Dicas para o exame de ordem

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Chegou a hora "H"; domingo que vem teremos o exame de ordem. Portanto, hora de racionalizar o estudo.

1 - Pare de estudar todas as matérias. Estude agora as 5 matérias que vc tem mais facilidade. Naturalmente tais matérias deverão ser aquelas que o cespe exige, ao menos, umas 8 perguntas.

2 - Dê prioridade absoluta à ética!! São 10 questões que você precisa acertar de qualquer maneira. Para se obter a aprovação, é necessário marcar corretamente 50 questões. Se acertar as 10 questões de ética, já será 20% do caminho andado, o que não é nada desprezível.

3 - Faça pelo menos as últimas 5 provas do exame no sistema de simulado. Gaste umas 3 horas com cada uma, fazendo-as calmamente, como se realmente estivesse fazendo o exame. Se você acertar mais de 50 questões em todas, provavelmente acertará 50 questões na próxima prova. Têm dois sites que ajudam nos exercícios: O Jurisway: http://www.jurisway.org.br/concursos/provas_OAB.asp e o Acerte Todas:http://acertetodas.com.br/ .

4 - Começe a treinar seu emocional. Conheço dezenas e dezenas de pessoas que reprovam simplesmente por estarem nervosas demais durante a prova. A prova não morde!! O grande problema para os bacharéis é achar que, após 5 anos de faculdade, têm a obrigação total e absoluta de serem aprovados no exame. Isso é uma realidade só para 20% dos candidatos. O exame é difícil e nem todos conseguem. Isso é fato! Portanto, tratem a possibilidade de uma possível reprovação com naturalidade, não só para si mesmos como também para todos os envolvidos, principalmente os parentes. É crucial retirar o peso e a pressão das costas. Do contrário, a probabilidade de reprovação aumenta consideravelmente.

5 - Leiam as questões com calma, ao menos 2 vezes cada uma; absorvam o que o enunciado deseja e grifem as palavras "sim, não, certo e errado".

6 - Levem água, chocolate, barras de cereais e chiclete para a prova. Ajudam a controlar a ansiedade, além de serem fonte de glicose, fartamente usada pelo cérebro durante a prova.

7 - Terminou a prova antes? Espere!! Saia da prova com as questões na mão, nem que para isso você tenha que esperar sentadinho por duas horas. No último exame várias pessoas estavam desesperadas porque haviam saído da prova antes, deixando a folha de perguntas. Tenha um pouco de paciência! O Blog, mais ou menos 2 horas após o fim do exame, já publica seu gabarito extra-oficial. Sua ansiedade em saber se foi aprovado ou não terá uma vida emocionante e curta.

8 - Não estudou muito? Está desesperado? Então segue um artigo especialmente elaborado para você - Os 10 mandamentos da 1ª fase do Exame de Ordem: http://www.esud.com.br/index.php?sid=7 . Tem algumas práticas um tanto quanto heterodoxas, sendo que algumas eu não creia muito, mas pode ser útil na hora da verdade. Mas lembrem-se, só é válido para quem não estudou!!

9 - No sábado, véspera da prova, o melhor é ler a legislação seca, principalmente ética, constitucional e leis 8112 e 8666. Alguns sustentam a teoria de que no sábado, antes de qualquer prova, o melhor seria descansar, mas eu acho que o melhor é estudar mesmo, mas de forma dosada. Se lhe for interessante, vários cursos preparatórios oferecem um super-intensivo no sábado, sendo que alguns vão das 9:00 às 22:00. Eu acho que é uma overdose de informação muito em cima da hora. O ideal é estudar, mas de forma dosada, para evitar saturação e um desgaste desnecessário. Mas, se seu desepero for muito grande mesmo, pode ser uma boa pedida.

10 - Por fim, participem da nossa comunidade no Orkut. Todo o debate sobre o exame de ordem acontecerá por lá, principalmente a discussão sobre o gabarito: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=47200877

1 comentários:

Thomas de Carvalho Silva 9 de setembro de 2008 às 10:08  

Obtive a aprovação no Exame da Ordem logo na minha primeira tentativa, em 2008.1. Algumas dicas:

1) Escolha 5 matérias (fora Ética), nas quais terá que fazer ao menos 35-40 questões;
2) Boa parte da prova está na CF/88 - a prova de Const., de Admin., de Tributário... - por isso, é imprescindível o bom conhecimento da Carta Magna. Leia todos os dias 50 arts. da CF/88; assim, ao final de 5 dias, terá lido todos os 250 arts.
3) A prova de Trabalho se resume à OJs, e Súmulas. Daí a importância de conhecê-las.
4) As questões de Ética mudam pouca coisa de uma prova para a outra; resolva as últimas 3 provas e verá.

É isso. Boa sorte a todos.

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP