Adib Jatene defende exame da ordem para alunos de medicina

sábado, 6 de dezembro de 2008

O ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, que presidiu a comissão do Ministério da Educação responsável por supervisionar a qualidade dos cursos de medicina, defendeu hoje a criação de um provão para ser aplicado aos estudantes no final do curso.

A avaliação seria semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que é obrigatório para o exercício da profissão.

- A escola que prepara mal dá o diploma e os Conselhos Regionais de Medicina funcionam como cartório. Registram o diploma e dão a carteira profissional autorizando o exercício. Isso precisa ser corrigido - defendeu.

Ele argumentou que nos Estados Unidos, desde o início do século 20, os alunos são submetidos a um exame obrigatório para o exercício da profissão. - Aqui no Brasil esse problema já vem sendo discutido há muito tempo. Em 1988 isso foi proposto, mas houve uma grande reação por parte dos alunos e dos sindicatos. Passaram-se quase 20 anos e aos poucos vai se consolidando a idéia de que é preciso esse exame. Tanto que em São Paulo, por exemplo, já há vários anos se faz uma avaliação não-oficial que tem resultados insatisfatórios. Na última edição, 61% dos alunos não se saíram bem - explica Jatene.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que não cabe à pasta avaliar a necessidade dessa medida. - O MEC não regula exercício profissional, mas formação. Nosso assunto é zelar pela qualidade da educação até a expedição do diploma - afirmou.

Na opinião de Haddad, o ideal é criar formas mais rigorosas de atuação do ministério para garantir que o médico formado tenha condições de exercer a profissão. No caso da decisão por um exame, Haddad defende que seria preciso pensar em um modelo para a prova que pudesse de fato avaliar a qualidade da formação.


1 comentários:

Anônimo,  7 de dezembro de 2008 às 22:13  

Com os meus respeito ao Dr Adib, o Sr deveria é cuidar de vossos pacientes, ao invés de dar palpites, estou dizendo assim porque o senhor comparou com exame de ordem, este famigerado, o senhor sabe qtos ossos tem o corpo humano, pois é, a OAB, requer que saibamos a CF, o senhor sabe qtos dispositivos ela tem? Mais de 2.000, sabe quantos dispositivo provavel que pode ser solicitado na prova OAB? +/- 30.000 paginas x +/- 15 artigos = 450.000 dispositivos legais + sumulas, OJ, sumulas vinculante, jurisprudencias, convencao internacional, OIT, e isto altera, todos os dias, agora, nome de osso, vasos, nervos, tecidos moles, cranio, e por ai vai, o senhor conhece.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP