Gabarito extra-oficial - Constitucional - questões 14 a 22 - GAMA

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Questão 14 – Letra A

Há várias passagens na constituição que tratam da proteção ao meio-ambiente fora do título II

Questão 15 – Letra B

CF
Art. 5º
(...)
LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

Questão 16 – Letra B

LEI No 9.882/99.

Art. 2o Podem propor argüição de descumprimento de preceito fundamental:

I - os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade;

Questão 17 – Letra

Resposta será dada posteriormente.

Questão 18 – Letra C


Questão 19 – Letra A

Item I correto:

CF
Art. 5º
(...)
XXVIII - são assegurados, nos termos da lei:
a) a proteção às participações individuais em obras coletivas e à reprodução da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas;

Item III correto

Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.
(...)
§ 4º - É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:
(...)
III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.

Questão 20 – Letra

Preciso pesquisar mais – Aguardem.

Questão 21 – Letra C

CF

Art. 77. A eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do término do mandato presidencial vigente. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 16, de 1997)
(...)
§ 4º - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

Questão 22 – Letra C ou D (Estou com duvida no item II – Possível pegadinha)

Item I – Direito de Greve - Certo

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

Item II – Sindicato (Dúvida)

Art. 8º
I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, “”””ressalvado o registro no órgão competente””””, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;

Essa questão pode ser considerada correta ou pode ser considerada errada. É uma questão de interpretação da completude do enunciado.

Item III – Unicidade Sindical - Certo

II - é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;


Item IV – Menores de 18

Art. 7º
XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

3 comentários:

Unknown 19 de maio de 2008 às 02:33  

Olá, Alexandre!
Desde já, muito obrigado por dividir um pouco da angústia dessa prova conosco! =)
Gostaria só que atentasse para a questão 16. A questão pede a incorreta, e, nesse caso, seria a letra "B" (Não a "D", conforme gabarito extraoficial) pois em tal assertiva diz que "qualquer cidadão pode propor arguição de descumprimento...", o que está incorreto.
Abraços! No aguardo por mais resoluções!

Marcel Joffily

Maurício Gieseler de Assis 19 de maio de 2008 às 03:16  

Obrigado pela participação Marcel. Eu já corrigi o erro!
Abraços!!

Unknown 19 de maio de 2008 às 13:48  

Grande Maurício! Desculpa ter trocado os nomes! Confundi com Alexandre de Moraes! Hehehe!
Era o cansaço!

Novamente, obrigado aí pelas respostas!

valeu!

Marcel Joffily

Postar um comentário

  © Blogger template The Professional Template II by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP