Chegou a hora

terça-feira, 24 de março de 2009

Eis então o momento pelo qual você esperou após uma longa jornada. Não será o último, é verdade, tampouco será o mais glorioso, mas é inegavelmente um grande momento. Poderíamos chamar de um verdadeiro rito de passagem, tal como nas tribos, em que o jovem é finalmente reconhecido como adulto e membro pleno da comunidade. Assim é o Exame de Ordem, o rito de passagem do bacharel de direito, sua provação ante a classe jurídica.

Questiona-se a legitimidade ou o valor desse rito. Mas não se pode negar que passar pelo exame, valendo-se exclusivamente do mérito pessoal, dá a devida dimensão ao real esforço requerido por anos e anos, justificando-se a escolha de uma profissão e dignificando aquele que provou seu valor, tanto para si mesmo como para os olhos da sociedade.

Ultrapassar essa barreira confere à advocacia uma aura de especial relevância, porquanto aqueles que superam esse momento tornam-se instrumentos indispensáveis para a Administração da Justiça: A própria concepção do Estado tem na advocacia um dos seus pilares.

Hoje será o dia em que você, bacharel, tornar-se-á uma pessoa privilegiada. Terá uma enorme liberdade profissional e uma nova dimensão como cidadão, pois será uma intersecção entre os anseios daqueles que buscam por justiça além de possuir a capacidade de interferir e compreender a complexa estrutura do Estado - Você terá em mãos um poder de fato e de direito.

E tudo isso revela um sentido nobre, porquanto suas conquistas são o resultado do mérito pessoal - isso faz toda a diferença!

Você fez por merecer esse momento exclusivamente pelo seu esforço, o que é, nem mais, nem menos, JUSTO.

Hoje sai o resultado do Exame de Ordem, e o Blog Exame de Ordem saúda, de antemão, a você e ao seu sucesso.

Bem-vindo colega!

Às 17:00 horas do dia 24/03/2009 você passará a fazer parte de uma nova realidade. Saboreie o dia de hoje, pois o de amanhã exigirá, mais uma vez, o seu suor.

Boa sorte!

20 comentários:

Herbert Barros 24 de março de 2009 às 02:54  

Professor!
Desde já deixo meu agradecimento pelo seu trabalho, acompanhei seu blog todos os dias, dias de muita ansiedade, espero passar com tranquilidade!

Além disso, gostaria de lhe saudar pelo belo texto!

Um abraço e boa sorte para todos!

Anônimo,  24 de março de 2009 às 07:43  

O que seria de nós se não fosse seu blog, nos orientando, estimulnado e nos chamando a atenção nos momentos de tensões???
Espero voltar a visitar este blog, não como bacharel, mas como advogada e ajudando o senhor a ajudar os nossos semelhantes do Direito.
IIPM - Sâo Luís
Ah!! Convido a todos que agora quiserem relaxar que venham à São Luís e conheçam minha terra: ela está linda com seus lençóis, sua cultura, suas praias, sua gente,...
Um abarço.
Muito Obrigada

Unknown 24 de março de 2009 às 08:29  

Dizer que me li e me emocionei seria quase uma redundância...
Obrigada por tudo Mauricio! Você e a galera da comunidade ajudaram a passar uns dos dias mais angustiantes da minha vida (assim como da maioria da galera que tá aguardando o resultado)!

Beijão a todos.

Anônimo,  24 de março de 2009 às 08:43  

Dr. Mauricio,
Obrigada do fundo do coração, estou super ansiosa, mas com receio, deve ser normal.
Adorei o seu blog, um abraço.

Unknown 24 de março de 2009 às 08:51  

Bom dia Maurício!

Estou contando as horas para conferir o resultado.

Sou leitora assídua do blog e gostaria de manifestar minha admiração.

Abraços, Aline

Anônimo,  24 de março de 2009 às 09:50  

Não vou nem sair de casa hoje, que Deus tenha misericórdia de mim, e que eu possa ter passado neste exame de ordem, não aguento mais passar por isso, estou no meu limite, fiz trabalho, apesar de ter alguns erros não graves na peça
e ter ter acho que pelo menos quatro acertos nas questões é possivel a aprovação, mas não dá pra ter muita alto confiança infelizmente, porque a cespe sempre nos surpreende nos seus espelhos, mas hoje acabará esta agonia e espero que seja para sempre com minha aprovação
aqui sairá às 16:00 horas, por causa do fusorário de cuiabá e brasilia, desde já desejo parabéns aos que conseguirem, e aos que não conseguirem aguardem o recurso e por último ms neles.

Anônimo,  24 de março de 2009 às 10:19  

genteeee

no três todo mundo repete comigo:

um... doi e trêsssssssssssssss

SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAIIIIIIIII

rs

Tudo vai dar certo!!!

Anônimo,  24 de março de 2009 às 10:23  

Professor,

Também gostaria de agradecer verdadeiramente o seu esforço e dedicação à nós, Bachareis,que vivemos dias de angustia e ansiedade, mas que tivemos a força e o apoio de pessoas como o senhor, que com um gesto muito bonito de solidariedade, ajudou a um montão de gente. Parabens pelo seu trabalho e por ter nos acompanhado durente esse periodo.

Anônimo,  24 de março de 2009 às 10:59  

quando eu contar até três todo mundo repeti comigo:

um... dois... e trêssss

SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI...


P.S. tudo vai dar certo!

Anônimo,  24 de março de 2009 às 11:23  

Muito bom o texto.. Alías, me lembrou o filme "300", quando o Leônidas fala com os soldados: "Preparem seu café-da-manhã e comam bem, porque hoje à noite jantaremos no inferno".. Heheehehehe
E esse horário que não chega nunca...

Unknown 24 de março de 2009 às 11:50  

Olá professor!
Nossa! Esse texto foi muito importante pra mim neste momento! Me fez refletir e agradeço por ter dispensado momentos de sua vida escrevendo para nós.
Desde que iniciei essa jornada e tomei conhecimento desse blog, tenho sido frequentadora assídua.
Espero ver meu nome na lista!
Abraços e que Deus o abençoe por tudo que tem feito e pelas palavras de motivação!

Anônimo,  24 de março de 2009 às 11:59  

Caro Dr Maurício
Realmente este Blog ajudou sobremaneira muitos bacharéis que sonham em ter a tão almejada carteirinha da OAB, e sinceramente acredito que a aprovação neste exame de ordem renderá mais festejos que a própria formatura da faculdade.
Geralmente o advogado comemora 3 vezes. A primeira é quando passa para a faculdade, a segunda quando se forma e a terceira quando passa no exame de ordem da OAB. Que DEUS nos ajude nesse momento e que todos consigamos a tão sonhada aprovação.

Anônimo,  24 de março de 2009 às 12:29  

Não quero ter que utilizar prazo para recurso não... Quero que essa agonia acabe logo e que hoje seja o primeiro dia de nossas "novas vidas"
ehehehehhe

Anônimo,  24 de março de 2009 às 12:56  

Bom Dia,
Professor Maurício, desde que fiquei sabendo da boa notícia não deixo de ler o seu Blogger todos os dias na esperança de abrir um dia e ler uma boa notícia relatando que o exame da OAB foi estinto.Esperado por todos nós meu amigo,acho também que vc como todos nós,também estavamos esperando está notícia tão esperada por todos nos Baixareis de Direito.
Desde que tomei conhecimento do Blogger do Sr. abro todos os dias.
Desde que tomei conhecimento do seu Blogger todos os dias acesso ele para ver as novidades.
É todos agora contando comigo, um....dois...trêssssssssssss.......
Segura na mão de Deus!!!
Obrigado Dr. Mauricio.

O fantástico mundo de Vanessa 24 de março de 2009 às 13:10  

Atucanada é pouco para referir como estou me sentindo neste momento...

De qualquer forma, assim como todos, agradeço por todas as palavras de conforto... Só de pensar em ter que fazer tudo de novo me dá pânico... Mas acredito em Deus que dessa vez tudo vai dar certo.

Sorte à todos.

Vanessa - POA/RS

Anônimo,  24 de março de 2009 às 14:09  

Obrigada Prof. Mauricio!

Anônimo,  24 de março de 2009 às 14:33  

Dr. maurício, caso eu consiga hoje fique certo que você teve uma importância muito grande nessa conquista. Só eu e Deus sabemos. obrigado.

Obrigado.

Unknown 24 de março de 2009 às 14:45  

Obrigado Marcelo pelos incentivos e colaborações, otimo seu texto, assim como seu blog. Estou numa tremenda agonia, mais sei que ela passará hj as 17 horas.
Um abraço e novamente meus agradecimentos.

Vitor Hugo
Rio do Sul/SC

Anônimo,  24 de março de 2009 às 15:16  

Olá doutores e doutoras ... rsrsrs

Anônimo,  24 de março de 2009 às 16:40  

Dr. Mauricio!!
Passeiiiii!!

Não tenho palavras para agradecer todo o apoio do Sr.

Muito obrigada mesmo!!!! Não sei o que seria de mim sem esse blog!!!

Passeiii!!! Uhuuu

Beijos para todos!!!!!!

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP