupar com as reclamações acerca dos Advogados com pouca ou quase nada de ética,inscritos e não para com os EGRESSOS, naturais Advogados.
Vá faaer algo mais concreto, positivo e eficaz.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP